Como visitar os campos de tulipas: dicas e rotas

  • Rotas e dicas de como visitar os campos de tulipas rosas na Holanda

“Não vejo a hora de visitar Amsterdã pra ver os campos de tulipas!”. Essa era eu, 8 anos atrás, animadíssima ao chegar à Holanda pela primeira vez.

O maridón, como um bom holandês, não pensou duas vezes e mandou na lata: “Mas não tem campo de tulipa em Amsterdã. E estamos em junho, não tem mais nada pra ver. Só no ano que vem.”

EPA-OPA-EPA, COMO ASSIM???

Meme Nunca pensei que ia ser otário, fui otário

É, gente, é preciso prestar atenção a alguns “pequenos detalhes” para ver os campos de tulipas da Holanda!

Então vamos às dicas espertas, com direito a 3 opções de rotas para o Bollenstreek. Essa região tem os campos mais famosos da Holanda, já que fica próximo a Amsterdã e ainda tem o Keukenhof como atração. O que nos leva à primeira dica:

1. Campos de tulipas e Keukenhof não são tudo a mesma coisa

Tem gente que vai ao Keukenhof achando que vai encontrar campos de tulipas lá dentro. Mas na verdade eles são duas coisas bem diferentes.

Keukenhof: compre ingressos com data em aberto aqui

O Keukenhof é um gigantesco parque de flores, com um cuidadoso projeto paisagístico e toda uma infraestrutura para os visitantes. Inclusive eu escrevi um guia completo cobrindo as atrações do local que vale super a pena conferir!

Jardim de tulipas no Keukenhof, na Holanda, com lago e fonte ao fundo

Keukenhof, o maior parque de flores da Europa (Foto: Divulgação)

Já os campos de flores é o local onde os produtores cultivam os bulbos, que mais tarde serão extraídos e exportados para o mundo todo.Campo de tulipas laranjas

São dois conceitos com propósitos bem diferentes. Qual será vale mais a pena visitar?

Sinceramente, isso vai do gosto de cada um. Eu acho ambos os passeios incríveis e, como não preciso escolher, fico com os dois! ;)

Mas seja no Keukenhof ou nos campos, a visita só rola se você for na época certa. Senão você vai encontrar uma porção de nadas pela frente. Então vamos à dica número dois:

2. Quando visitar

Os campos de flores na Holanda são exclusivos da primavera. E não tem só tulipa, não! Lá você vai encontrar diferentes tipos de flores, cada uma com um período diferente para florescer:

  • O crócus, também conhecida como a flor do açafrão, abre a temporada, em março;
  • Depois vêm os narcisos, entre o final de março e início de abril;
  • Na sequência, os jacintos.
Campo de flores na Holanda. Não há só tulipas, mas jacintos também

Campo de jacintos. O perfume no local é simplesmente incrível!

Quando eles começam a florescer, pode comemorar, porque logo em seguida vêm elas…

  • …as tulipas! Elas atingem seu ponto alto na segunda quinzena de abril e ficam até o comecinho de maio.

Cabe ressaltar que isso é uma estimativa feita pelo Tulips in Holland com base no florescimento dos últimos dez anos. Então pode haver variação.

Em um ano mais quente, esse processo vai se acelerar. Já num ano mais frio do que de costume, as flores vão se desenvolver mais lentamente.

Dica Holandesando: tá na dúvida se tem tulipa pra ver ou não? O site Bloemenradar tem fotos atualizadas dos campos de tulipas do Bollenstreek e a localização. É só entrar no site e conferir. Fique também de olho nas atualizações do Holandesando no Facebook!

3. Como chegar

Trem passando pelos campos de tulipas na Holanda

A viagem de trem até o Bollenstreek é imperdível!

O Bollenstreek (“região dos bulbos”) é uma área de 30km de extensão que fica entre as cidades de Haarlem e Leiden. Chegar lá de trem é simples. Inclusive a rota é incrível, porque você já vê os campos todos da janela do trem. Confira a matéria sobre essa rota com todos os detalhes aqui.

“Mas e depois que chega, como faz? Aliás, chegar aonde, exatamente?”

Com tanto campo para visitar, fica difícil mesmo saber por onde começar. Tudo vai depender do seu ponto de partida e do quanto você quer explorar a área. Mas calma, que o Holandesando não vai te deixar na mão nessa hora!

Rotas para os campos de tulipas do Bollenstreek

Se você já estiver na região visitando o Keukenhof, eu sugiro alugar uma bike lá mesmo e sair pedalando. Ou quem sabe até partir para um passeio de barco. Saiba mais detalhes de passeios saindo do Keukenhof aqui.

Passeio de barco nos campos de tulipas na região do Keukenhof na Holanda

Um passeio de barco a partir do Keukenhof também é uma boa pedida! (Foto: Divulgação)

Você também pode deixar para visitar os campos num dia separado, para não se cansar muito. Seja qual for a sua opção, eu separei 3 roteiros básicos: a pé, de bicicleta e de carro. Lembrando que as rotas são só uma sugestão e que sempre dá para encurtar ou aumentar o percurso, de acordo com a sua preferência.

Rota a pé

Se você vai ao Bollenstreek de transporte público e não se dá muito bem com a bike, eu sugiro visitar os campos de tulipas da cidade de Hillegom.

Pra chegar lá, é só pegar o trem sprinter (aquele que faz várias paradas) da rota Leiden – Haarlem e descer na estação Hillegom. Ao sair, você já vai ver os campos de tulipas ali na sua cara. Não tem erro! Planeje sua viagem de trem no site da NS.

Trem chegando à estação Hillegom, na Holanda, cercado de campos de tulipas

Na cara do gol!

A partir da estação, dá para fazer um passeio a pé pelos campos de flores ao redor. A rota abaixo tem 8km e leva cerca de 2 horas para ser percorrida. Claro, isso sem considerar o tempo extra com fotos e aquela paradinha pelo caminho para tomar um café, porque ninguém é de ferro.

Rota de carro

Quem disse que não dá para ver os campos de tulipas do carro? Dá e não poderia ser mais fácil!


Esse percurso dá uma boa volta pelo Bollenstreek, passando pelos campos de tulipas e também pelo litoral, que fica bem pertinho. Não deixe de ver as dunas da região! Quem sabe você dá até um pulinho na praia e aproveita pra mergulhar também?

Dunas em Katwijk, na Holanda

Já passou pela sua cabeça ver dunas na Holanda? E pertinho dos campos de tulipa?

Rota de bicicleta

Eu deixei esta rota para o final por um motivo bem simples: as rotas anteriores também podem ser feitas de bicicleta. Esta é uma terceira opção, com metade da distância percorrida pela rota de carro.

Se você não tiver bicicleta, não se preocupe. Dá pra alugar bike nos seguintes locais:

  • Estações de trem em Haarlem, Hillegom e Leiden: OV Fiets (somente para quem mora no país e tem o OV Chipkaart personalizado. Ver detalhes no link.)

*A Rent-A-Bike Van Dam também faz entrega da bicicleta na região do Bollenstreek. Eu entrei em contato com eles, que recomendaram telefonar com o máximo de antecedência para verificar a disponibilidade na data desejada. Fica a dica! Maiores informações aqui.

Agora que você está com tudo planejado, só falta seguir a dica final. Que é super importante e pode inclusive te livrar de ser muito xingado no twitter em holandês.

5. Os mandamentos básicos para visitar os campos de tulipas

Ao visitar os campos de tulipas, siga estes mandamentos básicos:

Se protegerás acima de todas as coisas

Ao visitar um campo de tulipas (ou qualquer campo/bosque na Holanda), dê preferência a roupas que cubram todo o corpo e fechadas, como calças e jaquetas. Essa precaução é para evitar uma picada de carrapato. A chance de isso acontecer num campo de tulipa é pequena, mas não custa alertar, né? Aqui você pode ler mais dicas de como se proteger desses bichinhos.

O mais importante é: mesmo não percebendo nenhuma picada, se após a visita você sentir qualquer mal-estar ou alergia, consulte um médico o mais rápido possível. Mas não precisa ter medo. É só se proteger. :)

Também tem mais uma coisa que você precisa prestar atenção antes de entrar no campo: se tem alguma plaquinha na entrada. Esse é o segundo mandamento.

Não entrarás em campos com entrada proibida

Campo de tulipas na holanda com placa em holandês de entrada proibida

É assim que se diz “entrada proibida” em holandês (Foto: Judy van der Velden)

Como já foi dito, os campos de flores são para o cultivo de bulbo. Ou seja, trata-se de uma propriedade privada.

Muitos produtores não se importam com os turistas, então pode ir tranquilo. Mas se você vir uma placa de “verboden toegang”, “no entrance”, “rapa fora” ou qualquer coisa do tipo, não entre e pule para o próximo campo. Claro, prestando bastante atenção no próximo mandamento.

Não pisarás nas flores (nem bicicletarás por elas)

Tirar foto no meio do campo de tulipas é um clássico de quem faz essa visita. É só se posicionar no vão entre uma faixa de flores e outra.

Campo de tulipas cor de rosa. Como se posicionar pra tirar foto.

Tá vendo que há um espaço entre uma faixa de flores e outra? É só entrar no meio (você notou que eu estou de camiseta? Abafa)!

E a bike é só pra passar em frente, nada de pedalar campo adentro com ela! :)

Não arrancarás as flores

Essa nem precisa explicar, né? A tulipa é linda e seria até uma lembrança legal pegar uma ali mesmo… mas seria muito sem noção também. Já pensou se todo mundo resolve ter a mesma ideia?

Se você achou absurdo eu ter que falar isso, parabéns. Você não vai dar close errado. Mas infelizmente é por causa de alguns Joselitos que surgem as plaquinhas de entrada proibida. Então não custa nada reforçar, né?

 

Gostou das dicas? Conta nos comentários o que você achou e compartilhe! Não se esqueça de seguir o Holandesando no Facebook, Instagram e Youtube. Até a próxima!

Booking.com

13 Comments

  • comment-avatar
    Paulo 03/12/2017 (23:36)

    Olá! Muito boas dicas!!

    Vou visitar a Holanda no ultimo fim de semana de maio. Já sei que não vai dar para visitar o Keukenhof porque encerra a meio de Maio. Mas será que os campos de tulipas ainda vão ter algumas tulipas para poder ver?

    • comment-avatar
      Robbie Robbie 03/12/2017 (23:56)

      Paulo, no último final de semana de maio, sem chance, infelizmente. Normalmente os campos são cortados lá pelo finalzinho de abril (e ainda sobra uma coisinha na primeira semana de maio). :'(

  • comment-avatar
    Priscilla Fujihara 22/04/2017 (14:04)

    Amooo tulipas!! Cheguei perto delas somente num parque no Japão, mas meu sonho è ver as tulipas da Holanda! Adorei as dicas!

  • comment-avatar
    Paola 22/04/2017 (12:08)

    Que post mais maravilhoso, to encantanda!!! <3
    Deve ser difícil não querer levar uma de cada pra casa né ahhaha mas realmente, imagina se todos fizessem isso.. Esses campos são lindos demais!

  • comment-avatar
    Francisco Piazenski 22/04/2017 (02:10)

    Isso é um verdadeiro post de utilidade! Parabéns pelo relato, esclarecedor do ponto de vista de quem deseja ver as lindas flores na Holanda. Parabéns!

  • comment-avatar
    Laura Sette 21/04/2017 (21:35)

    Que-delícia-de-post!
    Robbie, amei tudo sobre seu post: o assunto (estou maluca para ir ver as tulipas da Holanda), as dicas e informações e, principalmente, seu estilo de escrita! A-d-o-r-e-i!
    Parabéns pelo texto rico e divertidíssimo!
    Vou compartilhar na minha fanpage 🙂
    beijos!

  • comment-avatar
    Martinha Andersen 21/04/2017 (13:53)

    Que post mais lindo <3
    Eu sou apaixonada pelos campos de tulipas. Minha época preferida para conhecer a Holanda.

  • comment-avatar
    Analuiza (Espiando Pelo Mundo) 21/04/2017 (11:15)

    olá Robbie… sim, gostei muito de todas essas explicações. Não tinha ideia de tantos detalhes e rotas assim! Gostei muito da ideia de caminhar ou pedalar. Deve ser uma delícia, memorável estar naqueles campos coloridos…

    Achei muito pertinente seu alerta final sobre não arrancar as flores! A tentação deve ser grande e nem todo muito tem noção! rsrs bj

  • comment-avatar
    Christian Gutierrez 21/04/2017 (11:07)

    Gostaria muito de ter conhecido esses campos quando fui para Holanda, mas não deu tempo, o bom que assim é uma desculpa para poder voltar.

  • comment-avatar
    Edson Amorina Jr 21/04/2017 (10:16)

    Que lindo Robbie, realmente o caminho para e o ao redor do Keukenhof so muito lindos. Tenho bastante vontade de fazer esses passeios de bicicleta.

  • comment-avatar
    Gê Azevedo 21/04/2017 (00:06)

    Poxa, Roberta, nunca tinha visto um post tão completo e didático!
    Parabéns!

  • comment-avatar
    Adriana Magalhães Alves de Melo 20/04/2017 (14:37)

    Que lindo!!! Eu tô indo hoje pra dublin e dia 25 pra amsterdam e já comprei as passagens pro Keukenhof. Os campos de tulipa ficam pra próxima!!!