Parada das Flores Keukenhof 2018: Guia Completo com Rota do Desfile

Confira mapa com rota completa, horários e melhor maneira de ver o desfile

12
Parada das Flores do Keukenhof desfila com carro em formato de cavalos e carruagem pelas ruas da Holanda
(Foto: Divulgação)

A Parada das Flores do Keukenhof acontece todos os anos no mês de abril. Saiba mais sobre esse desfile, o seu percurso e a melhor maneira de assistir (que não é em frente ao Keukenhof)!

Muita gente visita a Holanda louca para ver a Parada das Flores que passa em frente ao Keukenhof. Mas sabia que esse desfile vai muito além do Parque das Tulipas?

Leia também: Keukenhof – Guia Completo para visitar o Parque das Tulipas

A Parada das Flores tem 42 quilômetros de rota. Ela atravessa 7 cidades que fazem parte do Bollenstreek, a região dos bulbos. Por isso, aqui na Holanda essa Parada das Flores é conhecida como Blomencorso Bollenstreek. 

Na Parada das Flores do Keukenhof, carro alegórico em forma de vaca passa pelas ruas da Holanda
Eu PIREI com essas vaquinhas na louça típica de fazenda holandesa! (Foto: Divulgação)

Como se não bastasse, há uma série de eventos que acontece além do desfile principal. Mas antes de falar de tudo isso, vamos ao mais importante: a data e como assistir!

Quando acontece a Parada das Flores

Em 2018 a Parada das Flores do Keukenhof Bollenstreek acontece no dia 21 de abril. É a 71a edição da Parada! Vão ser 19 carros alegóricos desfilando, além de veículos decorados com flores e apresentações de fanfarras.

Fanfarra toca música na Parada das Flores do Keukenhof, na Holanda
(Foto: Divulgação)

Rota da Parada das Flores

A Parada começa pela manhã da cidade de Noordwijk, no litoral, passa pelo Keukenhof à tarde e chega a Haarlem, já no final do dia.

Veja abaixo a rota completa da Parada das Flores em 2018. Clicando nos pontos do mapa, aparece o horário previsto do desfile naquele local:

O mais irônico é que, com uma rota tão grande, tanta gente acabe assistindo à Parada no mesmo local: em frente ao Keukenhof. Se bem que é fácil entender o porquê.

Na teoria, parece uma ótima ideia: unir a visita ao Parque das Tulipas e assistir à Parada das Flores no mesmo dia. Na prática, é a pior opção possível.

Porque eu não recomendo assistir à Parada das Flores e ir ao Keukenhof no mesmo dia

O motivo é simples: muita gente tem exatamente o mesmo plano, o que faz desse dia um dos mais lotados do Keukenhof. Prepare-se para disputar espaço com mais de 60 mil visitantes que vão ao parque no dia do desfile. E o problema maior, acredite, nem é esse.

A coisa complica mesmo quando (quase) todos os visitantes saem do Keukenhof ao mesmo tempo para ver a Parada. E depois muitos deles ainda voltam para o parque – de novo, todos juntos. Dá pra imaginar a bagunça que é isso?

Desfile de carro alegóricos decorados com flores e multidão assistindo ao Bloemencorso Bollenstreek, também conhecido como a Parada de Flores do Keukenhof
Essa galera quase toda ainda vai voltar pro Keukenhof depois do desfile. Socorro! (Foto: Divulgação)

Por isso eu só recomendo combinar a Parada das Flores e a visita do Keukenhof se a sua agenda estiver muito apertada e essa for a única opção possível para você. Aí o jeito é se jogar nas dicas a seguir para dar uma suavizada na situação.

Dicas para quem vai assistir à Parada das Flores e visitar o Keukenhof no mesmo dia (apesar do aviso)

Quem avisa amigo é... mas se você quer mesmo ver o desfile no sábado, siga essas dicas:

  • A melhor forma de evitar trânsito no dia é simplesmente se hospedando em um hotel da região. Faça a sua reserva com o máximo de antecedência. Veja algumas opções:



Booking.com

  • Se você não está hospedado nas proximidades, chegue ao Keukenhof antes das 10h da manhã. Depois desse horário, o trânsito na região fica intenso.
  • As vias em torno do Keukenhof ficam bloqueadas das 14h às 17h. Ou seja, não tem como entrar ou sair de carro do estacionamento do parque nesse horário. Os ônibus para o Keukenhof também não circulam neste horário. Reserve o dia inteiro para este programa.
  • A Parada das Flores passa em frente ao Keukenhof entre 15h45 e 16h. Para garantir um bom lugar, saia do parque pelo menos 1 hora antes.
Parada das Flores do Keukenhof, na Holanda, com carro de flores com os pássaros do jogo Angry Birds
Ia facilitar muito a vida se a gente pudesse usar estilingue e atirar os Angry Birds pra conseguir lugar no desfile, mas infelizmente não funciona assim... (Foto: Divulgação)
  • Leve com você um lanche, bebida e algo para sentar-se enquanto espera. Pode ser um banquinho de camping, que é bem leve de carregar e não ocupa espaço.

Depois desse cenário todo, a pergunta que fica é: tem certeza que você não prefere assistir à Parada das Flores com mais sossego? Se a sua resposta é sim (aêêêê!!!), vem cá que eu vou te dar alternativas muito melhores para ver o desfile.

Onde assistir à Parada das Flores Keukenhof: melhores locais

Vamos combinar assim: a princípio, qualquer lugar que não seja em frente ao Keukenhof é um ótimo local para ver o desfile. Mas isso é um pouco vago, né? Então vamos a algumas opções.

Na tribuna VIP

Como assistir à Parada de Flores do Keukenhof: sentado na tribuna VIP, assistindo ao carro alegórico com flores de casal típico holandês
O desfile passa na sua frente e você ali sentadinho, protegido de sol e chuva. Quer coisa melhor? (Foto: Divulgação)

Pra quem gosta de ter o máximo de conforto e sossego, uma ótima opção são as tribunas VIPs da Parada das Flores. Veja mais informações e como garantir o seu lugar aqui.

Indo de bicicleta para cidades menores

Essa é a escolha perfeita pra quem quer fugir do trânsito e gosta de pedalar: vá de bike! Foi o que eu fiz com a minha família anos atrás e valeu super a pena.

A gente saiu de Leiden e pedalou até a cidade de Sassenheim. O percurso leva cerca de 30 minutos. Isso se você não parar pelo caminho, que é repleto de campos de tulipas.

Passeando de bicicleta pelos campos de tulipas na Holanda para assistir à Parada das Flores do Keukenhof na cidade de Sassenheim
Correção: com essa paisagem, pode planejar bem mais que 30 minutos para chegar ao destino. :)

Já em Sassenheim, faltava meia hora para o desfile começar e nem de longe parecia com aquela muvuca que se vê em frente ao Keukenhof. Aliás, a diferença estava na cara. Literalmente.

É que a maioria das pessoas ali eram todas locais. Foi muito legal ver a galera saindo de casa com a cadeira e tomando uma cervejinha com o vizinho enquanto o desfile não passava. Deixa tudo mais autêntico, sabe?

Holandeses assistem ao carro alegórico da Parada das Flores Keukenhof Bollenstreek na cidade de Sassenheim, na Holanda
Os vizinhos assistem ao desfile na porta de casa e ainda tomam seus bons drinks!

Depois do desfile a gente ainda deu uma voltinha pela cidade, tomou um café e pedalou mais um pouco pelos campos de tulipas. Quer fazer o mesmo?

É só ir com a sua própria bike ou alugar uma na região. Mas chegue cedo para garantir a sua!

Se a ideia de pedalar não te agrada, há outra maneira de ver a Parada das Flores. Perfeita para quem prefere evitar a fadiga.

De uma estação de trem próximo ao local do desfile

Essa opção é uma das mais práticas para quem quer ver a Parada. É só pegar o trem até uma das estações abaixo e pronto, você já está bem pertinho do desfile. E, pra chegar até lá, você vai ver campos e mais campos de tulipas da janela do trem durante o caminho!

Carro da Parada das Flores do Keukenhof com tulipas e tamancos holandeses
Tá preparado pra uma overdose de tulipa? (Foto: Divulgação)

Veja a seguir as opções e planeje a rota de trem da sua cidade até a estação desejada no site da NS.

Estação Voorhout

A Parada das Flores passa coladinha da Estação Voorhout. É só chegar e correr pro abraço! O horário previsto do desfile no local é por volta das 11h30 da manhã. Pra quem prefere ver o desfile à tarde, é só ir à próxima estação.

Estação Hillegom

O desfile passa em Hillegom por volta das 17h. Mas, ao contrário de Voorhout, a Parada não passa tão pertinho assim da estação. Você ainda vai ter de caminhar cerca de 20 minutos. Parece ruim, mas é só chegar lá que você vai mudar de ideia:

Noord Zuid-Holland

É isso aí: mais um caminho recheado de campos de tulipas! Confira a rota que eu montei para ver os campos de tulipas de Hillegom e programe um tempo antes do desfile para curtir as flores e tirar fotos. ;)

Há mais uma estação que você pode ir. E nem contei ainda a melhor parte: a festa lá é grande!

A Festa em Haarlem, ponto final da Parada das Flores

Depois de quase 12 horas de desfile, a Parada das Flores finalmente chega a Haarlem. Isso acontece por volta das 20h40. Apesar do horário, dá pra ver os carros alegóricos tranquilamente, já que eles ganham uma iluminação especial.

IMG_7164

Assistir à Parada das Flores em Haarlem tem uma porção de vantagens:

  • É fácil de chegar e não tem congestionamento: são só 15 minutos de trem saindo de Amsterdã;
  • Acontece à noite, deixando sua agenda livre para fazer outros passeios durante o dia;
  • Haarlem entra em clima de festa durante a Parada: lojas ganham decoração especial, um mini-parque de diversões é instalado no centro da cidade e também rolam apresentações de artistas;
  • Ao término do desfile, lá pelas 21h40, os carros ficam estacionados no Gedempte Oude Gracht (ver no mapa) e você pode tirar fotos à vontade.
Carro decorado da Parada de Flores do Keukenhof em formato de casas típicas de Amsterdam
Em Haarlem fica tudo paradinho na sua frente!(Foto: Divulgação)
  • Os carros continuam expostos em Haarlem no domingo! Veja agora esse e outros eventos ligados à Parada das Flores.

Outros eventos da Parada das Flores

A Parada das Flores Bollenstreek não se resume apenas ao desfile principal no sábado. Há também outros eventos que acontecem antes e depois desse dia. E que valem tão a pena quanto.

Montagem dos carros alegóricos

Sabia que você pode ver a montagem dos carros alegóricos ao vivo, dias antes do desfile? Clique aqui e saiba mais.

Bastidores da Parada das Flores do Keukenhof, com voluntários montando carro de flores em forma de tamanco e tulipas
Ver a preparação dos carros é uma opção imperdível pra quem gosta do mundo dos bastidores!

Depois de prontos, os carros partem na sexta-feira rumo a Noordwijkerhout. E lá mesmo acontece a Parada Iluminada das Flores. Taí uma coisa bem bacana que muita gente desconhece!

Prévia do desfile: a Parada Iluminada das Flores

Parada das Flores (Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

Esse é mais um evento que acontece antes do desfile principal. Primeiro os carros alegóricos ficam expostos no centro de Noordwijkerhout, na Herenweg, a partir das 16h.

É nesta mesma rua que, a partir das 21h15, há uma mini-parada iluminada das flores pela cidade. O desfile vai até às 22h. Depois a festa continua nos barzinhos da região, porque ninguém é de ferro!

Confira a rota da Parada Iluminada das Flores, em Noordwijkerhout:

Então pra quem quer visitar o Keukenhof e ver o desfile no mesmo dia, mas sem enfrentar o caos de sábado, fica aqui a dica: assista ao desfile que acontece um dia antes em Noordwijkerhout, que fica pertinho do parque!

Vale até se hospedar por lá e conhecer a região litorânea, que é cheia de dunas.

Se depois de ver o desfile, você ficou com gostinho de "quero mais", aproveite a última (ou será penúltima?) chance, no domingo.

Pós-Desfile: Exposição dos Carros Alegóricos

Não deu pra ver a Parada das Flores no sábado? Ou gostou tanto que quer ver os carros mais uma vez?

Na Parada das Flores do Keukenhof, pessoas assistem carro alegórico em forma de urso panda que passa pelas ruas da Holanda
(Foto: Divulgação)

Então aproveita que domingo é dia de ver a exposição dos carros alegóricos! Metade fica em Haarlem e a outra em Noordwijk. Anota o endereço:

  • Em Haarlem: no Gedempte Oude Gracht, ponto final do desfile de sábado;
  • Em Noordwijk: no Boulevard, ponto inicial do desfile de sábado. (ver mapa)

Os carros alegóricos ficam expostos até às 17h. Você pode chegar pertinho e tirar foto. Além disso, rolam várias atividades nas duas cidades, como desfile de carros antigos.

Se depois de tudo isso você ainda quiser ver mais - ou, pior ainda, você não conseguiu ver a Parada das Flores em abril, ainda há uma última chance. Mas aí é a última chance mesmo, hein? :P

Perdeu o desfile em abril? Em setembro tem mais!

Pensou que a Parada das Flores se resumia aos eventos em abril? Nada disso!

Em setembro é a vez do desfile em Zundert, cidade onde o Van Gogh nasceu. É lá que acontece em setembro a maior Parada das Flores do mundo (e que também é a mais antiga da Holanda)! Saiba mais aqui.

Carro alegórico com tigre e seu filhote na Parada das Flores em Zundert, a maior Parada das Flores do Mundo, que acontece em Zundert, cidade onde Van Gogh nasceu, na Holanda
Quer ver uma Parada das Flores absurda? Então vá a Zundert em setembro, porque é imperdível! (Foto: van Hassel BV (Beeldarchief Stichting Bloemencorso Zundert) [GFDL or CC-BY-SA-3.0], via Wikimedia Commons)
Gostou desse texto? Então confira outras matérias da série Holanda das Flores:

Serviço

Blomencorso Bollenstreek – Parada das Flores Keukenhof
Desfile Principal: 21 de abril de 2018, das 9h00 às 21h15
Mapa com Rota
Grátis

Salve no Pinterest:


Fontes consultadas:
Assessorias de Imprensa do Keukenhof e do Bloemencorso Bollenstreek

RESERVE SEU HOTEL COM O HOLANDESANDO Booking.com

12 COMENTÁRIOS

  1. Estive na Holanda há uns anos mas como não foi na época das flores acabei por não ir a Keukenhof. E nem sequer sabia da existência deste desfile, essa malta gosta mesmo de flores hã? Espectacular!

  2. Boa tarde. Fiquei com uma dúvida: você comentou que no dia da Parada das Flores as vias em torno do Keukenhof ficam bloqueadas das 14h às 17h. O ônibus 858 permanece fazendo o trajeto do parque até o aeroporto nesse período ou há a suspensão do serviço?

    Parabéns pelo trabalho.

    • Oi, Matheus, tudo bem?
      Segundo o Keukenhof, a linha fica suspensa das 14h às 16h e depois volta a operar normalmente.
      Em breve eu incluo a informação no texto também! 😉

      Obrigada e abraços!

  3. aeee finalmente vou assistir essa parada na holaaandaaa segura que to chegando!!! vou tentar ir pro inicio ali embaixo do desfile pra n pegar muita gente e tb pq estarei mais perto de rotterdam

    • Aeeeee!!! Eu ainda não montei meu roteiro, mas tô a fim de me jogar nos barzinhos em Haarlem mais pro final da noite, haha! Vou ver direitinho aqui e te aviso! 😀

      Abraços!

  4. Que evento mais lindo!!!!!! Tenho vontade de visitar Keukenhof, mas não sabia desta parada! Infelizmente não tenho nada programado para Europa neste ano (sniff), mas é bom saber que antes de marcar, ficarei atenta às datas!
    😉

  5. Gente, não sabia que tinha uma parada de flores também! E que dica boa essa de ir para outra cidade ver com tranquilidade o desfile e evitar o muvucão em frente ao Keukenhof! Porque deve ser o caos.

  6. Gente quero demais ver Keukenhof, acabei de colocar nos meus planos, perfeitas as suas dicas de onde ver o destino sem muvuca, gostei demais de saber do pré e pós desfile, já salvei aqui o post.

  7. Sonho conhecer a Holanda na Primavera mas por alguma razão tem ficado sempre para uma próxima vez. Gostei muito das suas dicas! Parabéns pelo post!

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here