Chegou a época do ano em que é só andar pela rua para você dar de cara com uma mochila pendurada num mastro, junto da bandeira holandesa. Bem assim, na frente de casa. Você sabe o que isso significa?
É um holandês comemorando a conclusão do Ensino Médio! É que em meados de junho sai o resultado do Eindexamen, o exame final do Ensino Médio. Essa prova acontece em maio e é mais ou menos como o ENEM. Com a diferença que só quem é aprovado pode pegar o diploma. Tenso!
E a mochila, onde entra nessa história?
Depois de praticamente um mês esperando o resultado, o negócio é comemorar. E lá vai o holandês feliz da vida pendurar as chuteiras a sua mochila pra todo mundo ver que ele passou.

Conversando com os holandeses, inclusive com a minha cunhada, que é professora, a conclusão que eu cheguei é que não existe uma explicação exata para essa holandesice. Nem eles sabem dizer quando ou como isso começou. É como querer explicar o nosso gesto de jogar o canudo e o capelo para o alto. Coisa que, aliás, os holandeses não fazem. E sabe por quê?
Porque na Holanda não existe a cerimônia de colação de grau! É isso mesmo: Nada de beca, capelo, discurso… pelo menos o baile de formatura eles têm! E não é só isso: este ano alguns vão ter ainda uma viagem muito especial de formatura. Olha aí mochila pendurada entrando em ação mais uma vez!

É que a KLM aproveitou a tradição da mochila e criou uma promoção em cima disso. Era só se inscrever no site da promoção e indicar onde a mochila estaria pendurada (ou seja, dar o seu endereço). Os sorteados ganharam passagens aéreas, que a própria KLM escondeu dentro da mochila! Pena que a promoção era só para formandos. Mas olha só o filme com os ganhadores da promoção, que legal:
Agora que você aprendeu sobre essa tradição holandesa, que tal conferir mais uma?
+ 6 coisas que você precisa saber sobre o Sinterklaas, o Papai Noel holandês
+ Mergulho de Ano-Novo em pleno inverno holandês
+ Como é o Carnaval na Holanda?
Sério isso? Torcer para que o mês de julho não seja chuvoso…
hehehehehe
E eu achei essa tradição mais interessante do que jogar canudo e capelo (confesso que eu não havia entendido muito bem o que vc queria ter dito com isso… cursar humanas em faculdade pùblica no Brasil nem sempre te oferece esse tipo de experiência – hehehehe)
Muito muito curioso, gostei bastante de saber essa tradição. Essa é a diferença de apenas visitar com a experiência de vivenciar e explorar o destino.
Achei muito curioso o post. Adoro informações bem típicas dos locais. Parabéns!
que ação divertida, aproveitaram muito bem o costume para lançar um mkt esperto e ainda deixar todo mundo feliz hauehaue adorei!! essa de lançar os negocios pro alto na formatura só da problema, quase amassei o meu capelo e tive q pagar hauewhau
Cada cultura diferente nesse nosso mundão. Muito interessante seu post. Além do mais, comemorar a subida de um degrau na educação deveria ser celebrada sempre. Parabéns! Obrigado por compartilhar
Sim, acho sensacional que eles dão valor à educação!
Caramba, nunca imaginaria que seria isso! Se eu visse as mochilas penduradas certamente pensaria que alguém não queria mais elas haha
Muito bom conhecer esta cultura incrível!
Um abraço!
Demais! Adorei! Mais uma curiosidade bem interessante que descubro por aqui! Aqui no Brail, já iam roubar as mochilas, certeza! hehehe ;(
Roubar mochila velha é triste, né? Pior que podia acontecer mesmo! :'(
Nossa, que interessante. Eu não fazia ideia dessa tradição. Muito curioso como muda de um lugar pro outro, mas sempre tem uma simbologia pra essa fase.
ADORO conhecer os detalhes da vida íntima das cidades!!!!!! Essas diferenças que fazem a graça de conhecer outras culturas! ehehehe
Olha só! Não sabia… adorei aprender mais esta novidade.
Que tradição interessante, muito legal. Em Porto Alegre, quando os jovens passam no vestibular, fazem faixas para os “bixos” e penduram na janela de casa.