Groningen: exposição David Bowie Is chega à Holanda

Se sábado foi dia de ver os sinos dobrando por David Bowie em Utrecht, domingo eu fui até o Museu Groninger conferir a exposição David Bowie Is. E a viagem ao mundo do Bowie literalmente começou no trem!

Station to Station: De Zwolle a Groningen no vagão do David Bowie

A companhia de trem NS (Nederlandse Spoorwegen) levou a sério a ideia de fazer os passageiros embarcarem nessa fantástica viagem: durante todo o mês de janeiro, nos finais de semana, o trem das 11h47 te leva de Zwolle a Groningen no Bowiecoupé, que é um vagão especialmente dedicado a ele.

Nele é oferecido um óculos de realidade virtual, onde você faz uma viagem totalmente em 3D  dentro do universo Bowie. Além dos óculos, também há fones de ouvido com trilha sonora (de quem? rs) para você embarcar nessa viagem. O canal RTV Drenthe fez uma matéria sobre essa experiência e você pode conferir melhor como é (não se esqueça de ativar as legendas em português):

https://www.youtube.com/watch?v=raWomxeN4Nw

 

O que eu achei mais legal da experiência, além da brincadeira em si, era que, por estar de verdade em um trem em movimento, ficava mais fácil sentir-se dentro do vídeo, que dura cerca de 2:30 minutos. Ficou curioso pra ver como é esse vídeo? Surpresa! A NS liberou o conteúdo para o Holandesando na versão 2D, que você pode ver com exclusividade no nosso canal no youtube (aproveita e se inscreva também)!  Confira:

https://youtu.be/zXcvhX00d68

 

Mas a viagem de verdade é bem mais longa (Groningen fica no norte do país, a cerca de 2h10 de trem de Amsterdã) e eu ainda tive bastante tempo pra me preparar até o destino final.

 

Where Are We Now? Groningen

Logo que você sai da estação, lá está o Groninger Museum, com sua arquitetura moderna contrastando com o clima bucólico do Verbindingskanaal, o canal onde ele foi construído. Só isso já explica fácil porque esse museu (que inclusive é mais focado em arte moderna e contemporânea) foi escolhido como palco para uma exposição sobre David Bowie.

DB Is Groningen 003

 

Ingressos comprados com antecedência em mãos, é hora de finalmente conferir a mostra. David Bowie Is reúne mais de 300 peças do artista, que vai de cartas, letras de músicas e partituras originais a vídeos e peças icônicas de vestuário. É uma viagem que começa mostrando as suas influências na literatura, na música, no cinema, enfim, em todas as formas de arte e como ele absorveu tudo isso e criou a sua própria arte a partir dessas referências.

Aliás, muito se engana quem pensa que David Bowie se resumia a ser apenas um cantor: lá você pode conferir seu trabalho como artista plástico, ator, mímico, performer. E também como ele cuidava de cada detalhe: há anotações precisas de como ele queria sua maquiagem de Ziggy Stardust, de cada movimento na performance atuando, seja no cinema ou em cima do palco. Gimme your hand e vem ver um pouquinho do que tem lá (clique na imagem para ampliar / navegar):

 

Sound + Vision

Outro detalhe interessante da exposição são os fones de ouvido, que você recebe logo na entrada. Uma mostra sobre David Bowie sem som não faria o menor sentido. Então, conforme você percorre o espaço da mostra, automaticamente o fone reproduz o som – que pode ser do vídeo-clipe na tela mais próxima, ou uma entrevista, ou uma ambientação. Por exemplo, ao subir para o segundo andar da mostra, o som continua enquanto você percorre as escadas. Achei interessante que escolheram não deixar aquele espaço em branco, ou melhor, mudo.

Se eu subir dançando enquanto curto a música, será que vou ser notada também?

Se eu subir dançando enquanto curto a música, será que vou ser notada também?

 

Minhas dicas:

  • Compre os ingressos online! Se os ingressos já estavam bem concorridos, agora então, a
    procura disparou. Previna-se. Afinal, você não quer viajar de trem por mais de duas horas e

Se não gostar de sold out, tem uitverkocht e ausverkauft também…

dar de cara com uma placa de “sold out”, né?

  • Os ingressos são vendidos com dia e horário certos. Tome cuidado, pois principalmente no inverno e com neve, as viagens de trem podem sofrer atrasos. Confira os horários dos trens no site do NS e saia cedo!
  • No espaço interno da exposição, é bem quentinho. Deixe casaco, cachecol e tudo o mais na chapelaria. Você não vai precisar.
  • Além da exposição, a cidade de Groningen vai ser palco de outros eventos dedicados ao artista. Confira nesse link a programação e datas.
  • É proibido tirar fotos da exposição. Então guarde a câmera também e aproveite pra curtir sem ninguém fazendo pose na sua frente. :)

 

Atualização (28/01/16): O Museu Groninger informou hoje que a mostra será estendida em mais 4 semanas. Agora vai até 10 de abril. Ingressos para as novas datas estarão disponíveis online a partir do dia 1° de Fevereiro.

 

Serviço:

Bowiecoupé (vagão do David Bowie)

Data: 23, 24, 30 e 31 de janeiro de 2016

Local e horário: Estação Zwolle, trem com destino a Groningen, às 11h47

Preço: grátis (incluso no valor da passagem do trem)

Site: http://www.ns.nl/en

 

David Bowie Is – Exposição

Data: até 13/03/2016 até 10/04/2016

Horário e preço: Para atender a alta procura, o museu tem modificado bastante seu horário de funcionamento. Para evitar informação desatualizada, confira diretamente no site do Groninger Museum.  

Endereço: Groninger Museum – Museumeiland 1, Groningen
Mapa

***

Disclaimer: post originalmente escrito em janeiro de 2016. Não se esqueça de sempre visitar o site oficial do evento e confirmar preços e horários, principalmente caso esteja lendo essa matéria numa data futura. O Holandesando não tem qualquer vínculo e nem se responsabiliza por eventuais mudanças realizadas pela organização do evento.

No Comments