Onde fica o letreiro I amsterdam? (Atualizado 2019)

Letreiro não fica mais no Museumplein. Saiba onde encontrá-lo.

16
Onde encontrar o letreiro I amsterdam: desde 2018, ele não fica mais em frente ao Rijksmuseum, no Museumplein em Amsterdam
(Foto: Koen Smilde Photography)

O letreiro I amsterdam foi retirado do Museumplein em dezembro de 2018. Mas não se desespere! Ainda há 3 locais onde você pode tirar sua selfie com este ícone da cidade.

Confira a seguir onde encontrá-lo, o seu significado e descubra também o polêmico motivo da retirada do letreiro no Museumplein.

Veja também: Casal holandês gigante é o novo cartão-postal de Amsterdã

Onde encontrar o letreiro I amsterdam?

1. Aeroporto Schiphol

Onde encontrar o letreiro I Amsterdam no Aeroporto Schiphol
É só botar o pé em Amsterdã e pá, já tem um letreiro no aeroporto esperando por você! (Foto: Michel Curi – CC BY 2.0)

Esse é o mais fácil de encontrar. Assim que você desembarcar no Aeroporto Schiphol, é só pegar a saída onde ficam os táxis e ônibus e você vai ver o letreiro. Fica a dica também pra quem está lá só pra fazer uma conexão e tem um tempinho sobrando!

I amsterdam – Aeroporto Schiphol
Evert van de Beekstraat, 202
Aberto 24 horas
Grátis

2. Sloterpark

Taí uma coisa que pouca gente sabe: desde 2016 o Sloterpark, um parque no Oeste da cidade, também tem um I amsterdam. Vale a pena conhecer, porque ele vai muito além de um simples letreiro…

… ele também é uma pista de parkour! Então além de garantir sua selfie de uma perspectiva bem diferente, ainda dá pra praticar ou simplesmente conhecer esse esporte bem de pertinho.

A pista de parkour do Iamsterdam fica à margem do Sloterplas, o lago que fica dentro do Sloterpark. Para chegar lá a partir da Estação Central da cidade, é só pegar o tram 17 – Osdorp Dijkgraafplein (ida) / Centraal Station (volta) e descer no ponto Meer en Vaart.

Já quem está vindo de outros pontos da cidade, é só usar o Google Maps que ele dá a rota direitinho!

Mas atenção: o transporte público de Amsterdã não aceita mais pagamento em dinheiro. Compre seu bilhete antecipadamente aqui e economize!

Dica extra: quem passar por lá no verão ainda pode aproveitar pra pegar uma praia no Sloterplas, dar uns mergulhos e se refrescar um pouco. :)

I amsterdam – Parkour Park
Sloterplas
Aberto 24 horas
Grátis

3. Letreiro I amsterdam itinerante

A terceira alternativa é o letreiro itinerante. Ele é colocado em diferentes locais da cidade, de acordo com o evento ou celebração que estiver acontecendo. Para saber onde ele está neste momento, consulte aqui (em inglês).

onde encontrar o letreiro I amsterdam: durante a parada gay ele ganha as cores do arco-íris em homenagem à data
Em 2017 o Iamsterdam itinerante estava no Westerpark, com as cores do arco-íris, para celebrar a Parada do Orgulho LGBTQ. Claro que eu garanti mais uma fotinha com ele pra minha coleção!

Também fique sempre de olho no Holandesando no Facebook e Twitter, porque vira e mexe eu aviso onde está o letreiro, além de dar várias dicas rápidas do que anda rolando na Holanda!

A essa altura você já deve estar pensando: “Aaaaah, mas era tão bonito o I amsterdam lá no Museumplein, com o laguinho e o Rijksmuseum de fundo! Por que eles tiraram de lá?”

Eu concordo. Era super bonito e todo mundo gostava! Mas sempre tem alguém disposto a estragar a festa, né?

Por que o letreiro I amsterdam foi retirado do Museumplein?

I amsterdam no museumplein, foto de antes e depois da retirada do letreiro
Desafio dos 10 anos: deu pra ver que não foi só eu que mudei de 2009 pra cá. E se na minha primeira visita eu estava feliz, já não dá pra dizer a mesma coisa dessa última vez…

Se você procurar a informação no site do Iamsterdam, eles vão te dizer que o letreiro foi retirado porque estava atraindo gente demais num espaço limitado e que a ideia agora é rodar com o letreiro por pontos menos conhecidos da cidade. Mas a história verdadeira não é essa, não.

Tudo começou com uma proposta do Partido GroenLinks (Esquerda Verde). Eles ficaram loucos na problematização culparam o letreiro por ser um símbolo do “turismo de massa” e e do individualismo, o que vai contra a diversidade e solidariedade que Amsterdã quer ter. Oi? Individualismo?? Como assim, gente???

Bom, pra entender como eles chegaram nisso, deixa eu abrir parenteses pra dar uma explicação rapidinho.

Qual é o significado de I amsterdam?

A frase I amsterdam é, na verdade, um jogo de palavras. Em inglês, I am significa “eu sou”. Logo, I amsterdam = Eu sou Amsterdã. Sério que isso é ser indivualista?

Porque assim, se eu sou Amsterdã, você também é, e cada pessoa que passa pela cidade é Amsterdã… todo mundo é, independentemente da origem dela, não é mesmo?

Inclusive quando o slogan foi criado, lá em 2004, como parte de uma campanha para promover o turismo na cidade, foi lançado junto um manifesto que declarava:

O ativo mais forte de Amsterdã é suas pessoas.

As pessoas que moram, trabalham, estudam ou visitam aqui.
As pessoas de Amsterdã são Amsterdã.

Nós somos Amsterdã.

Eu sou Amsterdã

Pelo jeito os políticos que problematizaram a questão se esqueceram (ou ignoraram mesmo) desse manifesto, que está no próprio site do marketing da cidade. Que chacota, gente!

Agora voltando à explicação da remoção do letreiro.

Uma decisão que agradou (quase) ninguém

E olha, não foram só os turistas que não gostaram dessa ideia, não. Uma pesquisa mostrou que quase 70% dos holandeses eram contra a ideia da remoção do letreiro do Museumplein. Até abaixo-assinado online pedindo pra manter a placa rolou.

Mas não teve jeito. O partido tem maioria e, na hora de votar, o letreiro rodou. Pelo menos eles mudaram de ideia e resolveram manter os letreiros nos locais que eu mencionei acima. Sim, porque a ideia inicial era eliminar o slogan completamente.

Agora imagina, se até o site se chama Iamsterdam, o cartão de descontos e entradas gratuitas na cidade também, e o marketing tá toda calcado nisso, mudar tudo assim de uma vez seria um tiro no pé!

Já sobre a questão de ser um símbolo do turismo de massa por causa da quantidade de selfies que eram tiradas lá, bom, então bora remover as pontes, os passeios de barco nos canais, o Museu Van Gogh, o Heineken Experience… hahaha, que coisa mais sem-noção!

Enfim… político sendo político, né?

meme ciro gomes gesticulando gif
“Que é isso… francamente!”

Daí no dia 3 de dezembro de 2018 o I amsterdam foi retirado definitivamente do local. Foi preciso um caminhão com guincho pra içar as letras, já que cada uma pesa 250kg. Abaixo você pode ver como foi feito. Só prepara o coraçãozinho antes de dar o play! :'(

É uma cena melancólica, mas pelo menos agora você sabe que há outros lugares para garantir a sua selfie com o I amsterdam. Curtiu a dica?

Então dê uma forcinha: compre ingressos para atrações pelo mundo e reserve sua hospedagem via Holandesando. Você não paga nada a mais por isso e ainda me ajuda a manter o blog. Assim eu consigo trazer cada vez mais informação sobre a Holanda pra você. Todo mundo sai ganhando! :)

ECONOMIZE COM O HOLANDESANDO: Booking.com

16 COMENTÁRIOS

  1. Adorei as dicas!
    Estou a Amsterdam em novembro e vi em algumas fotos que tem um banco de praça com a escrita “I amsterdam”. Gostaria de saber se você sabe a localização dele.
    Att,

  2. Guria, obrigado por este site sensacional!

    Eu e meus pais estamos indo para Amsterdã em maio de 2019 (ficaremos 2 a 3 dias e, depois pegaremos um cruzeiro para o Báltico) e adorei TODAS tuas matérias e dicas.
    Juntei tudo num “roteirão” de família e, como comecei a escrevê-lo antes da mudança do letreiro, atualizei a parte com tuas sempre ótimas informações!
    Ah, atualizei a parte relativa ao parque das tulipas também (chegaremos na última semana de funcionamento do parque em 2019 e ainda estamos decidindo se vamos ou não 😉 com as informações da tua matéria
    “Keukenhof 2019: Guia completo do parque das tulipas na Holanda”.

    Abraços e, mais uma vez: OBRIGADO!

  3. Que marvilhosoo esse post! Planejando minha viagem para Amsterdam e encontrei esse achado. Obrigadaa por compartilhar, vou tirar muitas fotos.

  4. Isso é falta de problemas reais para resolver. Não parece? Muito boa a sua explicação.
    P.S. esta década foi generosa com vc. Está linda

  5. Obrigada por ajudar, eu sabia que tinha saído da frente do museu mas achei que não dava mais para tirar foto… gostei das outras opções, quando eu fui em 2015 acabei nem tirando foto no letreiro do museu porque tinha TANTA gente que era impossível ficar legal hehehe

  6. Ótimo post!! Eu sou uma das apaixonadas pelo letreiro, das duas vezes que fui na cidade acabei indo tirar uma foto. Quando soube que sairia da Museumplein fiquei até triste, achei surreal a concepção do partido político. Bom saber que é possível encontrar em outros lugares.

  7. Ahhhh que bom saber que o letreiro ainda existe. Eu sinceramente não sou muito fã de letreiros, mas achava legal ir lá e ficar tentando uma selfie sem mais ninguém (missão impossível kkkk). Obrigada por compartilhar as informações!

  8. Fiquei muito chateado quando soube que o letreiro ia sair da Museumplein, que pra mim é um local super central na cidade. Achei ótimo você esclarecer os principais motivos e fiquei super curioso para conhecer o letreiro/parkour na próxima vez que for à cidade.

  9. Eu estou aqui embasbacada que é possível encontrar o letreiro iamsterdam em outros lugares da cidade eu já sabia do aeroporto, mas o que me embasbacou foi o de parkour!! Você pode tirar uma foto do letreiro iamsterdam de umas posições todas diferentes hahahaha só preciso treinar antes. Muito obrigada!

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Insira seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.