Holanda arrasa em final de Patinação de Velocidade no Gelo

0
Atualizado em
Patinação de velocidade no gelo categoria sprinter feminino
Sprinter feminino

Domingo foi dia de eu ir até a cidade de Heerenveen conferir a final da Copa do Mundo de patinação de velocidade no gelo. O fato de a Holanda ter sido escolhida para a etapa final não foi mero acaso.

Patinação no gelo é um esporte que os holandeses a-do-ram. Praticam até nos lagos congelados, no inverno. Quando se trata de competição de velocidade, então, aí eles arrasam!

pessoas praticam patinação no gelo ao ar livre no kinderdijk, no sul da holanda
Treinando numa pista natural dessas, fica bem mais fácil de arrasar nas competições! (Foto: ©Guus Schoonewille/NTBC)

Eu já havia visto esse esporte antes na tv. É que, aos domingos, o canal NPO1 vira uma espécie de “show do esporte” da Band, mas que vai muito além do futebol. Enfim, achei a competição tão interessante que resolvi ver pessoalmente como é. E já adianto: é MUITO mais legal ao vivo do que pela tv!

Mas uma coisa de cada vez: primeiro, os ingressos!

Como comprar ingressos para patinação de velocidade no gelo ao vivo

Os ingressos estão à venda no site Schaatsen.nl, clicando no botão “Tickets”. Lá você encontra também a data das próximas competições.

Ingressos na mão, é hora de separar um bom agasalho pra visitar o geladérrimo estádio Thialf. Se eu já tinha mostrado pra vocês o sucesso que uma pista de 400m faz em Amsterdã, imagina conhecer uma pista de competição oficial.

Pista de patinação de 400m do estádio Thialf, em Heereveen
É bem frio lá dentro pra manter a pista congelada, mas nada que um bom casaco não resolva!

Holandeses vira-casacas (ou melhor, vira-bandeiras)

A torcida era majoritariamente holandesa. A quantidade de gente vestindo laranja não deixava dúvida! E, enquanto a competição não começava, a galera se animava com uma banda que passava tocando. Quem acompanha a página do Holandesando no Facebook já viu. Mas se você perdeu, clique aqui para ver o vídeo e aproveita a viagem pra seguir a page. :)

Mas ainda sobre a torcida, perto de mim havia uma galera que, ao passar o Mika Poutala, da Finlândia, começou a acenar para ele com a bandeira daquele país. O que me deixou bem curiosa: será que havia uma colônia finlandesa por aqui?

Que nada! Eram todos holandeses “vira-casacas”! Eles tinham bandeira de tudo quanto é país. Sério! Era só passar um competidor que lá estavam eles com a respectiva bandeirinha. Nada de vaiar ou provocar o adversário. Achei superfofa a atitude!

Torcida em Thialf - Patinação de velocidade no gelo
Mas não se deixe enganar: se aqui foi assim, não recomendo nem um pouco você aparecer no meio da torcida do Ajax com uma bandeirinha, por menor que seja, do Feyenoord…

Preparar, apontar… fogo!

As competições de domingo começaram com a corrida de distância individual. Nessa modalidade, vence quem marcar o melhor tempo, correndo dois competidores de cada vez. É preciso prestar bastante atenção no telão, pra não perder quem está fazendo o melhor tempo na classificação geral. (Clique na imagem para ampliar)

Largada da corrida de distância individual
Corrida de distância individual

Depois foi a vez da categoria Sprint, onde os competidores correm todos juntos. Definitivamente, a parte mais bacana! A final feminina, então, foi completamente eletrizante: logo na primeira volta as holandesas sofreram uma rápida queda na pista.

“Depois dessa, sem chance”, eu pensei. Mas a torcida incentivou, as garotas não desistiram e no final a holandesa Irene Schouten levou a melhor, ganhando a etapa e o campeonato nessa categoria.

Patinação de velocidade no gelo categoria sprinter feminino
Sprinter feminino

No final do dia, a premiação e uma volta olímpica dos vencedores. Os holandeses se saíram superbem, pra variar. Destaque na corrida de distância individual masculina para Kjeld Nuis levando o 1º lugar nos 1000m e 2º nos 1500m. Sven Kramer e Jorrit Bergsma fizeram dobradinha nos 5000m masculino. Finalmente, no Sprint feminino, deu Irene Schouten em 1º lugar.

A equipe da Holanda ainda ficou em 2º no Team Pursuit feminino e em 1º no masculino. Agora só precisa ganhar no futebol, né? :P

Patinação de velocidade no gelo - volta olímpica
Da esquerda para a direita: Kjeld Nuis, Jorrit Bergsma, Arjan Stroetinga e Irene Schouten fazendo a volta olímpica

E você, encararia a friaca para ver de perto essa competição? Se já viu ao vivo, o que achou? Conta aí nos comentários! :)

ECONOMIZE COM O HOLANDESANDO: Booking.com

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Insira seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.