O que fazer na Holanda no Inverno: Festival de Escultura no Gelo

Quando o frio vai chegando na Holanda, um mundo de atividades e passeios de inverno aparecem pra gente curtir. Quer um exemplo bem bacana? Que tal visitar um festival de escultura no gelo?

Compre seu ingresso aqui

Festival de Escultura no Gelo na Holanda - Música Cigana

Música cigana ao som de “Cantare, ô ô… Gelare, ô ô ô ô…”

Festival de Escultura no Gelo: sucesso chega a Amsterdã

O IJsbeelden Festival, como o Festival de Escultura no Gelo é chamado aqui, já existe há 8 anos. Antigamente ele acontecia na cidade de Zwolle. A coisa deu tão certo que o festival se tornou o maior da Europa e esse ano se mudou para Amsterdã, pra dar conta de receber todo mundo. Tanto sucesso não acontece por acaso.

São mais de 100 esculturas no gelo, feitas por artistas do mundo inteiro. Algumas chegam a ter até 6 metros de altura. É simplesmente impressionante!

Festival-Escultura-no-Gelo-Holanda-Bowie-Prince

Impressionante e emocionante também, como essa homenagem ao Prince e ao David Bowie.

E olha que eu fiz a visita de imprensa antes da abertura oficial, quando as obras ainda estavam recebendo os toques finais.

Artistas dão os últimos retoques nas esculturas de gelo do Rei Leão, o Musical

Artistas dão os últimos retoques nas esculturas de gelo do Rei Leão, o Musical…

Festival-Escultura-no-Gelo-Holanda-Rei Leão o Musical

…olha só como ficou lindo!

Você pode ver como foi a visita e os artistas ainda trabalhando na transmissão ao vivo que eu fiz para a página do Holandesando no Facebook.

Tema do Festival: Música Inspira

Todo ano o Festival de Escultura no Gelo tem um tema diferente. O tema da edição 2016-17 é “Música Inspira”. Cada escultura representa um artista ou um estilo musical de várias partes do mundo. Mas e referência à música holandesa, será que tem?

Tem sim! Você vai encontrar escultura de gelo de dois artistas holandeses – e de estilos musicais completamente opostos, por sinal – que são famosos mundialmente: o maestro André Rieu e o DJ Armin van Buuren. O DJ, inclusive, eu já tive o prazer de entrevistar em pleno Museu Van Gogh!

Festival-Escultura-no-Gelo-Holanda-Armin-van-Buuren

Olha a gente juntos aí outra vez!

O passeio é muito divertido. Cada escultura tem uma ambientação especial, que é acompanhada por uma trilha sonora correspondente – afinal, é de música que estamos falando! Além disso, também dá para interagir com as esculturas:

Festival-Escultura-no-Gelo-Beatles

A famosa foto dos Beatles no Abbey Road. Quero só ver quem vai ter coragem de ficar descalço para imitar o Paul McCartney!

Festival-Escultura-no-Gelo-Escorregador

Até escorregador de gelo tem também. Virei criança e me diverti!

O Festival de Escultura no Gelo é uma ótima opção para todas as idades. No local há ainda praça de alimentação, onde você pode tomar uma bebida bem quente para se recuperar. Dá até pra sair da área de esculturas e voltar pra ver mais depois,é só pedir um carimbo na saída.

Festival-Escultura-no-Gelo-Holanda-Praça-Alimentação

Área bem gostosa pra fazer um lanchinho e tomar um chocolate quente, um chá ou até um vinho quente (o glühwein). Depois é só voltar pra ver mais!

Dicas Holandesando para o Festival de Escultura no Gelo

  • Leve agasalho extra e também luvas para usar durante o passeio, já que as esculturas ficam numa área de 1500m² a -10°C. Pois é, de repente o mergulho de ano-novo não parece tão ruim assim, né? Ou talvez seja eu quem curte mesmo o frio e ainda não percebi!
  • O festival fica coladinho com o Gugu estádio do Ajax, na estação Bijlmer ArenA. Por isso, ir de trem é uma opção bem prática. Considere comprar o combo ingresso+trem ida e volta, porque dependendo de onde você vem, pode sair bem mais em conta.
  • Se você não optar pelo combo, compre os ingressos online. É a melhor maneira de evitar horas na fila, principalmente aos finais de semana. E através do link acima o Holandesando ainda ganha uma comissão (e você não paga nada a mais por isso)! :)
  • Quer ganhar entradas pro Festival de Escultura no Gelo? Então continue lendo que eu já conto o que você precisa fazer!

Resultado do Concurso Cultural: concorra a um par de ingressos para o Festival de Escultura no Gelo

(Atualizado em 28/12/2017: a vencedora do Concurso Cultural foi a Laura Cláes Maranhão. Parabéns!

E se você não levou o prêmio, não desanime. Ainda tem como você ir de graça no Festival de Escultura no Gelo, olha só:

Comece o ano visitando o Festival de Escultura no Gelo. DE GRAÇA!

Que tal começar 2017 visitando o Festival? No dia 01 de janeiro, das 12h às 13h, você pode visitar de graça. Só tem uma condição.

A condição é entrar na área das esculturas vestindo trajes de banho! A brincadeira faz uma alusão ao tradicional Mergulho de Ano Novo em pleno inverno holandês. Mas calma, que tem um truque pra coisa ficar mais fácil!

Festival de Escultura no Gelo - Promoção de Ano Novo

“Lembra aquela vez que a gente foi a Amsterdã e entrou só de roupa de banho pra ver escultura de gelo?”. Convenhamos, é uma ótima história pra se contar! (Foto: Divulgação)

Você entra na área rapidinho e sai. Daí você pega o carimbo que eu falei lá em cima que te dá direito a voltar, dessa vez devidamente trajado. E antes ainda pode tomar uma sopa de ervilha ou um chocolate quente pra se reaquecer, também de graça. E aí, você tem coragem de encarar?

Serviço

IJsbeelden Festival
De 10/12/2016 a 05/02/2017 prorrogado até 05/03/2017
Diariamente, das 10h às 19h
Ingressos: Adulto: € 16,50; criança de 4 a 10 anos: € 10,00; criança até 3 anos: grátis.
Compre aqui
Endereço: Arena Boulevard, próximo à estação Bijlmer ArenA
Mapa
Site

Booking.com

7 Comments

  • comment-avatar
    Andreia Alves 27/12/2016 (18:22)

    Eu mereço ganhar esse ingresso pois é o meu primeiro inverno morando aqui e quero curtir a estação. Quero experimentar e conhecer a arte, a cultura e os costumes da Holanda no frio! O festival de esculturas no gelo é uma ótima oportunidade!

  • comment-avatar
    Ritz 27/12/2016 (18:01)

    Porque eu ainda não tive motivos o suficiente para convencer meu broto de que ele precisa urgentemente comprar um cachecol.

  • comment-avatar
    Isabele 19/12/2016 (13:47)

    Eu mereço ganhar um par de ingressos pois vou amar apreciar essa mistura de sentidos: ver as formas esculpidas na água congelada e as cores brincando de atravessar o material translúcido, deixar a música me envolver inteira, enquanto sinto um frio gostoso e seguro a ansiedade de me esquentar com um chocolate quente só após o passeio.

  • comment-avatar
    Edson Menegatti 14/12/2016 (21:57)

    Eu mereço ganhar, pois para continuar sendo um bom marido este ano quero fazer mais uma surpresa para minha esposa.

  • comment-avatar
    Tatiana 14/12/2016 (07:44)

    Eu mereco ganhar esse ingresso somente pra vivenciar a emocao de ver e se encantar com lindas esulturas no gelo e claro, marcar a Holandesando em todas as fotos postadas! Tem forma melhor pra dizer Parabens por seu primeiro ano?

  • comment-avatar
    Laura Cláes Maranhão 13/12/2016 (20:36)

    Eu mereço ganhar esse ingresso pois vai ser bom ter uma desculpa para dar quando estiver abraçada com meu marido aproveitando o frio, a música e a beleza que é o evento.

  • comment-avatar
    Dilma coelho 13/12/2016 (20:21)

    Eu mereço ir porque adoro artes e vim de um local muito quente, Amapá no norte do brasil, onde o calor é de mais ou menos uns 40° e visitar esta exposição seria incrível, assim como tudo é incrível em nederland.