Dia do Rei: como alugar um barco para a festa em Amsterdã

Saiba como comemorar o maior feriado da Holanda nos canais de Amsterdã

12
No Dia do Rei, barcos passeiam com pessoas comemorando nos canais de Amsterdam
(Foto: Edwin van Eis/Divulgação)

Você quer comemorar o Dia do Rei num barco e fazendo festa pelos canais de Amsterdã? Hoje eu conto como foi a minha experiência (com direito a polícia e celebridade de Hollywood) e o que você precisa fazer para curtir o maior feriado da Holanda em grande estilo!

Quando o assunto é data comemorativa na Holanda, não tem pra ninguém: o Dia do Rei é a principal festa do ano. Ela acontece no dia 27 de abril e é praticamente o carnaval dos holandeses (até porque o carnaval daqui é bem diferentão do nosso)!

Há várias formas de se comemorar o dia do aniversário do Rei Willem-Alexander. Mas hoje eu vou mostrar o meu preferido: fazendo a sua própria festa, de barco, pelos canais de Amsterdã!

Dia do Rei na Holanda. Milhares de pessoas comemoram nos barcos dos canais de Amsterdam.
Ritmo... é ritmo de festa! (Foto: Cris Toala Olivares/Divulgação)

Como descolar um barco para o Dia do Rei

Tem duas maneiras básicas de se conseguir um barco para curtir o Dia do Rei nos canais de Amsterdã.

A primeira é ter ou conhecer alguém que tenha um barco. E, acredite, pra quem mora aqui e tem seus contatinhos, sempre surge o convite de um amigo ou de um amigo do amigo que vai fazer uma festa. Se não for o seu caso, tem uma solução que não falha.

Junte seus amigos e alugue um barco você mesmo! O aluguel inclui um skipper, que é a pessoa que guia o barco para o grupo, e ainda há diferentes opções de bebida. Dá só uma olhada:

Veja também: Passeio de barco em Amsterdã - alerta de promoção!

Resolvida a primeira parte, está na hora de definir o que vestir no dia. É aí que a festa começa a tomar forma.

O que vestir na festa no barco: vá além do laranja

Esse é o dia em que o país inteiro se veste de laranja, para homenagear o aniversariante da Casa Oranje-Nassau. Mas dá ser mais criativo e criar um tema para o barco. Foi o que a gente fez.

Depois de uma votação acirrada, a gente resolveu agradar todo mundo e fazer uma festa com o tema Star Wars vs. Harry Potter em laranja! 

Confesso que até pensei em descolar um vestido laranja do Star Trek só pra tirar uma, mas não sei se eu ainda estaria viva para contar a história. Então minha fantasia foi essa aqui, ó:

fantasiada de Piloto X-Wing do Star Wars para a festa do Rei na Holanda
Encontrei até um gêmeo no barco. Que a força laranja esteja com você!

Cada um improvisa como pode nesse dia. Principalmente se o tempo está frio ou chuvoso. Mas até assim a galera encontra uma saída criativa.

pessoas no barco com capa de chuva laranja comemoram o dia do rei nos canais de amsterdam, na Holanda
Acho que o tema desse barco era Pica-Pau Desce as Cataratas de laranja...

Barco, bebida, roupa... só falta mesmo a música pra festa ficar completa, né? É aí que a coisa complica!

Som na caixa, DJ (literalmente)!

Pra garantir música no barco, vale tudo: convidar um DJ, ligar o radinho, batucar e sair cantando laiá laiá... mas por incrível que pareça, essa é a parte mais enrolada do dia.

É que existe uma lei em Amsterdã proibindo a galera de sair pelos barcos com o som alto, pra não virar aquela farofada. A multa pra quem é pego é bem salgada. Mas você acha mesmo que ninguém vai ouvir música?

Dia do Rei em Amsterdam no barco ao som de um DJ
DJ, toca um mambo bem caliente!

É isso aí: dá-lhe jeitinho holandês! Enquanto o nosso amigo DJ mandava aquele ao vivo, a gente ficava de olho pra ver se a polícia aparecia. Ao menor sinal de perigo, a gente baixava o som e cobria o equipamento rapidinho. Nos outros barcos, a história se repetia

barco da polícia nos canais de amsterdam durante o dia do rei na holanda
Ih, Polícia! Sujou! (A polícia ainda aparece de novo nessa história, aguenta aí)

Pra quem está alugando um barco, vai depender muito de o skipper permitir música alta ou não. Tem uns que liberam geral, outros são mais estritos. Mas não custa tentar, né? E se não der certo... vai curtindo com a música dos barcos ao redor mesmo!

Veja também: o dia que eu entrevistei o DJ Armin van Buuren no Museu Van Gogh

Agora que você já aprendeu a brincar de esconde-esconde com a polícia, é hora de cair na festa!

Porque é tão legal curtir o Dia do Rei no barco

O mais legal de comemorar o Dia do Rei no barco é que você consegue estar em uma festa particular e em uma festa pública ao mesmo tempo. Você curte o barco e ainda acompanha tudo o que acontece na rua. Isso sem falar na interação que rola.

Por exemplo, com a galera na rua...

Dia do Rei em Amsterdam. Pessoas assistem em cima da ponte barco passando com pessoas comemorando a festa na Holanda
Sempre tem gente na ponte dando um oi e tirando foto de quem passa de barco

...com aqueles que moram em frente ao canal...

Casa típica de Amsterdã decorada para o Dia do Rei
No dia do Rei, nem as casas escapam da decoração laranja!

... e até com quem mora no próprio canal!

casa barco em Amsterdam decorada para o Dia do Rei na Holanda
Eles tiram foto da gente, a gente tira foto deles e tá tudo certo!

Isso sem contar com a interação com os outros barcos. E foi nesse contato todo que no final até com o barco da polícia a gente interagiu também...

Polícia surpresa

Parece até uma coisa: estava tudo calmo. Calmo até demais. De repente, o canal travou geral e foi um congestionamento master de barcos. Seguido do aviso: abre espaço pro barco da polícia!

Canal de Amsterdã completamente lotado durante o Dia do Rei
Ficou tão lotado que nem parecia que estávamos em cima de um canal!

Nem preciso falar que a essa altura já estava todo mundo com o som desligadíssimo, né? Mas o problema não foi esse, não.

A polícia apareceu para resgatar uma estudante no barco ao lado do nosso. Ela bebeu tanto que passou mal de verdade. Taí uma dica do que não fazer nesse dia! Bom, pelo menos dessa vez não fui eu que parei na delegacia. Menos mal. A surpresa que eu tive acabou sendo outra.

É que nessa bagunça, um cara de um outro barco pulou pra dentro do nosso pra conversar com a polícia e tentar ajudar. Bem na minha frente. Foi quando as meninas atrás de mim me cutucaram e falaram: "você sabe quem é ele?". Quando elas me contaram quem era, eu quase caí pra trás.

Ator de Hollywood no Dia do Rei?

"O quê??? O Sawyer, do seriado Lost? Não pode ser!". Sim, as meninas estavam jurando de pés juntos que quem tava ali na minha frente era ele, o Josh Holloway.

Josh Holloway, que interpretava o personagem Sawyer na série Lost
Não pode ser!!! (Foto: Kristin Dos Santos from Los Angeles, California, United States [CC BY-SA 2.0], via Wikimedia Commons)
No que eu fui conferir de novo (e talvez pular em cima do cara), foi tarde demais. Ele já estava de volta ao barco dele, láááá do outro lado. Parei pra pensar e bom, não era tão impossível assim um ator famoso viajar pra Amsterdã e curtir o Dia do Rei num barco.

Foi quando eu quase surtei: será que eu tinha deixado escapar o homem da minha vida?

Eu fiz a única coisa que me restava naquela situação: pedir divórcio, me jogar no canal e pular em cima dele tirar foto pra descobrir se era ele mesmo. E não é que eu consegui?

josh holloway fake no dia do rei em amsterdam
HAHAHAHAHAHAHA!!!

Pior que as gurias realmente acharam que era ele, hahahaha!!! Acho que não foi só a estudante que exagerou na bebida, não! No final, o importante é que o meu casamento está a salvo. A não ser que da próxima vez apareça o Jon Hamm por lá. Aí ferrou!

Aliás, é incrível como os canais de Amsterdã estão empenhados em destruir o meu matrimônio, já reparou?

Passado esse mico de quase sair atrás de um Sawyer truqueiro, o que restou foi um dia divertidíssimo que com certeza eu vou repetir muitas e muitas vezes. E ainda ficou o registro em tudo quanto é jornal da Holanda do nosso barco!

Será que você consegue me achar na foto?

barcos no dia do rei em Amsterdam
Juro que essa aí que está marcada na foto sou eu. Vamos ver se da próxima vez eu apareço de frente, né? (Foto: Reprodução/NOS)

E você, já sabe o que vai fazer no Dia do Rei na Holanda? Conta aí nos comentários!

Salve no Pinterest:

RESERVE SEU HOTEL COM O HOLANDESANDO Booking.com

12 COMENTÁRIOS

  1. Quando vi que teria festa em Amsterdã fiquei super feliz e achei que ia bater com as datas que estaremos lá (agosto). Mas, vai ter que ser na próxima visita, com certeza! Amei saber da comemoração, adoramos os holandeses e a Holanda <3

  2. Adorei seu relato, principalmente o encontro com o Josh Holloway! hahahahaha Já estive em Amsterdã duas vezes e na última perdi o dia do Rei por 2 dias, morro de vontade de passar a festa na cidade!

    • Ai, espero que você não tenha caído naquela cilada que muita gente cai de vir no dia errado porque os guias desatualizados dão a data do aniversário da Rainha antes dele… tanto que eu nem menciono essa data pra não correr o risco de alguém se confundir, rs. Mas se programa aí que uma hora rola e ó… se prepara pra MUITA festa! 😉

      Abraços!

  3. Que massa essa festa! Eu também ia arrumar uma fantasia laranja descoladona e curtir muito num barquinho! Acho que a galera fica o ano todo esperando por esse evento, né? Deve ser AQUELA vibe 😀

  4. Eu sempre me divirto com teus posts! Sao òtimos!
    Eu imagino que a festa nos canais seja tao divertida quanto nas ruas! Achei super curioso todo mundo vestido de laranja! Quanto ao louco que pulou atràs de você, eu ficaria ainda assim com cara de pastel! Nao assisti lost e nunca ouvi falar do tal ator
    hahahahah

    • Sorte sua! Queria os 6 anos da minha vida que eu perdi vendo Lost de volta, hahaahahaha
      Pra festa em Amsterdã, confesso que eu prefiro comemorar no barco do que na rua, porque é muuuito muvucado (e daí eu prefiro ir pra uma cidade menor mesmo, que não deve em nada em matéria de animação)!
      Abraços!

  5. Kkkkk, adorei o seu relato, foi muito divertido. A festa parece muito animada, é quase um carnaval com a história da música e das fantasias. Aliás, a sua ficou ótima. Não conhecia essa festa e já fiquei curiosa para ver de perto. Ótimo post!

  6. Ai Roberta, adoro o seu bom humor. Acho que não é muito saudável alguém se lançar nesses canais. Hmmm, água parada…. pelo Sawyer pelo menos, se fosse pelo Chris Hemsworth acho que pensaria duas vezes 🙂

  7. Que incrível essa festa! Adorei a confusão com o Sawer truqueiro hahahaha! Fiquei com muita vontade de entrar nesse seu post e me divertir com toda essa gente 🙂

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here