Jardim Japonês de Haia: descubra esse tesouro escondido

Encontre beleza e paz no maior e mais antigo jardim japonês da Holanda, que fica aberto só 8 semanas ao ano

9
Jardim Japonês de Haia, na Holanda, no parque Clingendael, é o maior e mais antigo da Holanda. Vista da ponte japones e do pavilhão japonês

O Jardim Japonês de Haia é o maior e mais antigo da Holanda. Ele fica aberto apenas 8 semanas ao ano e a entrada é gratuita. Veja como é e saiba quando visitar.

Quando a gente fala de Haia, muita gente logo pensa no parlamento holandês e na vida agitada da terceira maior cidade da Holanda. Mas lá também fica um pequeno tesouro escondido, que parece saído de um sonho: é o maravilhoso jardim japonês do Parque Clingendael.

Veja também: como visitar o palácio da família real holandesa em Haia

Jardim Japonês de Haia, na Holanda

É de cair o queixo. A gente se sente teletransportado para o Japão, no meio de tanta calma e delicadeza. Também pudera: o jardim japonês tem impressionantes 6800 metros quadrados, o que faz dele o maior da Holanda. E não para por aí.

Além disso, ele é o jardim japonês mais antigo do país também. Ele foi criado por volta de 1915 pela proprietária das terras de Clingendael, a Baronesa van Brienen.

jardim japonês de haia, na holanda, durante a primavera
Dizem que a grama do vizinho é sempre mais verde. No caso do vizinho da baronesa, era a mais pura verdade!

Ela fez inúmeras viagens ao Japão e ficou maravilhada com os jardins que encontrou por lá. Isso porque eles eram bem diferentes dos jardins ingleses em voga na época (e que inspiraram o jardim que seria o Keukenhof futuramente). Daí sabe que ideia ela teve?

Ir trazendo tudo do Japão para a Holanda, de navio! Ela importou plantas raras, estátuas e até um pavilhão japonês! Essa baronesa era uma sacoleira de mão cheia, vamos combinar?

Estátua de Buda no Jardim Japonês de Haia
Suas definições de EU SOU RYKA foram atualizadas. Namastê.

Só a partir de 1954, quando o Clingendael passou para as mãos da prefeitura, é que nós, pobres mortais, tivemos acesso a esse pequeno pedaço do paraíso. Mas como a vegetação do local é muito delicada e requer vários cuidados, o jardim não fica aberto o ano inteiro, não.

Quando visitar o jardim japonês de Haia

O jardim japonês fica aberto para visitantes apenas 8 semanas ao ano. Ele abre por 6 semanas na primavera (a partir do final de abril) e mais 2 no outono (na metade de outubro).

Em 2018 as datas para visitar o jardim japonês são:

  • Na primavera: de 28 de abril a 10 de junho, das 9h às 20h;
  • No outono: de 13 a 28 de outubro, das 10h às 16h.
Jardim Japonês de Haia, na Holanda, no outono, com folhas vermelhas e caídas pelo chão
Vale a pena repetir o passeio no outono, quando a paisagem se transforma e o verde vai dando lugar lugar às folhas amarelas e vermelhas. (Foto: Paula Chinelato/The Nerdylands Blog)

Como chegar ao jardim japonês

O jardim japonês fica dentro do Parque Clingendael, em Haia. Para chegar até lá de transporte público, é preciso pegar o ônibus 18 – Den Haag Clingendael que sai da Estação Den Haag Centraal. Desça no ponto final, que fica a poucos metros do parque.

Para chegar de trem até a Estação Den Haag Centraal, planeje o itinerário a partir da sua cidade no site da NS.

O endereço completo e mapa você encontra no final do artigo, em "Serviço".


Booking.com

Dicas para visitar o jardim japonês de Haia

Para manter o local preservado, há uma série de regrinhas e cuidados a se tomar ao visitar o jardim japonês:

  • Não é permitido entrar no parque acompanhado de cachorros ou com carrinho de bebê.
  • A entrada com cadeira de rodas é permitida. Neste caso, há uma entrada específica com uma rota especial a ser feita pelo cadeirante.
  • Não é permitido fazer churrasco ou piquenique no jardim japonês. Se preferir, há um café no próprio Parque Clingendael, no lado de fora do jardim.

Gostou da dica? Então confira também outro pedacinho do Japão na Holanda: é o Parque com 400 Cerejeiras que fica pertinho de Amsterdã.

Serviço

Jardim Japonês de Haia – temporada 2018
De 28 de abril a 10 de junho, das 9h às 20h
De 13 a 28 de outubro, das 10h às 16h
Landgoed Clingendael - Clingendael 12a, Haia | Mapa
Grátis

Salve no Pinterest:

Blogagem Coletiva: Jardins pelo Mundo

Esse texto faz parte de uma blogagem coletiva com o tema Jardins pelo Mundo. Confira mais jardins interessantes com os blogs participantes:

RESERVE SEU HOTEL COM O HOLANDESANDO Booking.com

9 COMENTÁRIOS

  1. Que lindo!!!! Acabei de passar por Haia e de fato – pensei no parlamento e no agito da cidade rsrsrs e é tão escondido que eu não tinha lido nada ainda sobre ele. Mas de qualquer maneira não iria pegá-lo aberto =x mas sempre temos bons motivos para voltar, esse é um deles.

  2. Que maravilha de jardim, acho que é o jardim oriental mais lindo que já vi. Adorei as folhas coloridas e o gramado verdinho, tudo tão lindo que dá vontade de conhecer também. Imagino visitar este lugar e poder ver de perto tanta beleza, uma preciosidade.

  3. Gente… como assim o maior e mais antigo e só fica aberto por 8 semanas no ano? Que cruel isso! Você foi no outono né? Chuto isso pelas fotos! Ah… tenho que expressar que adoro o seu blog e adoro o jeito que escreve porque é uma linha que também seguimos, ou seja, bem descontraído e falando de coração!!!

    • Oi, Estela! Obrigadão pela mensagem!
      Então, o jardim fica aberto pouco tempo porque a vegetação é bem frágil e requer muito cuidado. Daí que não tem condição de receber visitantes o ano inteiro.
      No outono eu ainda não fui. A Paula do The Nerdylands Blog que tirou a foto durante a visita dela e cedeu gentilmente aqui pro blog! 🙂

  4. Que espetáculo e que delicadeza! Um jóia da natureza que farei o possível para visitar e muito obrigada por compartilhar essas informações e histórias. Parabéns pelo post! Abraços

  5. Essa primeira foto me lembrou um livro (acho que era de gramática) que tinha uma ilustração e desde pequena eu sempre ficava pensando se existiria um lugar assim na vida real… Ver as fotos me remeteu a isso! Adorei o post, as dicas, estou realmente encantada, PRECISO conhecer!

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.