Festival do Dia da Libertação tem shows gratuitos por toda a Holanda

200 artistas se apresentam em 14 cidades espalhadas pelas 12 províncias da Holanda. A entrada é grátis.

14
Palco em Den Bosch do Festival do Dia da Libertação na Holanda
(Foto: Divulgação)

O Dia da Libertação, ou Bevrijdinsdag, acontece no dia 5 de maio e é uma das datas mais importantes da Holanda. Foi nessa data, em 1945, que o país finalmente se libertou do domínio da Alemanha Nazista. Quer ver só como a Holanda comemora a liberdade?

5 mei moet je in AMSTERDAM zijn!

Vanochtend mochten we onze ambassadeur MY BABY bekend maken als Ambassadeur van de Vrijheid! Hoe vet is dat? Deze helikopteract zie je dus 5 mei op ons podium tijdens Bevrijdingsfestival Amsterdam Het Vrije Westen 2018! Heb jij er al zin in? Vanavond is bij Jinek de enige, echte Fedde Le Grand aanwezig om te praten over het zijn van Ambassadeur van de Vrijheid op 5 mei.

Geplaatst door Het Vrije Westen op donderdag 22 februari 2018

Prepare-se para muitos shows e eventos espalhados por todo o país. É o Bevrijdinsfestival, o Festival da Libertação. Para quem já estava com saudade ou perdeu o Dia do Rei, essa é uma ótima alternativa para cair na festa!

Quando e onde acontece o Bevrijdinsfestival

Caro Emerald se apresenta em Haarlem no Bevrijdinsfestival, o Festival do Dia da Libertação da Holanda
Show da Caro Emerald em Haarlem, em 2015 (Foto: Ruben van Vliet/Divulgação)

O Bevrijdinsfestival acontece no dia 5 de maio, o dia (e noite!) inteiro. São 12 cidades que representam cada uma das províncias da Holanda. Há mais duas cidades participam do festival: Amsterdã, capital do país, e Haia, sede da Corte Internacional de Justiça.

Clique no nome da cidade para acessar o site com informações e programação completa:

Eu aproveito a data para curtir a festa na cidade de Wageningen. Além de ser pertinho de casa, essa cidade tem uma importância histórica no Dia da Libertação.

A festa em Wageningen, a cidade marco do Dia da Libertação

Foi na cidade de Wageningen que os alemães assinaram os termos da capitulação. Por isso, apesar de esse dia ser ponto facultativo, a cidadezinha para e vira pura festa!

Bevrijdinsfestival, o Festival do Dia da Libertação na Holanda
(Foto: Birthe Kulik/Divulgação)

Há vários palcos espalhados pela cidade, com os mais variados tipos de música. Bebida e comida também não faltam. Mas o que chama mesmo a atenção no meio dessa bagunça acaba sendo outra coisa. Será que você vai notar também?

bandeiras hasteadas em homenagem ao dia da libertaçao na cidade de Wageningen, na Holanda
Andando pelas ruas da Holanda nos dias 4 e 5 de maio, você encontra fácli várias bandeiras hasteadas. No dia 4, que é reservado à memória das vítimas da guerra, elas ficam à meio mastro.

Veja também: Mural da Anne Frank em Amsterdã feito pelo artista brasileiro Kobra

Outra tradição no dia 5 é o concerto de encerramento que acontece em Amsterdã. Eu já vi pela tv e sou louca pra assistir pessoalmente!

Concerto de encerramento em Amsterdã

Já pensou assistir a um concerto gratuito de música clássica nos canais de Amsterdã e com a presença da família real holandesa?

Concerto no Amstel, em Amsterdã, durante o Dia da Libertação
(Foto: ©Nationaal Comité 4 en 5 mei - Ilvy Njiokiktjien)

É assim que acontece o concerto de encerramento do Dia da Libertação! Há quem assista da rua, em cima do Magerebrug ou até no seu próprio barco (mas dá pra alugar também). Chegue cedo para garantir um bom lugar!

A família real marca presença, assistindo ao vivo às performances. A despedida acontece no barco, ao som de "We'll Meet Again", canção que ficou famosa durante a Segunda Guerra por representar os soldados que se separavam de suas famílias para lutar pelo país:

https://youtu.be/u3dAjx2iqrQ

Serviço

Concert op de Amstel
Dia 05/05, das 21h às 22h30
Amstel, próximo ao Teatro Carré e à ponte Magerebrug | Mapa
Grátis
Trasmissão ao vivo no Canal NPO1

E você, já sabe como vai comemorar o Dia da Libertação? Ou, se já participou da festa, como foi a experiência? Conta pra gente nos comentários!

Salve no Pinterest:

RESERVE SEU HOTEL COM O HOLANDESANDO Booking.com

14 COMENTÁRIOS

    • É um pouco menos laranja, digamos assim, rs! O país não para como no Dia do Rei (só em algumas cidades, como Wageningen), mas super vale a pena se jogar na festa! 😀

  1. Wow! Esse festival deve ser espetacular. Para além de todo o significado histórico deve ser um ambiente frenético, vibrante e cheio de cores. Adorava passar neste evento nem que fosse só umas horas. Abraços

  2. Que máximo! Não sabia que a data era comemorada na Holanda e ainda com uma festa deste tamanho! E viva a liberdade, que ela dure para sempre! Que comemoremos para não esquecermos da importância de países e povos livres! Quem sabe um dia eu veja ao vivo?! 🙂

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.