Como visitar os campos de tulipas: dicas e rotas

Onde ficam os campos de tulipas próximos de Amsterdã? Quando visitar? Saiba tudo aqui!

27
Rotas e dicas de como visitar os campos de tulipas rosas na Holanda
(Foto: Pixabay)

Como visitar os campos de tulipas na Holanda? Onde eles ficam? Quando é a melhor época para ir? É o que o Holandesando vai explicar hoje pra você!

"Não vejo a hora de visitar Amsterdã pra ver os campos de tulipas!". Essa era eu, lá em idos de 2009, animadíssima ao chegar à Holanda pela primeira vez.

O maridón, como um bom holandês, não pensou duas vezes e mandou na lata: "Mas não tem campo de tulipa em Amsterdã. E estamos em junho, não tem mais nada pra ver. Só no ano que vem."

Ainda bem que eu tive ele pra me avisar, né? Pior seria ir até os campos de tulipas e ficar assim:

Meme do John Travolta confuso meme
Ué, gente, cadê as tulipas?

É, gente, é preciso prestar atenção a alguns "pequenos detalhes" para ver os campos de tulipas da Holanda!

Então vamos às dicas espertas, com direito a 3 opções de rotas para visitar os campos de tulipas do Bollenstreek (a "região dos bulbos", em tradução livre). Esse é um dos campos mais visitados da Holanda. O motivo?

É que, além de ficar próxima a Amsterdã, é nessa região onde fica o Keukenhof, o famoso parque de tulipas da Holanda. E daí tem mais algumas coisinhas que é preciso esclarecer:

1. Campos de tulipas e Keukenhof não são tudo a mesma coisa

Tem gente que vai ao Keukenhof achando que vai encontrar campos de tulipas lá dentro. Mas na verdade eles são duas coisas bem diferentes.

Keukenhof: evite filas! Compre seu ingresso aqui

O Keukenhof é um gigantesco parque de flores, com um cuidadoso projeto paisagístico e toda uma infraestrutura para os visitantes. Inclusive eu escrevi um guia completo cobrindo as atrações do local que vale super a pena conferir!

Jardim de tulipas no Keukenhof, na Holanda, com lago e fonte ao fundo
Keukenhof, o maior parque de flores da Europa (Foto: Divulgação)

Já os campos de flores são grandes plantações onde os produtores cultivam os bulbos, que mais tarde serão extraídos e exportados para o mundo todo.Campo de tulipas laranjas

São dois conceitos com propósitos bem diferentes. Então qual será vale mais a pena visitar: o Keukenhof ou os campos de tulipas?

Sinceramente, isso vai do gosto de cada um. Eu acho ambos os passeios incríveis e, como não preciso escolher e fica tudo pertinho, eu fico com os dois! ;)

Leia também: como alugar uma bicicleta no Keukenhof (e ganhar um mapa com rota em português!)

Mas seja no Keukenhof ou nos campos, a visita só rola se você for na época certa. Senão você vai encontrar uma porção de nadas pela frente. Então vamos à dica número dois:

2. Quando visitar os campos de tulipas

Os campos de tulipas na Holanda são exclusivos da primavera. E não tem só tulipa, não! Lá você vai encontrar diferentes tipos de flores, cada uma com um período diferente para florescer:

  • O crócus, também conhecida como a flor do açafrão, abre a temporada, em março;
  • Depois vêm os narcisos, entre o final de março e início de abril;
  • Na sequência, os jacintos.
Campo de flores na Holanda. Não há só tulipas, mas jacintos também
Campo de jacintos. O perfume no local é simplesmente incrível!

Quando eles começam a florescer, pode comemorar, porque logo em seguida vêm elas...

  • As tulipas! Elas atingem seu ponto alto na segunda quinzena de abril e ficam até o comecinho de maio.

Cabe ressaltar que isso é uma estimativa feita pelo Tulips in Holland com base no florescimento dos últimos dez anos. Então pode haver uma pequena variação.

Em um ano mais quente, esse processo vai se acelerar. Já num ano mais frio do que de costume, as flores vão se desenvolver mais lentamente.

Dica Holandesando: tá na dúvida se tem tulipa pra ver ou não? Os sites Bloemenradar e Flowermap têm fotos atualizadas dos campos de tulipas do Bollenstreek e mapa com a localização exata. É só entrar no site e conferir. Fique também de olho nas atualizações do Holandesando no Facebook!

3. Como chegar aos campos de tulipas

Trem passando pelos campos de tulipas na Holanda
A viagem de trem até o Bollenstreek é imperdível!

O Bollenstreek é uma área de 30km de extensão que fica entre as cidades de Haarlem e Leiden. Chegar lá de trem é simples. Inclusive a rota é incrível, porque você já vê os campos todos da janela do trem. Confira a matéria sobre essa rota com todos os detalhes aqui.

"Mas e depois que chega, como faz? Aliás, chegar aonde, exatamente?"

Com tanto campo para visitar, fica difícil mesmo saber por onde começar. Tudo vai depender do seu ponto de partida e do quanto você quer explorar a área. Mas calma, que o Holandesando não vai te deixar na mão nessa hora!

Você tem duas opções:

  • Contratar um passeio privado. O guia te busca no hotel, te leva de carro até o Keukenhof e, depois, te leva para conhecer os campos de tulipas. O passeio é para pelo menos duas pessoas e, quanto maior o grupo, mais em conta fica. Saiba mais sobre essa opção aqui.
  • Fazer você mesmo o passeio, por conta própria, com as rotas que o Holandesando preparou!

4. Rotas para os campos de tulipas do Bollenstreek

Se o Keukenhof já está nos seus planos e você quer emendar a visita com um passeio pelos campos de tulipas, eu sugiro reservar sua bike com antecedência, pra garantir. Você retira a bike lá no Keukenhof mesmo e ainda ganha um mapa com a rota em português. Bike não é muito a sua?

Lá do Keukenhof tem passeio de barco também. Saiba mais detalhes de passeios saindo do Keukenhof aqui.

Passeio de barco nos campos de tulipas na região do Keukenhof na Holanda
Um passeio de barco a partir do Keukenhof também é uma boa pedida! (Foto: Divulgação)

Agora, se o seu negócio é ter uma experiência inesquecível, eu sugiro emendar o Keukenhof com um passeio de helicóptero sobre os campos de tulipas!

Você também pode deixar para visitar os campos num dia separado, para não se cansar muito. Seja qual for a sua opção, eu separei 3 roteiros básicos: a pé, de bicicleta e de carro. Lembrando que as rotas são só uma sugestão e que sempre dá para encurtar ou aumentar o percurso, de acordo com a sua preferência.

Rota a pé pelos campos de tulipa

Se você vai ao Bollenstreek de transporte público e não se dá muito bem com a bike, eu sugiro visitar os campos de tulipas da cidade de Hillegom.

Pra chegar lá, é só pegar o trem sprinter (aquele que faz várias paradas) da rota Leiden – Haarlem e descer na estação Hillegom. Ao sair, você já vai ver os campos de tulipas ali na sua cara. Não tem erro! Planeje sua viagem de trem no site da NS.

Trem chegando à estação Hillegom, na Holanda, cercado de campos de tulipas
Na cara do gol!

A partir da estação, dá para fazer um passeio a pé pelos campos de flores ao redor. A rota abaixo tem 8km e leva cerca de 2 horas para ser percorrida. Claro, isso sem considerar o tempo extra para tirar fotos e aquela paradinha pelo caminho para tomar um café, porque ninguém é de ferro.

Rota de carro

Quem disse que não dá para ver os campos de tulipas do carro? Dá e não poderia ser mais fácil!


Esse percurso tem 60km e dá uma boa volta pelo Bollenstreek, passando pelos campos de tulipas, o Keukenhof e também pelo litoral, que fica bem pertinho. Não deixe de ver as dunas da região! Quem sabe você dá até um pulinho na praia e aproveita pra mergulhar também?

Dunas em Katwijk, na Holanda
Já passou pela sua cabeça ver dunas na Holanda? E pertinho dos campos de tulipa?

Rota de bicicleta

Eu deixei esta rota para o final por um motivo bem simples: as rotas anteriores também podem ser feitas de bicicleta. Esta é uma terceira opção, com quase metade da distância percorrida pela rota de carro: 36km, para ser mais exata. Nessa rota você também vai ver os campos de tulipas, o Keukenhof e o litoral.

5. Onde alugar bicicleta para passear pelos campos de tulipas

Se você não tiver bicicleta, não se preocupe. Dá pra alugar bike nos seguintes locais:

  • Estações de trem em Haarlem, Hillegom e Leiden: OV Fiets (somente para quem mora no país e tem o OV Chipkaart personalizado. Ver detalhes no link.)

*A Rent-A-Bike Van Dam de Noordwijkerhout também faz entrega da bicicleta na região do Bollenstreek. Eu entrei em contato com eles, que recomendaram telefonar com o máximo de antecedência para verificar a disponibilidade na data desejada. Fica a dica! Maiores informações aqui.

Agora que você está com tudo planejado, só falta seguir a dica final. Que é super importante e pode inclusive te livrar de ser muito xingado no twitter em holandês.

6. Os mandamentos básicos para visitar os campos de tulipas

Ao visitar os campos de tulipas, siga estes mandamentos básicos:

Se protegerás acima de todas as coisas

Ao visitar um campo de tulipas (ou qualquer campo/bosque na Holanda), é preciso tomar alguns cuidados básicos. Assim você se previne contra carrapatos, que podem transmitir doenças. A chance de isso acontecer num campo de tulipa é pequena, mas não custa alertar, né?

O mais importante é: mesmo não percebendo nenhuma picada, se após a visita você sentir qualquer mal-estar ou alergia, consulte um médico o mais rápido possível. Mas não precisa ter medo. É só se proteger. :)

Também tem mais uma coisa que você precisa prestar atenção antes de entrar no campo: se tem alguma plaquinha na entrada. Esse é o segundo mandamento.

Não entrarás em campos de tulipas com entrada proibida

Campo de tulipas na holanda com placa em holandês de entrada proibida
É assim que se diz "entrada proibida" em holandês (Foto: Judy van der Velden)

Como já foi dito, os campos de flores são para o cultivo de bulbo. Ou seja, trata-se de uma propriedade privada.

Muitos produtores não se importam com os turistas, então pode ir tranquilo. Mas se você vir uma placa de "verboden toegang", "no entrance", "rapa fora" ou qualquer coisa do tipo, não entre e pule para o próximo campo. Claro, prestando bastante atenção no próximo mandamento.

Não pisarás nas flores (nem bicicletarás por elas)

Tirar foto no meio do campo de tulipas é um clássico de quem faz essa visita. É só se posicionar no vão entre uma faixa de flores e outra.

Campo de tulipas cor de rosa. Como se posicionar pra tirar foto.
Tá vendo que há um espaço entre uma faixa de flores e outra? É só entrar no meio!

E a bike é só pra passar em frente, nada de pedalar campo adentro com ela! :)

Não arrancarás as flores

Essa nem precisa explicar, né? A tulipa é linda e seria até uma lembrança legal pegar uma ali mesmo... mas seria muito sem noção também. Já pensou se todo mundo resolve ter a mesma ideia?

Se você achou absurdo eu ter que falar isso, parabéns. Você não vai dar close errado. Mas infelizmente é por causa de alguns Joselitos que surgem as plaquinhas de entrada proibida. Então não custa nada reforçar, né?

Gostou das dicas? Conta nos comentários o que você achou e compartilhe! Não se esqueça de seguir o Holandesando no Facebook, Instagram e Youtube. Até a próxima!

Salve no Pinterest:

RESERVE SEU HOTEL COM O HOLANDESANDO Booking.com

27 COMENTÁRIOS

  1. OI Robbie! Tudo bem? Eu vou para Amsterdã Dia 15 de Maio e vi que o parque fica aberto até dia 13. Posso ir ver só os campos de tulipas? Sera que ainda vai ter? E se consigo ver em uma manhã?

  2. Oi Robbie,

    Poderias me ajudar me explicando com detalhes como faço para chegar até o Keukenhof. Quando eu estiver lá posso ir de bicicleta até o campo de tulipas? Quantos KM?

    Vou ficar em AMS no Hotel:
    [EDITADO PELA MODERAÇÃO]

    Sua opinião melhor comprar o ingresso + transportes né?

    Meu inglês não é muito fluente, teria problemas?

    Obrigada.

      • Robbie, tenho exatamente a mesma dúvida da Priscila: Quando eu estiver lá posso ir de bicicleta até o campo de tulipas? Quantos KM?

        Se puder me replicar a resposta dada à ela, agradeço!

        • Oi, Ana! Tudo bem? Então, no próprio texto eu já passei o tamanho de cada percurso em quilômetros, daí depende de qual deles você prefere fazer. E dá pra ir de bike do Keukenhof até os campo de tulipas, sim, é bem tranquilo. Dá uma olhadinha no início do item “5. Rotas para os campos de tulipas do Bollenstreek”. Lá tem um link em que você pode reservar uma bike e sair pedalando lá do Keukenhof mesmo. Inclusive você recebe junto uma rota em português. Perfeito, né? 🙂
          Abraços!

  3. Oiii. Tudo bem? Estou indo com minha namorada agora no início de março e gostaríamos de fazer esse passeio de bicicleta pelos campos. Adoramos as suas dicas, são incríveis. Vai nos ajudar muito. Mas queria te perguntar uma coisa, é possível levar bicicleta nesse trem que leva até os campos? Pergunto isso pois nosso host vai nos emprestar duas bicicletas, então acredito que fique bem em conta levar elas já do que alugar. E será que tem algum custo extra levar elas?

    Obrigado e parabéns pelo trabalho!

    • Oi, Eduardo, tudo bem?
      Sua pergunta é ótima, de verdade! E já adianto: tem jeito de levar a bike com você no trem, sim! Só tem que seguir 3 passos:

      1. 1. Você só pode entrar com a bike no trem entre 9h e 16h e depois das 18h30. Isso durante a semana. No final de semana, é liberado para o dia inteiro.
      2. 2. Além da sua passagem, é preciso comprar um tíquete especial para a bicicleta. Você pode comprar online neste link ou no serviço automático da estação. Ele é válido para ida e volta e atualmente custa €6,20.
      3. 3. Existe um vagão próprio para viajar com a bike. Na hora em que o trem chega é fácil de identificar, porque tem uma bike azul enorme estampada na porta do vagão.

      É isso! 🙂

      • Obrigada pela atenção. E mais uma vez parabéns pelo post. Muito bem explicado e detalhado. Pretendo comprar os ingressos através do seu link. Sai o mesmo valor? E pelo q vi pode comprar os ingressos de varias atrações de uma vez? Vamos fazer esse seu roteiro de bike. Por isso perguntei a km. Tem muitas subidas? Grata!!!

        • Oi, Elizangela. Muito obrigada!
          Sobre os ingressos: sim, você paga o mesmo valor comprando pelo meu link (e ainda me dá aquela forcinha)! Outra dica: quando você compra o ingresso do parceiro Get Your Guide, eles têm a política de garantia de menor preço. Então, se por um acaso acontecer de você encontrar online o mesmo passeio sendo vendido por um valor menor, a Get Your Guide te reembolsa a diferença! Mas tem que ser exatamente o mesmo serviço e nas mesmas condições. E você pode comprar várias atrações de uma vez, sem problema.

          Sobre o roteiro de bike: a Holanda é plana, então é super tranquilo. A única parte que requer um certo esforço é se você for até a praia. Pra chegar até as dunas faz uma subidinha de leve sim, mas não é nada absurdo.

          Abraços!

  4. Olá! Muito boas dicas!!

    Vou visitar a Holanda no ultimo fim de semana de maio. Já sei que não vai dar para visitar o Keukenhof porque encerra a meio de Maio. Mas será que os campos de tulipas ainda vão ter algumas tulipas para poder ver?

    • Paulo, no último final de semana de maio, sem chance, infelizmente. Normalmente os campos são cortados lá pelo finalzinho de abril (e ainda sobra uma coisinha na primeira semana de maio). :'(

  5. Que post mais maravilhoso, to encantanda!!! <3
    Deve ser difícil não querer levar uma de cada pra casa né ahhaha mas realmente, imagina se todos fizessem isso.. Esses campos são lindos demais!

  6. Que-delícia-de-post!
    Robbie, amei tudo sobre seu post: o assunto (estou maluca para ir ver as tulipas da Holanda), as dicas e informações e, principalmente, seu estilo de escrita! A-d-o-r-e-i!
    Parabéns pelo texto rico e divertidíssimo!
    Vou compartilhar na minha fanpage 🙂
    beijos!

  7. olá Robbie… sim, gostei muito de todas essas explicações. Não tinha ideia de tantos detalhes e rotas assim! Gostei muito da ideia de caminhar ou pedalar. Deve ser uma delícia, memorável estar naqueles campos coloridos…

    Achei muito pertinente seu alerta final sobre não arrancar as flores! A tentação deve ser grande e nem todo muito tem noção! rsrs bj

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.