Parada das Flores: assista à montagem dos carros de pertinho

13
Carros de flores com pássaros sendo montados para a Parada das Flores do Keukenhof, na Holanda

A Parada das Flores do Keukenhof está chegando! Se você está morrendo de curiosidade e quer ver os carros do desfile antes de todo mundo, essa dica é pra você.

Sabia que você pode acompanhar pessoalmente a montagem dos carros da Parada das Flores?

Tal como em um desfile de escola de samba, os carros alegóricos da Parada das Flores são construídos em um grande depósito. Só que aqui a montagem começa dias antes do desfile. Mais precisamente, a partir da quarta-feira!

Carro alegórico para a Parada das Flores Keukenhof na Holanda em formato de vaca
Continue lendo para ver o resultado final desse carro. :)

Não, holandês não tem mania de deixar tudo para última hora. Mas como as flores têm um prazo de vida bem curto, não há outra solução possível. Melhor pra gente, que pode acompanhar tudo de pertinho. Foi o que eu fiz em 2017:

Pra quem gosta de acompanhar os bastidores e ver como as coisas são feitas, esse é um passeio bem legal de fazer. Outra coisa que chama bastante a atenção lá é o perfume das flores. O que gerou uma situação bem curiosa.

É que eu fui comentar com os voluntários como devia ser gostoso trabalhar num lugar tão perfumado. E sabe o que eu ouvi de volta? Que eles estavam há tanto tempo lá que já não conseguiam sentir mais perfume algum!

Bastidores da Parada das Flores do Keukenhof, com voluntários montando carro de flores em forma de tamanco e tulipas
Ou será que o trabalho é tanto que não sobra tempo nem pra respirar e sentir o perfume?

Além do perfume que quase todo mundo sente, há também apresentações musicais e praça de alimentação no local. Aliás, o ingresso (que custa só 5 euros para adultos) dá direito a um café ou um chá. Ou seja, você vai perder um evento que é quase de graça?

Como chegar ao local da montagem dos carros

Carro alegórico decorado com flores na forma de um Urso Panda para a Parada das Flores do Keukenhof, na Holanda
Não são só as flores que são usadas para a decoração dos carros. Bulbos também! Tá vendo eles colados no fucinho do panda?

A estação de trem mais próxima do galpão onde os carros são montados é a Estação Sassenheim. De lá, são 15 minutos a pé até o local do evento. Também é possível pegar um ônibus, que passa na estação a cada meia hora.

É a linha 385 – Den Haag Centraal. São 3 minutos de percurso até chegar ao ponto Sassenheim, Uiver, que fica bem pertinho do galpão.

Para planejar sua viagem de trem até Sassenheim, consulte o site da NS. Para outras opções de chegada e informações de trânsito e transporte público em tempo real, é só conferir no Google Maps.

Depois de prontos, os carros partem na tarde de sexta-feira rumo a Noordwijkerhout. E lá mesmo acontece a Parada Iluminada das Flores. Taí uma coisa bem bacana que muita gente desconhece! Saiba mais sobre esse evento e outros dicas sobre a Parada das Flores no Guia Completo com rota que eu preparei.

Na Parada das Flores do Keukenhof, carro alegórico em forma de vaca passa pelas ruas da Holanda
Olha como ficou o carro da vaquinha no Dia do Desfile oficial! (Foto: Divulgação)

Gostou da dica? Então confira outros textos sobre a Holanda das Flores:

Serviço

Parada das Flores 2018 – Montagem dos Carros
Dias 18 e 19 de abril, das 9h às 22h
Dia 20 de abril, das 9h às 13h
DeLeeuw Flowerbulbs
Rijksstraatweg 52 – Sassenheim | Mapa
Entrada: adultos €5; crianças de 6 a 12 anos: €2; menores de 6 anos: grátis (o ingresso inclui café ou chá grátis)

Salve no Pinterest:

RESERVE SEU HOTEL COM O HOLANDESANDO Booking.com

13 COMENTÁRIOS

  1. Adorei seu blog num todo e sua história. Me apaixonei por um português e por Portugal também fiquei por aqui.
    Adorei as dicas até porque nunca fui ver as flores acredita? Fui a Amsterdam e tcharam…. Nada de TULIPAS! kkkk É um programa que precisoooo fazer, está na lista. Adorei!!!

    • Pois é, muita gente acha que vai achar os campos de tulipas em Amsterdã (eu também caí nessa quando vim pela primeira vez), rs!
      E que coincidência, hein? Pelo menos você não teve que aprender um idioma completamente maluco nessa mudança!
      Abraços

  2. Realemente deve ser incrivel assistir, nos em portugal tambem temos a festa da flor na ilha da Madeira e é linda

  3. O carnaval da minha terra em Portugal também tem flores nos carros, é tão bonito! Mas adorava ter esta experiência de ficar nos bastidores e quem sabe ajudar =)
    Esse panda é só a maior fofura!!

    • Oi, Rui! Então, eu também pensava assim no início. Depois eu aprendi que, na verdade, “destruir” as flores faz parte do processo do cultivo de bulbos. Os fazendeiros têm de cortar as flores quando elas florescem para o bulbo ficar forte e poder ser comercializado. Se a flor floresce e não é cortada a tempo, o bulbo enfraquece e não pode mais ser replantado, porque não dará novas flores – e aí sim teríamos um problema, rs. Daí que eles aproveitam as flores cortadas e usam no desfile. 😉

    • Quando a pessoa sabe o que tá fazendo, dá mesmo… mas se der isso na minha mão, não quero nem imaginar o show de horrores que vai sair, hahaha. Mais fácil eu sair com as mãos todas coladas e cheias de flores! 😛
      Abraços!

  4. Uau! Deve ser uma coisa linda de ver!!!! Tanto colorido e beleza. Esta coisa do perfume é verdade: o olfato acostuma, mas para quem está chegando ali deve ser mesmo uma delícia! Tomara um dia eu possa ver tudo isso de pertinho! 🙂

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here