Por que os holandeses penduram a mochila na frente de casa?

  • A tradição da mochila pendurada num mastro junto da bandeira da Holanda.

Chegou a época do ano em que é só andar pela rua para você dar de cara com uma mochila pendurada num mastro, junto da bandeira holandesa. Bem assim, na frente de casa. Você sabe o que isso significa?

É um holandês comemorando a conclusão do Ensino Médio! É que em meados de junho sai o resultado do Eindexamen, o exame final do Ensino Médio. Essa prova acontece em maio e é mais ou menos como o ENEM. Com a diferença que só quem é aprovado pode pegar o diploma. Tenso!

E a mochila, onde entra nessa história?

Depois de praticamente um mês esperando o resultado, o negócio é comemorar. E lá vai o holandês feliz da vida pendurar as chuteiras a sua mochila pra todo mundo ver que ele passou.

Garota pulando e comemorando porque passou nos exames finais do ensino médio na Holanda, junto da bandeira holandesa e da mochila pendurada

Viva!!! (Foto: Frans Schouwenburg)

Conversando com os holandeses, inclusive com a minha cunhada, que é professora, a conclusão que eu cheguei é que não existe uma explicação exata para essa holandesice. Nem eles sabem dizer quando ou como isso começou. É como querer explicar o nosso gesto de jogar o canudo e o capelo para o alto. Coisa que, aliás, os holandeses não fazem. E sabe por quê?

Porque na Holanda não existe a cerimônia de colação de grau! É isso mesmo: Nada de beca, capelo, discurso… pelo menos o baile de formatura eles têm! E não é só isso: este ano alguns vão ter ainda uma viagem muito especial de formatura. Olha aí mochila pendurada entrando em ação mais uma vez!

Promoção da companhia aérea KLM sorteia viagens de avião para estudantes na Holanda

Partiu Porto Seguro! (Imagem: Divulgação)

É que a KLM aproveitou a tradição da mochila e criou uma promoção em cima disso. Era só se inscrever no site da promoção e indicar onde a mochila estaria pendurada (ou seja, dar o seu endereço). Os sorteados ganharam passagens aéreas, que a própria KLM escondeu dentro da mochila! Pena que a promoção era só para formandos. Mas olha só o filme com os ganhadores da promoção, que legal:

https://youtu.be/01a63nPow3k

Agora que você aprendeu sobre essa tradição holandesa, que tal conferir mais uma?

+ 6 coisas que você precisa saber sobre o Sinterklaas, o Papai Noel holandês
+ Mergulho de Ano-Novo em pleno inverno holandês
+ Como é o Carnaval na Holanda?

Booking.com

12 Comments

  • comment-avatar
    Edson Amorina Jr 19/06/2017 (10:39)

    Muito muito curioso, gostei bastante de saber essa tradição. Essa é a diferença de apenas visitar com a experiência de vivenciar e explorar o destino.

  • comment-avatar
    Lulu Freitas | Let's Fly Away 18/06/2017 (20:53)

    Achei muito curioso o post. Adoro informações bem típicas dos locais. Parabéns!

  • comment-avatar
    angela sant anna 18/06/2017 (15:16)

    que ação divertida, aproveitaram muito bem o costume para lançar um mkt esperto e ainda deixar todo mundo feliz hauehaue adorei!! essa de lançar os negocios pro alto na formatura só da problema, quase amassei o meu capelo e tive q pagar hauewhau

  • comment-avatar
    Cleber Yamamoto 18/06/2017 (03:56)

    Cada cultura diferente nesse nosso mundão. Muito interessante seu post. Além do mais, comemorar a subida de um degrau na educação deveria ser celebrada sempre. Parabéns! Obrigado por compartilhar

    • comment-avatar
      Robbie Robbie 20/06/2017 (15:43)

      Sim, acho sensacional que eles dão valor à educação!

  • comment-avatar
    Flávio Borges 17/06/2017 (14:55)

    Caramba, nunca imaginaria que seria isso! Se eu visse as mochilas penduradas certamente pensaria que alguém não queria mais elas haha

    Muito bom conhecer esta cultura incrível!

    Um abraço!

  • comment-avatar
    Itamar Japa 17/06/2017 (13:37)

    Demais! Adorei! Mais uma curiosidade bem interessante que descubro por aqui! Aqui no Brail, já iam roubar as mochilas, certeza! hehehe ;(

    • comment-avatar
      Robbie Robbie 20/06/2017 (15:45)

      Roubar mochila velha é triste, né? Pior que podia acontecer mesmo! :'(

  • comment-avatar
    Katarina Holanda 17/06/2017 (01:29)

    Nossa, que interessante. Eu não fazia ideia dessa tradição. Muito curioso como muda de um lugar pro outro, mas sempre tem uma simbologia pra essa fase.

  • comment-avatar
    Analuiza (Espiando Pelo Mundo) 15/06/2017 (18:46)

    ADORO conhecer os detalhes da vida íntima das cidades!!!!!! Essas diferenças que fazem a graça de conhecer outras culturas! ehehehe

  • comment-avatar
    Eloah Cristina 15/06/2017 (18:08)

    Olha só! Não sabia… adorei aprender mais esta novidade.

  • comment-avatar
    Francisco Piazenski 15/06/2017 (16:03)

    Que tradição interessante, muito legal. Em Porto Alegre, quando os jovens passam no vestibular, fazem faixas para os “bixos” e penduram na janela de casa.