Natal em família

0

Natal na Holanda é BEM diferente do Brasil. A começar pela data: enquanto no Brasil a comemoração se inicia na noite do dia 24, aqui não passa de um dia – e noite – normal (ou quase, já que está todo mundo correndo para os últimos preparativos).

A família reune-se no dia 25 para jantar e ainda tem mais um feriado no dia 26, que aqui é chamado de Segundo Dia de Natal, para descansar.

O Natal aqui é muito mais uma confraternização em família do que uma festança com farta distribuição de presentes. Até porque a troca de presentes (Pakjesavond) concentra-se no dia 5 de dezembro, que é a véspera do Dia de São Nicolau, o “Papai Noel holandês”. E não é só isso que é diferente, não.

Aqui não rola essa de parente fazendo hora-extra e você desesperado botando a vassoura atrás da porta. A janta começou às 18h e por volta das 20h30 já estávamos todos de volta em casa. Ai, se no Brasil fosse sempre assim…

Então é Natal… e cadê a música?

Outra diferença na Holanda é a falta de música rolando. Quando resolvem ligar o som, é sempre muito baixinho, pra todo mundo poder conversar. O lado bom é que ninguém vai te puxar pelo braço e te forçar a dançar na boquinha da garrafa ou fazer qualquer outra dança marotíssima do momento.

Mas pra não fugir muito do tema Natal e também pra não falar que não rola música nenhuma, lá pelas tantas, brincando com o Teun, o sobrinho mais fofo do mundo, a família começa a cantar músicas infantis e, no embalo, natalinas também.

Até que sai – vejam só – Noite Feliz em holandês! No vídeo dá pra ativar a legenda pra letra em holandês com a respectiva tradução em português. Bem diferente da nossa versão, né? :)


*Ah, sim: cabe fazer a distinção entre o norte e o sul da Holanda. O norte, de maioria protestante e sisuda, tem essa rotina. O sul, de maioria católica e considerada mais alegre e festeira, comemora já no dia 24. E a versão de Noite Feliz cantada pelos católicos tem uma leve variação na letra também.

RESERVE SEU HOTEL COM O HOLANDESANDO Booking.com

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.