O Dia da Libertação, ou Bevrijdinsdag, acontece no dia 5 de maio e é uma das datas mais importantes da Holanda. Foi nessa data, em 1945, que o país finalmente se libertou do domínio da Alemanha Nazista. Quer ver só como a Holanda comemora a liberdade?
5 mei moet je in AMSTERDAM zijn!
Vanochtend mochten we onze ambassadeur MY BABY bekend maken als Ambassadeur van de Vrijheid! Hoe vet is dat? Deze helikopteract zie je dus 5 mei op ons podium tijdens Bevrijdingsfestival Amsterdam Het Vrije Westen 2018! Heb jij er al zin in? Vanavond is bij Jinek de enige, echte Fedde Le Grand aanwezig om te praten over het zijn van Ambassadeur van de Vrijheid op 5 mei.
Geplaatst door Het Vrije Westen op Donderdag 22 februari 2018
Prepare-se para muitos shows e eventos espalhados por todo o país. É o Bevrijdinsfestival, o Festival da Libertação. Para quem já estava com saudade ou perdeu o Dia do Rei, essa é uma ótima alternativa para cair na festa!
Veja também:
• Calendário de Festas, Eventos e Feriados na Holanda
• Calendário de Festivais de Música na Holanda
Quando e onde acontece o Bevrijdinsfestival

O Bevrijdinsfestival acontece no dia 5 de maio, o dia (e noite!) inteiro. São 12 cidades que representam cada uma das províncias da Holanda. Há mais duas cidades participam do festival: Amsterdã, capital do país, e Haia, sede da Corte Internacional de Justiça.
Clique no nome da cidade para acessar o site com informações e programação completa:
- Almere, província Flevoland
- Amsterdã, província Noord-Holland e capital do país
- Assen, província Drenthe
- Den Bosch, província Noord-Brabant
- Groningen, província Groningen
- Haarlem, província Noord-Holland
- Haia, província Zuid-Holland e sede da Corte Internacional de Justiça
- Leeuwarden, província Friesland
- Roermond, província Limburg
- Roterdã, província Zuid-Holland
- Utrecht, província Utrecht
- Vlissingen, província Zeeland
- Wageningen, província Gelderland
- Zwolle, província Overijssel
Eu aproveito a data para curtir a festa na cidade de Wageningen. Além de ser pertinho de casa, essa cidade tem uma importância histórica no Dia da Libertação.
A festa em Wageningen, a cidade marco do Dia da Libertação
Foi na cidade de Wageningen que os alemães assinaram os termos da capitulação. Por isso, apesar de esse dia ser ponto facultativo, a cidadezinha para e vira pura festa!

Há vários palcos espalhados pela cidade, com os mais variados tipos de música. Bebida e comida também não faltam. Mas o que chama mesmo a atenção no meio dessa bagunça acaba sendo outra coisa. Será que você vai notar também?

Veja também: Mural da Anne Frank em Amsterdã feito pelo artista brasileiro Kobra
Outra tradição no dia 5 é o concerto de encerramento que acontece em Amsterdã. Eu já vi pela tv e sou louca pra assistir pessoalmente!
Concerto de encerramento em Amsterdã
Já pensou assistir a um concerto gratuito de música clássica nos canais de Amsterdã e com a presença da família real holandesa?

É assim que acontece o concerto de encerramento do Dia da Libertação! Há quem assista da rua, em cima do Magerebrug ou até no seu próprio barco (mas dá pra alugar também). Chegue cedo para garantir um bom lugar!
A família real marca presença, assistindo ao vivo às performances. A despedida acontece no barco, ao som de "We'll Meet Again", canção que ficou famosa durante a Segunda Guerra por representar os soldados que se separavam de suas famílias para lutar pelo país:
Vai lá:
Concert op de Amstel
Dia 05/05, das 21h às 22h30
Amstel, próximo ao Teatro Carré e à ponte Magerebrug | Mapa
Grátis
Trasmissão ao vivo no Canal NPO1
E você, já sabe como vai comemorar o Dia da Libertação? Ou, se já participou da festa, como foi a experiência? Conta pra gente nos comentários!
Acho interessante “virar a página” história com um evento assim tão leve e alegre.
Não sabia dessa festança toda, adorei! Já quero marcar uma viagem pra Holanda nessa data!
Só na balada! 😀 Muito legal a sugestão de passeio, hein Robbie. E acho bem interessante e engraçado ainda existir fami.ia real.
Deve ser demais, tantas atrações incríveis, nunca participei mais iria amar, quem sabe ano que vêm.
Uau, esse festival parece ser tão divertido! Amei 🙂
Que delícia! Eu estive em Amsterdam no dia do Rei ano passado e amei. Imagino que essa festa deva ser parecida. Vou agendar!
É um pouco menos laranja, digamos assim, rs! O país não para como no Dia do Rei (só em algumas cidades, como Wageningen), mas super vale a pena se jogar na festa! 😀
Wow! Esse festival deve ser espetacular. Para além de todo o significado histórico deve ser um ambiente frenético, vibrante e cheio de cores. Adorava passar neste evento nem que fosse só umas horas. Abraços
Que máximo! Não sabia que a data era comemorada na Holanda e ainda com uma festa deste tamanho! E viva a liberdade, que ela dure para sempre! Que comemoremos para não esquecermos da importância de países e povos livres! Quem sabe um dia eu veja ao vivo?! 🙂
Vejo que esta era a altura certa para estar na Holanda… a ver se estou mais atento para 2019 🙂 Belas dicas.
Eu não sabia desse feriado e das comemorações. Um dia muito importante e precisa mesmo ser lembrado e celebrado.
Amei! Adoro povo que sabe fazer festa, sacudir a poeira e mostrar pro mundo que é feliz!
Deve ser bem bacana poder estar em viagem e ainda aproveitar o Bevrijdinsfestival. Poder vivenciar essa data com os locais deve ser uma experiência única.
Fui ano passado em Haarlem, fique pouco tempo mas gostei bastante.
É sempre bom ver as pessoas na Holanda em festa.