Cidade na Holanda paga para você viver lá: verdade ou groselha?

  • Foto de terrraços no canal em Utrecht, na Holanda

Quer morar na Holanda e ainda ser pago por isso? A notícia desse site é tão maravilhosa que dessa vez eu vou até colar o texto aqui pra você ler:

“Sempre pensou em viver “na gringa”, mas não tinha dinheiro para investir nisso? Não tem problema: algumas cidades do mundo já oferecem pagamentos para quem quiser viver nelas. Descubra quais são. […]

3. Utrecht, Holanda

Apesar de não ter problemas de povoamento, a cidade de Utrecht também resolveu oferecer um salário para quem pretende viver por lá. A ideia faz parte de um experimento que busca analisar a produtividade de pessoas que recebem incentivos econômicos do estado sem precisar trabalhar. Quem tiver interesse em servir de cobaia para o estudo irá faturar o equivalente a US$ 1.000 (R$ 3,6 mil) por mês.”

A gente lê essa notícia e a primeira coisa que vem à cabeça é:

Melhor ir de Uber, Leona! #partiugringa

Melhor ir de Uber, Leona! #partiugringa

Compre ingressos para a Domtoren: visão panorâmica de Utrecht
Compre ingressos para passeio de barco pelos Canais de Utrecht

Será que dá mesmo pra morar em Utrecht na faixa?

Parece tentador, mas não é bem assim que funciona. O projeto da prefeitura em conjunto com a Universidade de Utrecht é de fazer um teste com cerca de 250 moradores que já recebem benefícios. O objetivo é descobrir qual é o método mais eficiente de distribução.

Essas 250 pessoas ainda vão ser divididas em 3 grupos. Desses, apenas um grupo receberá um valor em substituição aos benefícios que já recebem (como, por exemplo, seguro-desemprego e auxílio moradia). A ajuda para esse grupo será menos burocrática e sem precisar provar que está sendo utilizada para o propósito inicial.

Cabe ressaltar que esse projeto sequer foi aprovado ainda. O fato foi noticiado em julho de 2015 e até agora não foi implementado. 

Então se o seu plano é fazer as malas, gritar #partiugringa e viver de ajuda do governo da Holanda… desista, porque é pura GROSELHA! E cá entre nós, eu também não botaria muita fé nas outras opções dadas na matéria. Mas como escapa da minha “jurisdição holandesística”, eu deixo a investigação por conta de vocês!

Fontes (em holandês e inglês): aqui e aqui

Booking.com

8 Comments

  • comment-avatar
    christian 05/07/2017 (02:07)

    Olá,boa noite! td bom?Me chamo christian
    atualmente trabalho de tecnico e manutenção de ar condicionado,eletrica basica,pintura e hidraulica..tipo marido de aluguel!seria muito dificil eu e minha mulher arrumar trabalho na holanda em alguma cidade?

    • comment-avatar
      Robbie Robbie 06/07/2017 (23:57)

      Oi, Christian! Eu não conheço o mercado pra essa área em específico. Mas para poder trabalhar legalmente aqui, primeiro você tem que ter o visto, que é bem restrito. Se você tiver passaporte de algum país da União Europeia, daí é tranquilo.

  • comment-avatar
    Veronica 07/06/2017 (21:20)

    Oi tudo bem?
    Será que poderia me tirar uma dúvida? Um salario de 5000 euros bruto é considerado bom para um casal? Quero dizer, consigo pagar as contas do mês e ainda poder jantar fora ocasionalmente, viajar, ir em eventos culturais e ainda fazer uma poupança?
    Obrigada pela atenção

    • comment-avatar
      Robbie Robbie 14/06/2017 (20:01)

      Oi, Veronica. Sim, com esse salário é tranqüilo, sim. 🙂
      Abraços!

  • comment-avatar
    Bruno Viegas 01/06/2017 (02:40)

    Olá, estou pensando em pra um país desenvolvido e mais tranquilo que o Brasil. Formei em administração em 2009, no momento estou desempregado. Se possível, gostaria de me encaixar em algum benefício para imigrantes, tipo renda para imigrantes pra morar em tal cidade, trabalho e etc. Estava pensando em Holanda, Canadá, Irlanda, inglaterra e por aí vai.. bom, alguns deles como Canadá por exemplo, pede o teste de proficiência para tal benefício, mas ainda não tenho. Poderia me indicar algum País, uma cidade?
    gostaria muito de ir pra Holanda.. Obrigado.

    • comment-avatar
      Robbie Robbie 01/06/2017 (15:56)

      Olá, Bruno! Infelizmente a Holanda não oferece esse tipo de incentivo. E como meu blog só aborda a Holanda, eu não conheço como funciona isso em outros países. 🙁

  • comment-avatar
    maisa 09/05/2017 (14:25)

    É possivel um casal de Brasileiros morar na Holanda e serem pagos conforme a matéria acima e quais os empregos que um brasileiro pode trabalhar na Holanda?

    • comment-avatar
      Robbie Robbie 12/05/2017 (14:57)

      Oi, Maisa, tudo bem?
      Na verdade o texto afirma o contrário: que não existe tal programa na Holanda. Alguns sites andaram divulgando isso, mas não reflete a realidade, infelizmente.
      Abraços!