Bloesempark: O deslumbrante Parque das Cerejeiras da Holanda (Atualizado 2018)

21
Bloesempark, o parque das cerejeiras que fica em Amstelveen, próximo à Amsterdam, na Holanad

Imagina um parque onde você está cercado de lindas cerejeiras, enquanto você curte o dia com a família fazendo um piquenique primaveril em pleno outono. Parece até um cenário típico do Japão. Mas estamos na Holanda!

A primavera na Holanda é cheia de lugares lindos para passear. Eu já publiquei um guia completo para visitar o Keukenhof, o parque das tulipas. Continuando a série da Holanda das Flores, hoje é a vez de conhecer o Bloesempark, o Parque das Cerejeiras. Vamos lá?

Quer saber se já dá pra visitar o Parque das Cerejeiras? Então clique aqui para notícias atualizadas!

Um pedacinho do Japão em plena Holanda

O Bloesempark fica em Amstelveen, cidade coladinha a Amsterdã. Ela tem a segunda maior colônia japonesa da Europa, ficando atrás só de Düsseldorf, na Alemanha. Já deu pra perceber que esse parque não foi parar lá à toa, né? :)

Na verdade, ele foi criado no ano 2000 para comemorar os 400 anos de relações entre Holanda e Japão. Foi quando o Japan Women’s Club (JWC) presenteou o país com 400 cerejeiras.

https://www.youtube.com/watch?v=MBwL_2JpUn0

Um detalhe curioso é que, como o JWC é um clube liderado por mulheres, cada árvore ganhou ainda um nome feminino, sendo 200 nomes japoneses e, os outros 200, holandeses. Como gentileza gera gentileza, a Holanda retribuiu a homenagem.

Festival das Cerejeiras Hanami Matsuri

Para reafirmar o laço entre os dois países, desde então a Holanda promove anualmente no local o Hanami Matsuri, também chamado de Cherry Blossom Festival. E o que isso significa?

"Hanami" é o ato de contemplar as cerejeiras em flor. Faz parte da tradição japonesa aguardar ansiosamente pelo florescimento das cerejeiras, que marca a chegada da primavera. As flores da cerejeira (sakura, em japonês) são frágeis e ficam floridas por pouco tempo.

Leia mais: Carneirinhos marcam a chegada da primavera na Holanda

Por isso a sakura representa o caráter transitório e a brevidade da própria vida – da mesma forma que uma simples rajada de vento leva a sakura embora, nossa vida também pode acabar-se subitamente. Por isso é importante aproveitar cada momento e saber contemplar a beleza ao nosso redor.

Cerejeiras em Flor
Apreciando a beleza ao meu redor :)

A fragilidade da vida também é lembrada pelo Tsunamimonument, uma placa de metal em granito localizada no parque em memória às vítimas do tsunami que aplacou o Japão em março de 2011.

Tsunamimonument, homenagem às vítimas do Tsunami no Japão em 2011
(Foto: Jeroen Hogenboom)

Data do Festival Hanami Matsuri

Em 2018 o Festival Hanami Matsuri acontece no dia 7 de abril, a partir das 13h. A parte do parque onde acontece a festa fica restrita para a comunidade japonesa de Amstelveen e convidados.

De qualquer maneira, o restante do parque continua aberto para o público geral. Então você pode dar aquela espiada básica e ver o que tá rolando.

O dia em que acontece o festival é bastante movimentado e, se o Parque das Cerejeiras atingir a capacidade máxima de 1800 visitantes, eles fecham temporariamente o acesso. Se você prefere sossego e o parque vazio para tirar fotos, considere ir em outro dia.

Afinal, o festival acaba sendo o de menos. O que importa mesmo é curtir esse cenário maravilhoso!

parque das cerejeiras em amstelveen, pertinho de amsterdam, na holanda, totalmente em flor
Ir no festival é legal, mas vai dizer que ter o parque só pra você também não é ótimo? (Foto: Cris Toala Olivares/Divulgação)

Quando visitar o Parque das Cerejeiras

Estamos falando de natureza. Por isso, não existe uma data exata que dê pra falar com antecedência: "olha, vai lá nesse dia que as cerejeiras estarão todas floridas". Porém, a estatística taí pra ajudar a gente.

A época que elas costumam florescer é no início da primavera na Holanda. Ou seja, finalzinho de março e início de abril. Mas isso depende muito do clima da época.

Se em 2017 no final de março já estava tudo floridérrimo, em 2018, na mesma época, a festa ainda nem começou. Culpa do frio absurdo que fez esse ano, que até congelou os canais de Amsterdã.

Outra coisa muito importante: quando as cerejeiras finalmente atingem seu auge, elas  perdem suas flores entre uma e duas semanas. Sim, é tudo muito rápido!

De novo: tudo depende do clima na época. E da força do vento também, já que a flor da cerejeira é muito frágil. Uma vez que as flores caem, esse espetáculo só acontece novamente no ano seguinte. Quer ficar atualizado e saber a época certinha de ver?

Então fique de olho nesse artigo, porque o Holandesando vai fazer atualizações constantes aqui avisando quando você pode ver o parque das cerejeiras. Bora conferir como ele está agora?

Atualização Parque das Cerejeiras 2018

19 de abril de 2018: atenção! A temporada das cerejeiras já está acabando! As pétalas começam a cair em grande quantidade e vão dando lugar a folhas verdes nas árvores. Como a temperatura está aumentando bastante, eu recomendo visitar o parque até este final de semana.

Parque das Cerejeiras na Holanda: flores começam a cair
Vá logo, porque em breve as flores vão embora de vez!

08 de abril de 2018: agora sim, o parque está no ponto para ser visitado. A galera aproveitou que o clima na Holanda está bem gostoso e foi fazer um piquenique por lá. Viu só como em poucos dias tudo mudou? Então corre, porque as cerejeiras em flor vão durar no máximo duas semanas!

Volto com atualizações quando a situação das flores mudar.

Parque das Cerejeiras na Holanda: pessoas fazem piquenique ccrcadas pelas cerejeiras em flor
A hora de visitar é essa, galera! (Foto: Erik van Ballegoij)

04 de abril de 2018: mais flores nascendo! Como o clima finalmente resolveu esquentar, a tendência é que nos próximos dias as árvores já estejam completamente floridas. Quem está pensando em visitar o parque durante o Festival Hanami Matsuri, no dia 7 de abril (ver acima), pode se animar. Mais atualizações em breve!

cerejeiras em flor no parque das cerejeiras da holanda próximo a amsterdam
(Foto: Angela Bouman/Divulgação)

01 de abril de 2018: apesar da data, não é mentira de primeiro de abril! Agora sim as flores começam a tomar conta das árvores. Mas as cerejeiras ainda não estão totalmente em flor. Mais uma semana e elas devem estar no ponto. Sempre lembrando: isso pode variar de acordo com o tempo, então aguarde novas atualizações para ter certeza!

parque das cerejeiras da holanda em amstelveen, cidade proxima a amsterdam, na holanda. situaçao das flores de cerejeira no momento
(Foto: Divulgação)

26 de março de 2018: as primeiras flores começam a nascer. Mas ainda é muito pouco. Mais uma ou duas semanas para o parque das cerejeiras ficar floridão. Aguarde novas atualizações!

cerejeiras em flor no parque das cerejeiras da holanda próximo a amsterdam
As primeiras flores começam a nascer. (Foto: Anna Koperdraat)

22 de março de 2018: ao contrário de 2017, quando o parque já estava florido nesta época, é assim que o parque está agora. Tudo culpa do inverno forte deste ano...

parque das cerejeiras da holanda em amstelveen, cidade proxima a amsterdam, na holanda. situaçao das flores de cerejeira nomomento
Ainda não tá no ponto... (Foto: Divulgação)

Enquanto as flores não nascem, que tal já ir planejando como chegar ao parque das cerejeiras?

Como chegar

Use o mapa no final da matéria para planejar seu percurso. O Google Maps dá a rota para transporte público na Holanda com atualização de horário de partida em tempo real. Uma verdadeira mão na roda!

O Bloesempark fica dentro do Amsterdamse Bos, que é um parque enorme: 3 vezes maior que o Central Park em Nova York. Pegando o portão de entrada errado, vai ser uma dor de cabeça absurda chegar até as cerejeiras.

Por isso eu já deixei o mapa marcado no local de entrada certinho para o Parque das Cerejeiras. Fique atento e use o mapa abaixo, que também tem dicas de onde estacionar.

Serviço

Bloemsempark – Parque das Cerejeiras
Amsterdamse Bos - 1182 DB Amstelveen
Entrada Gratuita
Site


Salve no Pinterest:

RESERVE SEU HOTEL COM O HOLANDESANDO Booking.com

21 COMENTÁRIOS

  1. Estou programando uma viagem à Holanda em 2018 e, através do seu post, fiquei sabendo dessas cerejeiras. Quando programar essa visita? A primeira semana de abril é sempre a ideal? Um abraço!

    • Oi, Marcus, tudo bem?
      Não tem como te dar uma resposta 100% precisa porque depende muito de como vai estar o clima na época, já que a flor da cerejeira é muito delicada. No máximo dá pra arriscar dizer que o finalzinho de março/início de abril é o período mais provável de encontrar as cerejeiras em flor. Fica de olho aqui no blog e na página do Holandesando no Facebook, porque assim que as cerejeiras florescerem, eu atualizo tudo outra vez! 😉

  2. Olá, tem algum lugar proximo onde estacionar? Como vivo no sul queria ir de carro ate proximo ao parque.
    Beijos e obrigada pela dica!

    • Oi, Luiza. Ano passado eu fui de carro também. Então fica tranquila que tem estacionamento, sim! 🙂
      Na própria Burgemeester A. Colijnweg, que dá acesso ao parque, tem aqueles acostamentos próprios pra estacionar. Só que como é o local mais próximo das cerejeiras, lota no final de semana! Se for o caso, segue até a
      Nieuwe Meerlaan, que ao longo dela você vai ver alguns bolsões de estacionamento do Amsterdamse Bos. Tem no Geitenboerderij Ridammerhoeve e no Land van Bosse. E segundo a organização do parque me passou, é gratuito. O único porém é que desses locais vai dar uns 15 minutos de caminhada (você pode levar a sua bike junto e pedalar até as cerejeiras, se preferir).

      Mais tarde quando eu estiver no laptop eu atualizo a matéria com todas esssa indicações no mapa, pra facilitar. Abraços e veel plezier!

  3. Que post mais lindo! Sou louca pra ver a floração dessas lindas ao vivo, sabia? Sou apaixonada pelas fotos, é uma das coisas mais lindas do mundo!

  4. Eu não sabia da existência desse parque!
    Estou planejando uma viagem a Holanda e esse seu post caiu como uma luva!
    O mapa está devidamente salvo!
    Abraços.

  5. Acho lindas essas tradições orientais, o respeito que eles têm por antepassados e tudo que os liga à terra natal. E essas cerejeiras, gente! Que maravilhosas. Mesmo estando um tempo mais fresco o pessoal comparece em peso hein! Bjs

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.