Imperdível: visite o palácio da família real holandesa em Haia

  • Fachada do Palácio Noordeinde em Haia, na Holanda

Julho é mês de férias de verão na Holanda. Por isso, todo mundo aproveita para viajar. Inclusive o rei, que tira uma folga do seu trabalho no Palácio Noordeinde, em Haia. E como o lugar vai estar desocupado mesmo, o que o Willem-Alexander decidiu fazer? Botou pra alugar no Airbnb?

Nada disso: a família real resolveu que o palácio vai ser aberto para visitação! O Holandesando já esteve lá em 2016, quando o Noordeinde abriu as portas à plebe ao público pela primeira vez. Agora a gente mostra em primeira mão como o palácio é por dentro e, claro, o que você precisa fazer para visitá-lo pessoalmente. O que é importantíssimo, já que os ingressos são bem limitados!

O que você vai ver no Palácio Noordeinde

A visita contempla a área central do palácio, onde, entre outras coisas, o Rei Willem-Alexander e a Rainha Máxima se reúnem com seu staff e recebem convidados. No total, são 12 ambientes visitados.

No térreo fica a Ontvangstkamer achter, que é uma sala usada para pequenas recepções.

Palacio-Noordeinde-Ontvangstkamer achter

Na parede há um quadro retratando o casamento da Rainha Wilhelmina, bisavó do atual monarca (veja o quadro em detalhe aqui). De presente de casamento, ela ganhou a próxima sala.

Sala indonésia, de madeira entalhada, no palácio noordeinde em Haia, na Holanda

Presente bem simplesinho, só uma lembrancinha mesmo… (Foto: Ben Grishaver)

A Indische zaal é, sem dúvida, a que mais me impressionou na visita. Essa sala é toda decorada com madeira entalhada. Ela foi confeccionada na Indonésia, colônia da Holanda na época (1901). Daí o povo indonésio ofereceu esse mimo de presente à Wilhelmina e ao Príncipe Hendrik, que ainda aprovaram todo o projeto antes. E a gente aqui reclamando de noivos que exigem geladeira de presente…

No andar de cima, há uma enorme sala de jantar com capacidade para servir 72 pessoas. Já no salão de dança, conhecemos o local onde acontecem os arrasta-pés da realeza.

salão de dança do palácio Noordeinde em Haia

Aqui você pode dançar o Des-pa-ci-to (pronto, agora não sai mais da sua cabeça também)

De todos os locais, o mais especial é o Balkonkamer. É nessa sala que a família real fica antes de sair até o balcão e acenar a seus súditos no Prinsjesdag, todos os anos, no mês de setembro.

Balkonkamer do Palácio Noordeinde em Haia. Aqui a família real holandesa se reúne antes de ir ao balcão acenar para o público

É aqui que a família real se reúne antes do aceno. (Foto: Maarten Schuth)

Família Real Holandesa acena para o público do balcão do palácio Noordeinde, em Haia

Príncipe Constantijn, Princesa Laurentien, Rainha Máxima e Rei Willem-Alexander acenando do balcão. Isso é o que o povo vê… (Foto: Roel Wijnants)

vista da rua a partir do balcão do Palácio Noordeinde em Haia

…e essa é a visão que a realeza tem (mas com a rua completamente lotada)!

É claro que eu optei por não mostrar todos os ambientes para não estragar a surpresa. Mas se você tiver muita curiosidade e não ligar para spoilers, dá para fazer um tour virtual com o Google Street View.

Você pensa que a visita acabou aí? Ainda tem mais!

Estábulos Reais

Jardim do Palácio Noordeinde em Haia, com os Estábulos Reais ao fundo

Vista dos Estábulos Reais a partir do Jardim do Palácio (Paleistuin). Esse jardim é aberto ao público o ano inteiro e o acesso é gratuito. #Dica

Além da visita ao Palácio Noordeinde, também é possível conhecer os estábulos reais. Lá ficam os cavalos, carruagens e outros veículos utilizados pela família real. Só tem um probleminha.

O estábulo pode ser visto de terça a sexta, enquanto o palácio, só aos sábados. Ou seja: as visitas acontecem em dias separados, o que dificulta muito a vida de quem não mora em Haia. Além disso, a Carruagem Dourada (Gouden Koets), que é a mais bonita de todas, está em restauração.

Por isso eu acabei optando por deixar os Estábulos Reais para outra oportunidade. Quem sabe dessa vez? :)

Carruagem holandesa Gouden Koets em Haia durante o Prinsjesdag

A Gouden Koets, de 1898, deve passar alguns anos em restauração. (Foto: Minister-president Rutte)

Agora que você já sabe o que te espera nessa visita, vamos ao que interessa: como descolar ingresso para visitar o Palácio Noordeinde.

Como visitar o Palácio Noordeinde

Para conhecer o palácio, é preciso adquirir ingresso com antecedência. Ele começa a ser vendido no dia 30/06/2017 neste site e custa 6 euros. O horário de início da venda ainda não foi divulgado, mas como no ano passado começou às 10 da manhã (horário de Amsterdã), vale a pena ficar ligado desde cedo! Confira no final da matéria os dias e horários disponíveis.

Importante:

  • Cada pessoa pode comprar até 4 ingressos, que são pessoais e intransferíveis. Por isso tenha em mãos o nome completo e data de nascimento dos visitantes e não se esqueça de levar o passaporte ou carteira de motorista holandesa no dia.
  • Leve com você o mínimo possível. Não é permitido entrar no palácio com bolsa maior que uma folha de papel A4 e o palácio não disponibiliza armários.
  • Em compensação, a câmera está liberada. Só não vai fazer que nem eu, que levei a super Canon e fui descobrir lá que havia esquecido a bateria no carregador. Ainda bem que tinha o celular pra salvar o dia!

Curtiu a dica? Então não se esqueça de compartilhar por aí e dar aquela força pro Holandesando continuar mostrando a Holanda além de Amsterdã. :)

 

Serviço

Palácio Noordeinde – visitação pública 2017
15/07, 22/07, 29/07 e 05/08, das 10h às 18h
Endereço: Noordeinde 68, Haia
Mapa

Estábulos reais
18 a 21/07, 25 a 28/07 e 01 a 04/08, das 13h às 17h
Endereço: Hogewal 17, Haia
Mapa

Preço: € 6 cada atração. Crianças até 5 anos: grátis
Ingressos exclusivamente online a partir do dia 30/06 neste link


Fontes:

Het Koninklijk Huis
Livreto Welkom in Paleis Noordeinde en de Koninklijke Stallen, distribuído no dia da visita

Booking.com

13 Comments

  • comment-avatar
    Michela Borges Nunes 03/07/2017 (02:36)

    hahahahaah, Despacito, ahahahah. Ai, adoro visitas a palácios! Acho lindos por dentro, os detalhes, decoração e gostei muito deste, pelas fotos que mostraste. Muito bom de ler este post.

  • comment-avatar
    Analuiza (Espiando Pelo Mundo) 01/07/2017 (14:55)

    Ah! Quero e quero muito! Estive em Haia por alguns dias, anos atrás, e não estava aberto à visitação! Uma pena, porque adoro este tipo de visita. Quantas (ótimas) desculpas para voltar a Holanda! 🙂

  • comment-avatar
    Pollyane Martins | www.diariodepolly.com | 01/07/2017 (07:26)

    Será que eu terei que voltar a Haia, uma das cidades que mais amei no mundo, só para conhecer esse palácio? Sim ou com certeza? Ameeeei o post! Sempre dou uma olhadinha no seu blog, pois amo a Holanda e ainda penso em me mudar praí um dia =D Obrigada por compartilhar todas as dicas 😉 Beijo grande.

  • comment-avatar
    Camila Lisbôa 01/07/2017 (02:01)

    Roberta… vim aqui só pra falar que fiquei cantando despacito por uma hora depois de ver o post. Espero que o comentário sirva pra você lembrar da música também =P

    PS: excelente post! 🙂

    • comment-avatar
      Robbie Robbie 06/07/2017 (09:52)

      Hahahaaha o pior é que funciona! Agora vou ficar o dia inteiro com des-pa-ci-to na cabeça também!

  • comment-avatar
    Flávia Donohoe 30/06/2017 (19:06)

    Visitar palácios reais é um programa tão diferente e ao mesmo tempo especial, depois que visitei alguns castelos aqui na Inglaterra quero conhecer vários por aí, esse da Holanda parece ser um dos mais lindos!

  • comment-avatar
    Flavia Zenke 30/06/2017 (18:49)

    Nossa, fiquei apaixonada por esse palácio. E as sala? Quanta grandiosidade!! Adorei a que eles ganharam de presente de casamento. Ótimas fotos!

  • comment-avatar
    Klecia 30/06/2017 (14:01)

    Que incrível poder visitar o palacio por dentro! É um sonho de todo mundo que passa o ano todo sem poder dar uma espiadinha na realeza ne? Como estou meio longe, foi ótimo poder viajar la por dentro com você 🙂

  • comment-avatar
    Francisco Piazenski 30/06/2017 (12:07)

    Muito legal esse post, deve ser muito bacana visitar o palácio real, que aliás é muito bonito. Pena os estábulos reais estarem fechados no dia de sua visita!

  • comment-avatar
    NiKi Verdot (1001 Dicas de Viagem) 30/06/2017 (11:46)

    Show demais! Como disse no seu Instagram, eu AMEI essa dica.. essa oportunidade de poder fazer essa visita rara. =] Estou planejando uma ida para à Holanda… Assim que tiver um feriadinho prolongado aqui na França espero poder fazer isso. Adoro conhecer palácios e, se tudo der certo, consigo encaixar um passeio desse no meu roteiro!

  • comment-avatar
    Monique B.Ribeiro 29/06/2017 (21:10)

    Que demais e que lindo esse palácio! Adoro visitas assim e anotei a dica para quando voltar à Holanda!

    Adorei o relato e as fotos.

    Abraços

  • O que conhecer em Haia: um valioso daytrip de Amsterdã | Diário de Navegador 27/06/2017 (20:39)

    […] A Roberta do blog Holandesando esteve no Palácio e fez um post sobre a visita! […]