Verdade ou Groselha: Polícia holandesa usa águia para capturar drones


Atualizado em
0
Águia captura drone na Holanda

E lá vamos nós outra vez: dessa vez foi o G1 que fez uma matéria falando sobre o uso de águias na Holanda como solução contra os drones. Dessa vez já vou falar de cara: é groselha! Mas… por quê?

O veredito de groselha

Bom, o veredito de groselha se dá por um mero detalhe: a polícia está estudando meios de capturar drones que estejam causando problemas. Como, por exemplo, alguém que os esteja usando próximo ao aeroporto. Então não se trata de drone “sem autorização”, simplesmente. Além disso, o uso da águia foi apenas uma das alternativas apresentadas. Inclusive eles explicam que cada caso pede uma solução diferente. Até porque, convenhamos, então cada cidade vai ter seu esquadrão de águias por aí?

O resultado do estudo e uma decisão final sobre o que eles vão fazer só serão apresentados daqui a alguns meses. Mas sabe o que é mais irônico?

Isso tudo é dito no próprio vídeo que foi compartilhado na matéria! Aliás, não entendi porque um portal como o G1, em vez de pedir autorização, simplesmente compartilhou um vídeo sem qualquer legenda em português e em um idioma que pouquíssimos no Brasil compreendem. A começar pelo próprio jornalista que escreveu a matéria, ao que tudo indica.

Pelo jeito, fizeram a matéria indo na onda do ótimo gif que acabou viralizando e jogaram qualquer coisa no ar.

Polícia holandesa usa águia para capturar drones
Águia, tira essa matéria fajuta daqui! (Foto: Politie/YouTube)

Enfim, só resta dizer pra quem tem o costume de escrever/compartilhar sem verificar direito antes que… bee, não faz a águia (ai, que delícia desenterrar essa depois de tanto tempo)!!!

Fonte (em holandês): aqui. E olha só tamanho da matéria, que diferença!!

E pra águia, é seguro?

Eu vi nos comentários da matéria algumas pessoas revoltadas com o uso da águia, pois ela poderia se machucar. Então cabe aí também uma explicação que foi dada no vídeo e que a matéria não abordou. Segundo o responsável pelo treinamento das águias, elas possuem uma espécie de proteção nas garras. Isso as impediriam de se machucar tão facilmente.

Mesmo assim, na matéria do NOS (ver fonte acima), eles falam em buscar outros meios de proteger o animal. Então muita calma nessa hora. Até porque nem seria negócio treinar um animal sabendo que ele vai se machucar gravemente e ser aposentado logo em seguida. Se não quiserem acreditar em boa índole, pelo menos acreditem que holandês detesta jogar dinheiro fora!

ECONOMIZE COM O HOLANDESANDO: Booking.com

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Insira seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.