Relógio surreal no Aeroporto de Amsterdã mostra as horas de um jeito que você nunca viu

10
Atualizado em

Desde julho de 2016, o Aeroporto Schiphol, na Holanda, tem um relógio que mostra as horas de uma forma bem inusitada: através de arte performática!

Em vez do tradicional modelo analógico, foi colocado um relógio de 3 metros de altura e, dentro dele, há um suposto funcionário desenhando os ponteiros. Só para em seguida limpá-los e começar tudo outra vez, minuto a minuto.

Eventos ocorrem em tempo real

A obra foi criada pelo artista holandês Maarten Baas e faz parte da série Real Time, com instalações expostas em museus como o MoMA, Victoria & Albert Museum e Rijksmuseum, entre outros.

Nas palavras dele: “Real Time é um termo usado pela indústria cinematográfica. Significa que a duração de uma cena retratada tem exatamente o mesmo tempo que levou para filmá-la. Eu brinco com esse conceito nos meus relógios Real Time mostrando vídeos onde os ponteiros são literalmente movidos em tempo real”.

Resumindo, a performance dele parte do mesmo princípio da série 24 horas.

relogio-schiphol-amsterdam_01
“Os acontecimentos a seguir ocorrem entre 3:00 e 4:00. Eventos ocorrem em tempo real.” Só faltou o barulhinho do relógio. Sdds Jack Bauer.

Funcionários do aeroporto como inspiração

Para surpresa geral, o funcionário dentro do “relojão” não é o Jack Bauer disfarçado, mas o próprio Maarten. Para fazer essa vídeo-performance ele se inspirou nos funcionários “sem rosto” que trabalham no aeroporto em seus trajes azuis.

O vídeo tem duração total de 12 horas e, portanto, é apresentado na íntegra duas vezes ao dia. Ou seja, se alguém estiver realmente disposto a ver tudo antes de embarcar, vai ter de rolar um atraso de voo daqueles, né… é uma maratona digna de Netflix!

Surrealismo e homenagem a Mondrian

A performance é claramente influenciada pelo Surrealismo, em especial o Teatro do Absurdo, onde muitas vezes os personagens ficam presos em uma situação repetitiva e sem conclusão à vista.

O toque surrealista fica completo ao olhar a parte de trás da instalação: lá está uma plataforma, com uma escada e uma porta. A brincadeira quer nos levar a crer que foi por ali que o funcionário entrou no relógio. Pra completar, ainda dá para vê-lo de costas executando o seu trabalho.

Esperando Godot Transportes Aéreos. Foto: Reprodução Vimeo /
Esperando Godot Transportes Aéreos. Foto: Reprodução Vimeo / Maarten Baas

Mas as influências que inspiraram o artista não terminam aí. Ao vestir um macacão azul e limpar os ponteiros do relógio com a ajuda de um paninho amarelo e um balde vermelho, ele homenageia Rietveld e Mondrian, artistas holandeses que participaram do movimento De Stijl.

Mondrian
Composição II em Vermelho, Azul e Amarelo. Piet Mondrian, 1930. Domínio Público, via Wikimedia Commons.

Dicas Holandesando

  • O relógio fica no recém-renovado Lounge 2. Portanto, para vê-lo, você precisa estar na área de embarque do aeroporto.
  • Caso a sua área de embarque não seja o Terminal 2, não tem problema: você ainda pode se deslocar até lá para ver o relógio. Mas para sair de um terminal para o outro, você vai precisar apresentar seu passaporte novamente. Também fique esperto para não perder o seu voo, já que os terminais são enormes e uma boa caminhada pode ser necessária.
  • Para não se perder no caminho, use o mapa do aeroporto. Esses mapas também ficam disponíveis nos balcões de informações e, claro, sempre vai ter alguém lá para tirar sua dúvida, caso você precise.
  • Como você provavelmente só vai passar por lá ao deixar o país, pense nessa obra como uma lembrança final da Holanda, um presente de despedida. E boa viagem! :)
ECONOMIZE COM O HOLANDESANDO: Booking.com

10 COMENTÁRIOS

  1. Amsterdã sempre surpreendendo, fiquei encantada com esse relógio, nunca vi algo parecido, mas adorei.

  2. Que relógio incrível! Adorei essa novidade no aeroporto de Amsterdã! Aliás, eu adoro essa cidade. Todas as vezes que passei por lá foram ótimas e sempre tenho vontade de voltar para aproveitar mais. Agora tem mais um motivo. 😉

  3. Que diferente esse relógio do aeroporto Schiphol, na Holanda, curiosidades de viagem que fazemos pelo mundo

  4. Eu apenas amei essa performance do relógio no aeroporto de Schipol! Demais, realmente uma maneira interessante de dar visibilidade aos funcionários “invisíveis”. Adoraria ver ao vivo!

  5. Uau!
    Eu nunca vi algo assim e fiquei curiosissima para conhecer esse relógio de perto!

    Obviamente na minha proxima ida à Europa eu vou dar um jeitinho de encaixar uma partida desse aeroporto

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Insira seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.