Como é patinar no gelo nos canais de Amsterdã… e cair dentro d’água!

22
Canal de Amsterdam congelado vira pista de patinação no gelo
(Foto: Emily Rocha)

Os canais de Amsterdã congelaram na última semana! Sabe o que isso significa? Que uma cambada de holandeses pirados aproveitou para patinar no gelo nos canais da cidade!

Aí você pensa: mas não tem perigo de esse gelo quebrar e a pessoa cair no canal, não?

O pior é que dependendo da situação, tem, sim. E foi exatamente isso o que aconteceu enquanto eu estava filmando para o Insta Stories (ative o som para entender o que aconteceu):

Ativou o som? Então você ouviu certo: a pessoa que eu filmei caindo no gelo é o meu marido!!! 😲
 
Se o gelo estava assim, por que a gente se enfiou lá? O meu marido ficou bem? Por que ninguém escuta o Bonner e continua filmando na vertical?
 
É difícil explicar o que aconteceu sem eu achar que tenho uma boa dose de culpa nessa história. Afinal, a ideia de ir patinar no gelo foi toda minha.

Cuidado com o que você deseja

Eu já havia patinado num lago congelado em 2017 e amei a experiência. Mas ainda faltava realizar um sonho: sair deslizando pelos canais de Amsterdã e curtir a cidade lá de baixo. O problema é que não é todo inverno que isso acontece.

Veja também: brasileiros mostram como é o inverno na Holanda

A última vez que os canais de Amsterdã haviam congelado foi em 2012. Então quando fiquei sabendo da novidade, não tive dúvida: não podia deixar essa chance passar de jeito nenhum!

Canal em Amsterdam na Holanda congelado e pessoas jogam hockey no gelo em cima do canal
É agora ou nunca! Dá até pra jogar uma partidinha de hockey no gelo. Espaço é o que não falta! (Foto: Emily Rocha)

Já na quinta-feira tinha gente patinando por lá. Mas como eu sabia que o frio ia continuar, preferi esperar até sábado pra brincar de Lu Patinadora juntinho do maridón.

Não que ele estivesse muito a fim de ir até a capital, já que a gente pode patinar no gelo por aqui mesmo. Quando ele finalmente topou, eu pulei de alegria: partiu Amsterdã!

Conferimos a situação dos canais antes de sairmos e estava tudo ótimo. Mas como já dizia a canção...

No balanço das horas, tudo pode mudar

Como estávamos ocupados, só conseguimos chegar em Amsterdã à tarde. E aí que a situação já não estava mais tão legal assim. Sabe como é, a temperatura subiu e foi pra escaldantes 11 graus. Praticamente o deserto do Saara!

Canal em Amsterdam na Holanda fica congelado e as pessoas andam sobre o gelo e vendem bebidas e biscoitos em cima do canal
Calor escaldante o escambau! Pra se aquecer, o jeito era apelar pra barraquinha de bebida quente e biscoitinhos (Koek en Zopie) que instalaram em pleno canal. #Empreendedorismo (Foto: Emily Rocha)

Acho que deu pra ver o aguaceiro nessa última foto. Mas holandês é um bicho teimoso, né? Claro que ainda tinha bastante gente por lá e bom, se tem gente é porque ainda rola. Então bora patinar.

Casal patina sobre o gelo no Prinsengracht, famoso canal de Amsterdam que ficou congelado devido ao intenso inverno europeu. O local fica próximo à Casa da Anne Frank.
Eu e o maridón patinando no Prinsengracht, pertinho da Casa da Anne Frank! (Foto: Emily Rocha)

Mas a verdade é que a essa altura o gelo já estava meio mole e a insegurança foi aumentando.

garota escorrega no gelo do canal de Amsterdam na Holanda que está congelado devido ao intenso inverno europeu
Segura que eu vou cair! (Foto: Emily Rocha)

O alerta definitivo foi quando começamos a notar pequenas fontes de água brotando ao nosso redor. Daí a gente resolveu cair fora de vez. Quer dizer, o maridón é que deu no pé. Eu decidi fazer um último vídeo antes de sair do canal, mostrando a situação. #Prioridades

Por uma enorme ironia do destino, foi a minha falta de noção que me salvou.

Que tombo foi esse?

Lá estou eu, filmando, quando vejo que o gelo partiu e teve gente caindo dentro do canal. Pela tela do celular você mal consegue ver os detalhes. Mas peraí. Eu reconheço aquela mochila rosa. É a minha mochila, que estava com o meu marido. É O MEU MARIDO!!!

Aí quem tem cabeça pra Instagram nessa hora? Vou tentar socorrer, porque a última coisa que eu quero é ver meu marido fazendo o Jack no Titanic.

Leornardo Di Caprio e Kate Winslet em Titanic, na cena onde o Jack afunda. Podia ter sido num canal em Amsterdã...

Meu Deus, a gente quer socorrer e ao mesmo tempo bate o desespero: como ajudar sem cair junto?

Tudo aconteceu muito rápido. Quando eu cheguei perto, ele já tinha saído da água. Nem ele sabe dizer direito como tudo aconteceu. Só sei que deu um alívio danado ver que ele estava a salvo. Se bem que logo veio outro problemão.

O maridón estava ensopado até o peito! Naquele calorão de 11 graus que eu já mencionei.

O jeito era trocar de roupa o quanto antes. Viajar 1 hora de trem até a nossa cidade nessa situação, sem chance!

Então o jeito foi se despedir às pressas e sair pra fazer compras. E torcer pra eu não ganhar um divórcio ali mesmo. O homem tava uma fera!

Leia também: meus perrengues em Paris (e porque nunca mais eu volto lá)

Morri, mas passo bem

O meu marido é um cara super tranquilo. Daqueles que o mundo desaba e ele abre um livro pra ler. Mas quando foi a camada de gelo que resolveu desabar... deu até pra ver a fumacinha de ódio saindo da cabeça dele.

O melhor que eu tinha a fazer era ser eficiente. Eficiente e muda, pra evitar que o kissuco fervesse pro meu lado.

Acabamos parando na Perry, uma loja de material esportivo. Assim a gente já comprava tudo o que precisava de uma só vez: calça, blusa, meia, calçado... cheguei já explicando pros vendedores a emergência da situação: me ajuda senão esse homem vai me pedir o divórcio, gente!

Eles foram super solícitos e ofereceram até uma ducha pro maridón tomar. Depois ainda dizem que holandeses não gostam de tomar banho... contando o banho involuntário, esse já era o terceiro que ele tava tomando aquele dia!

E nem foi pela água suja. Acredite: os canais de Amsterdã são super bem tratados. Até a Rainha Máxima já nadou lá!

Mas vamos às compras. O vendedor indicou uma promoção pra quebrar o nosso galho.

moletons da puma em promoção em loja de material esportivo no Kalverstraat, famosa rua de compras em Amsterdam, na Holanda
Segundo item com 50% de desconto? É esse aí mesmo que a gente vai comprar!

E lá fomos nós de volta pra casa. Ele com moletom da Puma, camiseta da Puma, meia da Puma... não teve como eu não olhar praquilo sem dar uma gargalhada, seguida de desculpas. E mais risada.

Ainda bem que o maridón já não estava mais tão pistola e conseguiu levar numa boa. Acho que já dava pra tentar uma aproximação.

Hora de discutir a relação a zoeira

Foi só na estação, aguardando o trem de volta pra casa, que a gente teve condições de conversar. Comecei com a pergunta que não queria calar:

- Você tá com raiva de mim, né?
- Claro que tô! Você e suas ideias malucas! Não sei porque que eu ainda caio nessa!
- Acho que você nunca mais vai patinar no gelo comigo...
- Mas não vou mesmo!
- Ah, mas você disse lá na loja que só quando tivesse um Elfstedentocht novamente... aí a gente vai, né?
- Até lá a gente vê.

Patinação no Gelo no canal congelado durante o Elfstedentocht, o Tour das 11 cidades que acontece em Friesland, na Holanda
O Elfstedentocht é um tour de patinação no gelo por 11 cidades da Holanda. Pelo jeito o maridón já caiu em outra "ideia maluca" minha e nem percebeu... (Divulgação)

- Só te peço uma coisa. Não conta nada pra minha mãe. Ela vai fazer um monte de pergunta, querer saber o que aconteceu, como foi, como a gente saiu de lá e eu não quero falar disso.
- Ih, tarde demais. Já mandei o vídeo pro WhatsApp da família.
- VOCÊ FEZ O QUÊ???? EU NÃO ACREDITO!!!!
- Brincadeira, não mandei, não. Ou será que mandei? 😜
- Como é que você brinca comigo assim numa hora dessas?
- Ik hou van jou. ❤

Dá pra acreditar que depois disso a gente continua casado? Ele até liberou eu contar a história aqui, desde que eu não mostrasse ele. Compreensível, né?

Casa barco no Canal em Amsterdam, que está congelado devido ao intenso inverno europeu
Quem vê as fotos que eu tiro, não vê os tombos que o meu marido leva! (Foto: Emily Rocha)

Enquanto isso, em Amsterdã...

A essa altura já não havia mais condição nenhuma de patinar nos canais de Amsterdã. Mas acredita que ainda tinha gente insistindo?

A polícia vai fazer o quê? Entrar no canal e prender todo mundo? O jeito é disparar alarmes avisando pra galera sair do gelo. Ou, se eles estiverem por perto, jogar uma corda pra salvar quem cai no canal, que tem cerca de 5 metros de profundidade.

Teve até helicóptero de resgaste parando por lá. Por conta de um trote, diga-se de passagem. 😑

Como eu já havia explicado nesse texto, existe uma associação que verifica a espessura do gelo e avisa quando e onde é seguro patinar. A mídia também divulga as condições das pistas naturais o tempo todo. Patinar no gelo é seguro desde que você tome as devidas precauções.

Mas sabe como é: a gente nunca acha que vai acontecer com a gente. Até que acontece. O jeito foi resolver com uma medida mais drástica.

No domingo a Waternet, que é a companhia de saneamento básico, passou com um barco "quebra-gelo" pelos canais e acabou com a brincadeira de vez.

Quando teremos os canais congelados novamente? Se dependesse da vontade do meu marido, nunca mais. E pensar que ele não quis fazer o mergulho de Ano-Novo no mar gelado comigo pra cair na água em Amsterdã. Tadinho!

Pra terminar, eu deixo pra você esse clássico vídeo que mostra bem como eu tava me sentindo no canal em Amsterdã. Eu só não imaginava que quem fosse fazer o cosplay de Silvio Santos no final fosse o maridón!

https://youtu.be/XBF27z-8yU8

 

Salve no Pinterest:

RESERVE SEU HOTEL COM O HOLANDESANDO Booking.com

22 COMENTÁRIOS

  1. rsrs Me conte… e qual foi o periodo da viagem de vcs? Estarei lá no final de fevereiro de 2019 e quero muito patinar no gelo

  2. Ola…. que surreal.
    E apesar de drástica a história ficou divertida no final…. maridon ate patina de novo de pedir com jeito ne 🙂
    Abraços
    Thais

  3. Hahhahaha morri de rir com sua história! Coitado dele! Entrou numa fria (com o perdão do trocadilho) por sua causa hahahah. Mas valeu a pena de qualquer forma, né?

  4. Eu primeiro li o texto e depois vi o vídeo… Vc cortou o palavrão né? Hahahaha
    Meu marido estaria de bico comigo até hoje, mas assim como vc, eu teria caído na gargalhada após tudo passar!
    Que bom que está tudo ok!

    • Não cortei nada, não, Juliana! O desespero foi tão grande que nem tempo de pensar em palavrão eu tive. Só saí em disparada pra tentar ajudar ele! O pior é rir e se sentir culpada, né, é assim que eu fico aqui, kkkkkk

  5. Eu morri de rir com esse post!!+
    O meu marido teria a mesma reação… rs
    Parece até que você obrigou ele a calçar esses patins.
    já estou ansiosa pela próxima Aventura

    • Ai, alguém do meu lado, finalmente! haahaha
      Mas não é? E pra piorar, eu ainda perguntei pra ele na hora que a gente foi pro canal: “tem certeza que dá pra patinar aí?”
      O holandês nascido e criado é nele, né, se ele disse que sim…

  6. Hahahaha… que história engraçada e ao mesmo tempo uma baita roubada. Acho que o meu marido agiria da mesma forma. As fotos ficaram lindas!

  7. hahahahaha, peço desculpas para o teu marido, mas eu to rindo demais com este post. Eu já tinha visto um vídeo teu no Face de fora do canal e pensei – nossa, que coragem desse povo, e se quebra o gelo? Ahahaha, agora leio este post e descubro que quebrou com o teu marido. E na saída do canal, tranquilo ou estava descongelando na beirada?

  8. Hahaha, não acredito q seu marido caiu na água! Coitado! Tenho certeza de que a história vai ficar pra sempre, né? 🙂

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.