Onde encontrar faixa de pedestre colorida na Holanda

Vira e mexe a gente vê umas fotos superlegais com faixas de pedestres coloridas por aí. Mas onde elas ficam?

Quem está na Holanda e quer garantir um click tem muita sorte: há várias espalhadas por todo o país. Conheça a história por trás de 6 delas.

1. Utrecht

Onde fica: Cruzamento da Lange Viestraat x Vredenburg, em frente ao Bijenkorf (mapa)

Faixa de pedestre colorida em Utrecht, na Holanda

Faixa em Utrecht com as cores do arco-íris (Foto: Ramon Mosterd/Gemeente Utrecht)

A lista começa com Utrecht por um motivo muito especial: ela foi a primeira cidade na Holanda a ter uma faixa de pedestre colorida.

Isso aconteceu em 2013, quando Utrecht foi a cidade escolhida para receber o Roze Zaterdag (Sábado Rosa). Esse evento é uma versão holandesa da Parada do Orgulho Gay, mas que também tem um viés mais político que o grande desfile de barcos em Amsterdã.

Tá, mas e o que a faixa tem a ver com isso?

É que para receber o público desse evento, a cidade teve uma ideia genial: em vez de dar boas-vindas estendendo um tapete vermelho, que tal um arco-íris, o símbolo da diversidade?

Faixa de Pedestre Colorida Holanda Utrecht

Compre ingressos para a Domtoren: visão panorâmica de Utrecht
Compre ingressos para passeio de barco pelos Canais de Utrecht

A faixa de pedestre colorida, que seria temporária, caiu no gosto geral e acabou se tornando permanente. O que é fácil de entender: afinal, quem não quer tirar uma foto?

Logo outras cidades quiseram demonstrar seu apoio à causa LGTBQ e ter seu próprio arco-íris também. Inclusive uma que é sinônimo de modernidade:

2. Roterdã

Onde fica: cruzamento da Schiedamsedijk x Blaak, em frente ao Museu Marítimo (mapa)

Faixa de Pedestre Colorida em Rotterdam na Holanda

Uma cidade conhecida pela sua capacidade de se reinventar não poderia ficar de fora dessa. Afinal, estamos falando da cidade das modernosas Casas Cubos e do Mercado Municipal em forma de ferradura. Vai ver que é por isso que a Roterdã resolveu dobrar a meta e botar logo duas faixas coloridas.

Explore Roterdã com estilo: compre ingressos aqui

É só atravessar a faixa da Schiedamsedijk que você chega à segunda, no Churchillplein.

E se Roterdã tem faixa com as cores do arco-íris, é claro que sua arqui-rival também tem que ter. Quer ver só?

3. Amsterdã

Onde fica: cruzamento da Van Baerlestraat x PC Hooftstraat (mapa)

Atravessando a rua na Faixa de Pedestre Colorida em Amsterdam na Holanda

Só em 2016 a capital do país ganhou uma faixa só sua. Amsterdã aproveitou que foi sede do EuroPride e pintou um arco-íris de energia no centro da cidade.

Ela é bem fácil de encontrar: fica na chiquetérrima PC Hooftstraat, a rua das grandes grifes. Pra chegar lá, é só andar duas míseras quadras a partir do Museu Van Gogh. É um combo perfeito para quem gosta de cor!

Compre ingressos para o Museu Van Gogh e evite fila
Combo: Museu Van Gogh + Passeio de barco pelos canais com desconto

Mas se você acha que que acabou aí, calma. Amsterdã ainda tem mais:

Bônus: Amsterdam Sloterdijk

Faixa de Pedestre Colorida na Estação Amsterdam Sloterdijk, na Holanda

(Foto: Eriksw)

Na verdade, não é uma faixa de pedestres, mas uma via de 100 metros de comprimento que fica bem na saída da Estação Amsterdam Sloterdijk. Eu acho ela uma das mais bonitas. Se bem que o páreo é duro com a próxima que eu vou mostrar.

4. Leiden

Onde fica: Nieuwe Beestenmarkt (mapa)

Faixa de Pedestre Colorida em Leiden, na Holanda

Dizem que no final do arco-íris você encontra um pote de ouro. Mas em Leiden você encontra um pub! Pra completar a paisagem ainda tem o moinho De Valk, que é aberto à visitação.

Quando eu comecei a colecionar fotos de faixas de arco-íris por aí, foi por pura diversão. Mas a verdade é que se eu quisesse uma fotinha só, nem precisava ter ido tão longe. Quer ver só como é a faixa aqui onde eu moro? Então vamos chegando!

5. Arnhem

Onde fica: Verlperplein, em frente ao Rembrandt Theater (mapa)

Faixa de Pedestres Colorida em Arnhem, na Holanda

A faixa de Arnhem tem duas características muito especiais. A primeira é que, até onde eu sei, essa é a única faixa na Holanda que tem junto um semáforo com um casal apaixonado:

Semaforo em Arnhem mostra um casal do mesmo sexo andando de mãos dadas

Muito fofo! <3

A segunda é que, por uma infeliz ironia do destino, foi justamente em Arnhem que recentemente um casal homoafetivo foi agredido simplesmente por andar na rua de mãos dadas. :(

“Poxa, Roberta, então você está dizendo que existe preconceito contra gays na Holanda?”

Claro que existe. Nenhum lugar do mundo está imune a preconceito e intolerância. Nem a Holanda. Mas aqui felizmente isso está longe de ser a voz da maioria, como ficou claro na resposta da população ao ataque:

https://youtu.be/E9Fot5PDLws

As pessoas aqui ficaram indignadas de verdade com o que aconteceu, porque faz parte da cultura holandesa o respeito à liberdade individual. Essa foi mais uma das lições que eu aprendi vivendo na Holanda. Por isso eu escolhi fechar a lista com uma faixa que tem muito a ver com quem está vindo morar aqui.

6. Zwolle

Onde fica: Hanzelaan, em frente à saída da Estação Zwolle (mapa)

Atravessando a rua na Faixa de Pedestre Colorida em Zwolle na Holanda

Descobri essa faixa totalmente por acaso, quando fui prestar o temido Exame de Integração Civil em Zwolle. Ela fica bem no caminho para o local da prova. Coincidência?

Eu acho que não. A meu ver, assim como a ideia original em Utrecht, a faixa serve de boas-vindas – dessa vez, a quem foi vítima de preconceito e até perseguido em seu próprio país. Mas pode também ser interpretada como um recado aos intolerantes: quem quiser se integrar de verdade à sociedade holandesa, vai precisar rever seus conceitos…

Atravessando a rua na Faixa de Pedestre Colorida em Rotterdam na Holanda

Fica a dica na hora de responder o teste sobre a sociedade holandesa: os intolerantes não passarão. Já o tram… é melhor correr, porque esse passa mesmo!

E as outras cidades?

Haia, Groningen, Maastricht, Gouda, Haarlem, Den Bosch, Tilburg… a lista de cidades com faixas coloridas é imensa e não teria como falar de todas aqui. Então eu optei por aquelas que eu já vi pessoalmente. Por enquanto. :)

Você conhece alguma que ficou de fora da lista? Onde fica? Conta aí nos comentários! E vale dar dica de outros países também!

 


Fonte (em holandês): GroenLinks

Booking.com

13 Comments

  • comment-avatar
    tays 14/07/2017 (00:12)

    Aí que lindeza! Faz um tempo q te sigo, e hj vim explorar o blog e AMEI que a minha via favorita tb em é sua favorita.. e sáb do que mais? É justamente na estação Sloterdijk, do ladinho de onde vou me hospedar.. quando? No fds da gay pride!!!
    Super obrigada pela dica!

    • comment-avatar
      Robbie Robbie 17/07/2017 (17:32)

      Oi, Tays! Não acredito que você vai ficar bem do ladinho daquele arco-íris gigante! Que demais!!! Se joga na festa e nas fotos, que vão ficar incríveis! 😀
      Obrigada pelo carinho e abraços!

  • comment-avatar
    Angie 25/06/2017 (23:45)

    Gente que coisa mais liiindaaa tem que colorir a cidade inteira assim!!! Hahhaheus vou buscar essas ruas quando for a Holanda

  • comment-avatar
    Dhebora 25/06/2017 (20:44)

    Que ideia lindaaaa!! Fiquei apaixonada por isso! Uma forma bem clara de se mostrar contra a intolerância. A via de 100 m é demais, mas o semáforo foi a melhor de todas!

  • comment-avatar
    Flávia Donohoe 23/06/2017 (14:06)

    quantas cores! A Holanda consegue ser ainda mais linda, me deu vontade de conhecer todas!

  • comment-avatar
    Adriana Magalhães Alves de Melo 23/06/2017 (00:46)

    Caramba, cada uma mais linda que a outra. Não sei escolher a mais legal. Adorei a ideia

  • comment-avatar
    Keul Fortes 23/06/2017 (00:04)

    Que interessante! Achei muito criativo. Infelizmente é uma luta constante contra a homofobia. Mas não podemos desistir! Parabéns pelo post.

  • comment-avatar
    Laís 22/06/2017 (21:14)

    Que ideia genial! Super criativa e deixa a cidade bonita ainda, apoiando os direitos LGBT. Show! Estive em Amsterdam mas não passei por ela, uma pena!

  • comment-avatar
    Ruthia 22/06/2017 (20:41)

    Achei o seu post super interessante, Roberta. Que os intolerantes sejam cada vez menos e que muitas passadeiras, pontes, prédios recebam as cores do arco-íris.
    Abraço

  • comment-avatar
    Francisco Piazenski 22/06/2017 (16:41)

    Muito legal seu post, Roberta, ainda acredito que mesmo que haja alguns poucos casos na Holanda de homofobia, o respeito a liberdade individual está a anos-luz a frente do restante do mundo. Adorei o post, muito criativo!

  • comment-avatar
    Michela Borges Nunes 22/06/2017 (14:28)

    Que bonito, bem vivo, bem colorido. Ah, fui a Amsterdam e não vi, snif. Gostei muito do post.

  • comment-avatar
    Analuiza (Espiando Pelo Mundo) 22/06/2017 (12:59)

    Achei o máximo: uma resposta criativa à (patética) intolerância contra homossexuais! Além de passar um recado positivo, ainda embeleza as cidades!

    Espero um dia não precisarmos mais ter esse tipo de discussão, pois todos respeitarão a todos.

    Gostei especialmente da faixa de segurança em AMS, da sinaleira (muito fofo mesmo) e seu interpretação sobre a faixa em Hanzelaan.

    Eu, com certeza, tiraria muitas e muitas fotos! 🙂