Dia do Rei: tudo o que você precisa saber pra comemorar a maior festa da Holanda

13
Dia do Rei na Holanda. Milhares de pessoas comemoram nos barcos dos canais de Amsterdam.
(Foto: Cris Toala Olivares)

O Dia do Rei é o maior feriado da Holanda. No sentido de festa, mesmo: não só Amsterdã, mas o país inteiro pára para comemorar a data. Veja a seguir tudo o que você precisa saber pra celebrar essa data em grande estilo!

O que é o Dia do Rei?

O Dia do Rei (Koningsdag) comemora o aniversário do monarca da Holanda, o Rei Willem-Alexander. É um feriado nacional e os holandeses celebram a data com muita, mas muita festa mesmo!

Salvo as devidas proporções, dá até pra dizer que a o Dia do Rei está para a Holanda assim como o Carnaval está para o Brasil. Já curtiu, né? Mas calma que não tem aquela pegação toda, não, gente, calma aí! 😂

Veja também: Calendário de festas, eventos e feriados na Holanda

Quando acontece o Dia do Rei?

O Dia do Rei acontece no dia 27 de abril. Mas, entretanto, contudo, porém...

Se por um acaso o dia 27/04 cair num domingo, a festa acontece um dia antes, no sábado. Como isso só vai acontecer em 2025, pode ficar sussa por enquanto! Mas por que o rei antecipa o niver? É pra não perder o Domingão do Faustão?

A verdade é que, entre os protestantes, o domingo é reservado para o descanso. Como essa é a religião da família real e também de boa parte dos holandeses, o negócio é se esbaldar no sábado e curtir a ressaca descansar no domingo. Nem preciso dizer que Dia do Rei no sábado é o preferido da galera, né?

Como se comemora o Dia do Rei?

Com muita cerveja! Mas não é só isso, não. Se liga nessas 4 dicas pra você comemorar o Dia do Rei em grande estilo:

1. A festa começa com a Noite do Rei

Pra quê esperar até o Dia do Rei se você já pode começar a encher a cara festejar na véspera?

A noite anterior ao Dia do Rei se chama Noite do Rei (Koningsnacht). A festa rola solta em bares, pubs, baladas e até na própria rua! Confira a programação da Noite do Rei em Amsterdã neste link. Só toma cuidado pra não exagerar e perder a festa principal no dia seguinte!

Um dos destaques na cidade é o Café De Blaffende Vis, no bairro Jordaan. Os locais tomam as ruas e, entre uma música aqui e uma bebida acolá, aguardam a revelação de um grande cartaz em homenagem ao rei. O meu preferido foi esse daqui:

Dia do Rei em Amsterdam ganha todos os anos uma homenagem no bairro do Jordaan com um cartaz bem humorado em homenagem ao Rei Willem-Alexander. Em 2014 foi feita uma referência co clipe Wreckball da Miley Cyrus, com a Rainha Máxima em cima de uma bola de demolição e revelando o rei no edifício onde fica o bar De Blaffende Vis
Em 2014 a Rainha Máxima deu uma de Miley Cyrus: "I came in like a wreckball"... (Foto: Divulgação)

Ficou curioso pra ver as homenagens dos anos anteriores? Confira aqui.

Vai lá:

De Blaffende Vis
Westerstraat 118 – Amsterdã
Mapa

Aos sobreviventes, resta se preparar adequadamente para o Dia do Rei. Começando pela roupa.

2. Acerte no visual

Esse é o dia pra se vestir com as cores da bandeira da Holanda (vermelho, azul e branco) e, principalmente, com muito, mas muito laranja! Mas oi? O que a cor laranja tem a ver com isso?

Você sabia...
que a tradição de vestir laranja na Holanda em comemorações vem do sobrenome da família real, que é Oranje-Nassau?  É que "oranje", em bom holandês, quer dizer... laranja!

Você pode pôr desde uma camiseta laranja até se vestir de laranja dos pés a cabeça e pirar no visual. Vale tudo: peruca, boá, óclão, a roupa mais espalhafatosa que você tiver... inclusive essa é a melhor maneira de se misturar, já que não vai faltar holandês trabalhado na caricatice também!

Dia do Rei em Amsterdam, na Holanda, com holandesas mostrando o que vestir nesse dia
Um exemplo de look bem discreto pro Dia do Rei... (Foto: Guus Schoonewille)

Se você precisar de inspiração pra maquiagem, eu criei uma pasta no Pinterest com várias ideias de make pra esse dia. Aproveita e siga o Holandesando no Pinterest!

Como a temperatura nesse dia tem ficado em torno dos 13,4 °C nos últimos anos (fonte), eu recomendo completar o look com uma jaqueta que te proteja contra o frio e o vento (um capuz também é bem-vindo). E, pra finalizar, coloque um tênis bem confortável, porque você vai andar muito!

Agora que o visual já está pronto, vamos ao principal?

3. Caia na gandaia, entre nesse barco

Opção de diversão não falta nesse dia. Rolam várias festas a céu aberto, com DJs, shows e festivais (alguns cobram entrada). Algumas cidades montam um parquinho de diversão também. A programação você vai ver daqui a pouquinho, aguenta aí!

Além disso há quem festeje num barco enquanto passeia pelos canais da cidade. Eu já passei por essa experiência em Amsterdã e adorei! Que tal fazer o mesmo? Confira aqui como passear de barco neste dia.

Dia do Rei nos Canais de Amsterdam
É tanta gente que nem dá pra saber quem tá no canal, quem tá na calçada, quem tá na ponte... 😂 (Foto: Edwin van Eis)

Agora, se você está a procura de companhia, eu recomendo dar uma conferida no Tour do Dia do Rei em Amsterdã, onde você vai conhecer gente nova e se divertir muito!

Há mais um item importantíssimo que não pode faltar no Dia do Rei.

4. Vá às compras!

Dia do Rei sem mercado de pulgas (vrijmarkt) não é Dia do Rei. Como nesse dia todo mundo tem autorização pra vender seus itens na rua, a galera aproveita pra juntar os cacarecos que não quer mais e faturar algum.

Você vai encontrar de tudo: roupas, brinquedos, livros, itens de colecionador... até móveis!

Dia do Rei: no Vondelpark, em Amsterdam, as crianças participam de um mercado de pulgas e vendem seus objetos usados que não precisam mais
As crianças participam também. No Vondelpark, em Amsterdã, rola um mercado de pulgas só delas! (Foto: Cris Toala Olivares)

Nas barracas de comes e bebes, não deixe de provar o oranjebitter, um licor de laranja, e o tampouce, um bolo recheado com creme que, em dias normais tem cobertura rosa. Já no Dia do Rei, adivinha que cor ele ganha?

Dia do Rei com Tampouce laranja com a foto do rei Willem Alexander
Esse, além de laranja, ganhou até foto do aniversariante! (Foto: Jacqueline van den Heuvel)

Onde comemorar o Dia do Rei

Muita gente acha que o Dia do Rei acontece só em Amsterdã. Ledo engano! É bem verdade que a festa na capital é a mais movimentada. Mas antes de falar dela, tem uma comemoração que você precisa conhecer...

Comemore o Dia do Rei com o rei em pessoa!

Já viu aniversário sem a presença do aniversariante? Não faz sentido, né? Tal qual o Sinterklaas, todos os anos o rei e sua família visitam uma cidade diferente, que organiza uma grande festa para recebê-los!

A cidade escolhida em 2019 é Amersfoort. A família real chega à cidade (algumas vezes até de trem), passeia a pé, assiste a apresentações dos moradores e cumprimenta a população. Tem gente que consegue até tirar uma selfie com o rei ali na hora! Confira a programação completa aqui.

Veja também um resuminho de como foi a visita deles em Zwolle em 2016:

Você sabia...
que quando o rei completou 50 anos, ele sorteou 150 pessoas que também nasceram no dia 27/04 para um jantar com ele e a rainha no Palácio Dam em Amsterdã? O rei fez até vídeo no Youtube convidando!

Comemore o Dia do Rei em Amsterdã

Se você não tem medo de muvuca, Amsterdã é o seu lugar para comemorar o Dia do Rei. A cidade, com cerca de 1 milhão de habitantes, recebe cerca de 700 mil visitantes só nesse dia!

rua em Amsterdam lotada de gente durante o Dia do Rei
E aí, vai encarar? (Foto: Cris Toala Olivares)

Então confira aqui o mapa com todos os eventos que rolam em Amsterdã no Dia do Rei. Se é balada o que você procura, clique aqui.

Dia do Rei em outras cidades

Não fique achando que não rola nada em outras cidades, não. O agito é grande, literalmente! Taí a festa em Breda que não me deixa mentir:

Links - rechts

Snollebollekes zorgde gisteren voor een aarbeving in Breda....

Geplaatst door dumpert.nl op Zaterdag 28 april 2018

Clique aqui para ver a programação do Dia do Rei nas seguintes cidades:

Para saber a agenda de outras cidades, é só procurar no google por koningsdag + o nome da cidade do seu interesse. Ou então deixa um comentário que eu te ajudo a encontrar a programação! ;)

Dia do Rei em outros países (inclusive no Brasil!)

Além na Holanda, o Dia do Rei também é comemorado em Aruba, Curaçao e Sint-Maarten, que faziam parte da antiga Antilhas Holandesas. Os consulados e comunidades holandesas pelo mundo também costumam organizar festas. Até no Brasil tem Dia do Rei!

Em 2019 a Amstel, cerveja fabricada pela Heineken, promoveu um Dia do Rei criando uma vila holandesa em São Paulo. Confira a matéria do São Paulo da Garoa com todos os detalhes!

Agora que você já sabe todos os detalhes pra curtir a festa, só falta responder uma pergunta.

Mas afinal, como surgiu o Dia do Rei?

A data foi celebrada pela primeira vez em 1895, em comemoração ao aniversário de 5 anos da Princesa Wilhelmina. Por motivos óbvios, a celebração tinha outro nome: Dia da Princesa. E outra data também, já que o aniversário dela era em agosto. Mas o que essa menina tinha de tão especial pra ganhar essa festa?

Retrato da Princesa Wilhelmina da Holanda, aos 5 anos, em 1885
"Mesversário" é para os fracos. A Wilhelmina fez 5 anos e ganhou logo um feriado todinho só pra ela! Só faltou mesmo o Netinho de Paula de limousine nesse Dia da Princesa!

É que, dos 4 filhos que o Rei Willem III teve, só a caçula Wilhelmina sobreviveu. Então havia uma grande torcida da família e dos holandeses para que ela não tivesse o mesmo destino triste dos irmãos e continuasse com a dinastia dos Oranje-Nassau. Foi quando algo inesperado aconteceu.

Aos 10 anos de idade o seu pai faleceu e ela se tornou rainha (com a mãe de regente)! Logo, a festa teve de mudar de nome, virando o Dia da Rainha.

Depois dela, vieram as Rainhas Juliana e Beatrix. Só em 2013 a Holanda teve novamente um homem como monarca. Então pela primeira vez a festa passou a se chamar Dia do Rei. E tudo vai mudar novamente quando a filha dele assumir o trono!

Você sabia...
que graças a essa festa é que surgiu a primeira Parada das Flores na Holanda, na mesma cidade onde Van Gogh nasceu? Hoje em dia ela é considerada a maior Parada das Flores do mundo. Vale muito a pena conhecer!

E você, já está pronto pra cair nessa festa? Se tiver alguma dúvida, é só perguntar nos comentários. Ou se você já conhece a festa e tem alguma dica, compartilha com a gente também!

ECONOMIZE COM O HOLANDESANDO: Booking.com

13 COMENTÁRIOS

  1. Adorei saber mais do Dia do Rei. Deve ser uma festa incrível! Nunca fui para a Holanda nessa época, mas fiquei curiosa, da próxima vez vou ver se marco a viagem para abril para aproveitar esse feriado holandês tão típico.

  2. Acho muita piada à tradição do Dia do Rei na Holanda, apesar dos trajes pirosos, haha. Tem algumas vantagens a festança concentrar-se no sábado, dessa forma ficam em casa no domingo para “curar” e irem trabalhar na segunda-feira, né?

  3. Adorei seu post do dia do Rei! Não conhecia essa festa e não sabia que era a maior festa da Holanda. A pessoa aqui já quer visitar a Holanda nessa época para aproveitar tudooo né.

  4. Robbie, acredita que estava louca pra saber mais sobre o Dia do Rei? Acompanho a Viajando com Gabi no instagram e ela mostrou a festa esse final de semana. Achei o máximo!! Tinha uma “discoteca” ao ar livre, em um parque, se não me engano. O pessoal curte mesmo. Fiquei morrendo de vontade de curtir essa festa também. Ameii seu post principalmente por matar minha curiosidade sobre a Festa. Beijos

    • Ai, que legal! Infelizmente esse ano eu passei o Dia do Rei doente em casa e não deu pra mostrar a festa. Ainda bem que sempre tem mais gente curtindo também! 🙂
      Mas sim, festa é o que não falta. Ano que vem vou curtir em dobro pra compensar, hehe!

  5. Que show.. eu já tinha visto algumas fotos desse festival mas não sabia da história e importância.. achei super demais o seu post. parabéns!

  6. Cada vez mais me surpreendo em como os holandeses são festeiros. Vi outro post seu sobre os barcos no Dia do Rei e a festa realmente é muito animada, deve ser muito interessante estar no país no período para acompanhar.

  7. Que bacana essa festa, deve ser incrível ver a cidade desse jeito, toda animada e laranja. Fiquei com vontade de passar um dia do rei ai, o legal é que acontece na primavera, e da para junta com as paisagens lindas que podemos ver ai.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Insira seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.