Cidade na Holanda paga para você viver lá: verdade ou groselha?

  • Foto de terrraços no canal em Utrecht, na Holanda

Quer morar na Holanda e ainda ser pago por isso? A notícia desse site é tão maravilhosa que dessa vez eu vou até colar o texto aqui pra você ler:

“Sempre pensou em viver “na gringa”, mas não tinha dinheiro para investir nisso? Não tem problema: algumas cidades do mundo já oferecem pagamentos para quem quiser viver nelas. Descubra quais são. […]

3. Utrecht, Holanda

Apesar de não ter problemas de povoamento, a cidade de Utrecht também resolveu oferecer um salário para quem pretende viver por lá. A ideia faz parte de um experimento que busca analisar a produtividade de pessoas que recebem incentivos econômicos do estado sem precisar trabalhar. Quem tiver interesse em servir de cobaia para o estudo irá faturar o equivalente a US$ 1.000 (R$ 3,6 mil) por mês.”

A gente lê essa notícia e a primeira coisa que vem à cabeça é:

Melhor ir de Uber, Leona! #partiugringa

Melhor ir de Uber, Leona! #partiugringa

Compre ingressos para a Domtoren: visão panorâmica de Utrecht
Compre ingressos para passeio de barco pelos Canais de Utrecht

Será que dá mesmo pra morar em Utrecht na faixa?

Parece tentador, mas não é bem assim que funciona. O projeto da prefeitura em conjunto com a Universidade de Utrecht é de fazer um teste com cerca de 250 moradores que já recebem benefícios. O objetivo é descobrir qual é o método mais eficiente de distribução.

Essas 250 pessoas ainda vão ser divididas em 3 grupos. Desses, apenas um grupo receberá um valor em substituição aos benefícios que já recebem (como, por exemplo, seguro-desemprego e auxílio moradia). A ajuda para esse grupo será menos burocrática e sem precisar provar que está sendo utilizada para o propósito inicial.

Cabe ressaltar que esse projeto sequer foi aprovado ainda. O fato foi noticiado em julho de 2015 e até agora não foi implementado. 

Então se o seu plano é fazer as malas, gritar #partiugringa e viver de ajuda do governo da Holanda… desista, porque é pura GROSELHA! E cá entre nós, eu também não botaria muita fé nas outras opções dadas na matéria. Mas como escapa da minha “jurisdição holandesística”, eu deixo a investigação por conta de vocês!

Fique por dentro do que rola na Holanda: siga o Holandesando no Facebook!

 


Fontes (em holandês e inglês): aqui e aqui

Booking.com

20 Comments

  • comment-avatar
    Caleb Barros 18/09/2017 (13:38)

    Olá Robbie tudo bem? Espero que sim, estou aqui em Haarlen nesse momento, é estou gostando muito daqui é a primeira vez que venho pra holanda, gostaria de saber se existe oportunidade de emprego para Design Gráfico, tenho 30 anos e trabalho com publicidade e criação visual a uns 11 anos, gostaria de ter novas experiências, grato desde já.

    • comment-avatar
      Robbie Robbie 26/09/2017 (20:44)

      Oi, Caleb, tudo bem?
      Essa eu já respondi via Facebook, mas vou aproveitar pra quem estiver lendo e tem a mesma dúvida. Como profissional da área, posso dizer por experiência própria que a área de Comunicação aqui é bem complicada.
      Já posso até criar meu grupo de pagode e sair cantando: “Eu me apaixonei pela profissão errada, ninguém sabe o quanto que estou sofrendo”…
      Mas o negócio é continuar tentando, né?
      Abraços!

  • comment-avatar
    Robson di Lima 10/09/2017 (14:30)

    Olá Robbie,
    Moro no Brasil e atualmente estou no último ano de minha graduação em Sistemas de Informação, gostaria de saber se você tem algum contado, ou até se você mesmo tem alguma informação sobre o mercado de TI na Holanda?
    Grato!

    • comment-avatar
      Robbie Robbie 11/09/2017 (00:03)

      Oi, Robson, tudo bem?
      Olha, você deu sorte: TI é uma das poucas áreas que contrata gente de fora (sem cidadania europeia), por escassez no mercado. Recomendo você dar aquela turbinada no seu Linkedin e procurar vagas por lá, já que esse site muito usado por empresas na Holanda pra divulgar vagas.
      Abraços!

  • comment-avatar
    Robson 15/08/2017 (21:09)

    Olá Robbie, tudo bem? a cidade na qual a meteria se refere(Utrecht), apesar de não ter essa ajuda do governo(como você desvendou para nós), a área de gastronômica tem demanda de mão de obra(garçom e barman)? Sou recém formado também na área de gestão pública, como está a demanda por ai? Desde já agradeço.

    • comment-avatar
      Robbie Robbie 07/09/2017 (16:51)

      Oi, Robson, tudo bem?
      Primeiro, desculpa pela demora!
      Então, eu sou da área de Comunicação, então não conheço muita coisa a respeito de outras áreas. Utrecht tem bastante bares e restaurantes, mas não sei dizer ao certo como anda a demanda por lá.

      • comment-avatar
        Robson 07/09/2017 (17:08)

        Okay, obrigado!

  • comment-avatar
    Serra 14/08/2017 (23:28)

    hahahahaha vou até rir dessa noticia. Imagina que os Holandeses nao dao nem um centavo de graça pra ninguem, agora imagina pagar pra uma pessoa viver de graça, quem pensa que vai viver as custas dos Holandes está completamente enganados.

  • comment-avatar
    ADILTON MARIO RODRIGUES COSTA 06/08/2017 (14:16)

    Bom dia, estive na Holanda do dia 12 ao dia 29 , estava de férias e me encantei com o pais. Sou Policial Civil e devo me aposentar este ano, como faço para conseguir um emprego na Holanda? Gostaria de morar em Utreque ou Haarlem.

    • comment-avatar
      Robbie Robbie 07/09/2017 (16:43)

      Oi, Adilton, tudo bem?
      Desculpa pela demora! Para poder trabalhar na Holanda você precisa ser cidadão de algum país da União Europeia ou encontrar uma empresa que queria contratar um profissional altamente capacitado (pelas leis daqui, a empresa tem de provar que não encontrou profissional disponível no país e teve que buscar fora). Daí eles cuidam de toda a tramitação pra você. Espero ter ajudado. Abraços.

  • comment-avatar
    Karoline Laureth 03/08/2017 (19:36)

    Oii, me formo em Serviço Social no final de 2018, e estou juntado uma grana pra logo depois de me formar ir para Holanda. Ainda não sei se para morar lá, mas ficar lá um tempo, e se gostar morar lá… a minha dúvida é: será que meu diploma vai valer de alguma coisa na holanda? ou já basta ter um curso superior? … ou devo ir me preparando em fazer outro curso que tenha alguma validade lá? (e qual curso poderia fazer pra conseguir um emprego lá) Sou leiga nisso, o primeiro passo estou dando, que é juntar uma grana, o segundo ainda não sei o que fazer pode tentar me esclarecer essas dúvidas?

    • comment-avatar
      Robbie Robbie 07/09/2017 (16:47)

      Olá, Karoline!
      Desculpa pela demora! Eu não conheço muito da sua área. Quem pode te ajudar a esclarecer essas dúvidas é o Nuffic Neso Brasil, que é o orgão responsável por fazer equivalência de cursos e legalizar os diplomas na Holanda. Eles são super prestativos e com certeza vão poder te esclarecer melhor como funciona.
      Espero ter ajudado. Abraços!

  • comment-avatar
    christian 05/07/2017 (02:07)

    Olá,boa noite! td bom?Me chamo christian
    atualmente trabalho de tecnico e manutenção de ar condicionado,eletrica basica,pintura e hidraulica..tipo marido de aluguel!seria muito dificil eu e minha mulher arrumar trabalho na holanda em alguma cidade?

    • comment-avatar
      Robbie Robbie 06/07/2017 (23:57)

      Oi, Christian! Eu não conheço o mercado pra essa área em específico. Mas para poder trabalhar legalmente aqui, primeiro você tem que ter o visto, que é bem restrito. Se você tiver passaporte de algum país da União Europeia, daí é tranquilo.

  • comment-avatar
    Veronica 07/06/2017 (21:20)

    Oi tudo bem?
    Será que poderia me tirar uma dúvida? Um salario de 5000 euros bruto é considerado bom para um casal? Quero dizer, consigo pagar as contas do mês e ainda poder jantar fora ocasionalmente, viajar, ir em eventos culturais e ainda fazer uma poupança?
    Obrigada pela atenção

    • comment-avatar
      Robbie Robbie 14/06/2017 (20:01)

      Oi, Veronica. Sim, com esse salário é tranqüilo, sim. 🙂
      Abraços!

  • comment-avatar
    Bruno Viegas 01/06/2017 (02:40)

    Olá, estou pensando em pra um país desenvolvido e mais tranquilo que o Brasil. Formei em administração em 2009, no momento estou desempregado. Se possível, gostaria de me encaixar em algum benefício para imigrantes, tipo renda para imigrantes pra morar em tal cidade, trabalho e etc. Estava pensando em Holanda, Canadá, Irlanda, inglaterra e por aí vai.. bom, alguns deles como Canadá por exemplo, pede o teste de proficiência para tal benefício, mas ainda não tenho. Poderia me indicar algum País, uma cidade?
    gostaria muito de ir pra Holanda.. Obrigado.

    • comment-avatar
      Robbie Robbie 01/06/2017 (15:56)

      Olá, Bruno! Infelizmente a Holanda não oferece esse tipo de incentivo. E como meu blog só aborda a Holanda, eu não conheço como funciona isso em outros países. 🙁

  • comment-avatar
    maisa 09/05/2017 (14:25)

    É possivel um casal de Brasileiros morar na Holanda e serem pagos conforme a matéria acima e quais os empregos que um brasileiro pode trabalhar na Holanda?

    • comment-avatar
      Robbie Robbie 12/05/2017 (14:57)

      Oi, Maisa, tudo bem?
      Na verdade o texto afirma o contrário: que não existe tal programa na Holanda. Alguns sites andaram divulgando isso, mas não reflete a realidade, infelizmente.
      Abraços!