Como é a Páscoa na Holanda

15
Como é a Páscoa na Holanda

Como é a Páscoa na Holanda? Será que os holandeses compram ovos gigantescos como no Brasil? E que história é essa de Pintinho da Páscoa?

Descubra essas e outras curiosidades sobre a Páscoa na Holanda com a Priscilla Sobral, do blog Little Jujuba, neste texto feito especialmente para o Holandesando.

Páscoa na Holanda: prepare-se para o choque cultural

Quando cheguei na Holanda 10 anos atrás, achei a Páscoa, vamos dizer assim, um pouco sem graça.

Senti falta dos ovos grandes de chocolate e dos almoços maravilhosos com comidas sem fim do domingo de Páscoa no Brasil. Agora com criança em casa, comecei a curtir de novo.

Tenho a impressão (baseada nas pessoas à minha volta) que a Páscoa aqui é mais comemorada quando se tem crianças.

Meu marido conta que ele e os irmãos, quando adolescentes, sempre tiveram campeonato de hockey nessa data. Por isso, nunca estavam em casa. Para mim era difícil imaginar essa data sem toda a família reunida.

A Páscoa na Holanda é um pouco mais longa

Uma outra grande diferença por aqui é que eles têm o Primeiro Dia de Páscoa, que é no domingo, e o Segundo Dia de Páscoa, na segunda-feira.

Na Idade Média a Igreja fez pressão para que houvesse um segundo dia livre depois dos principais feriados religiosos, como Natal, Páscoa e Pentecostes. Assim a população poderia se dedicar um dia à igreja e, no outro, descansar (fonte).

Veja também: Holanda envia milhares de flores para a Missa de Páscoa no Vaticano

Hoje em dia as pessoas aproveitam esses dias para passear, ver a família e fazer compras.

Loja da Ikea em Groningen, norte da Holanda
No Segundo Dia de Páscoa a holandesada corre pro Ikea! (Foto: Ra-smit from nl [GFDL or CC-BY-SA-3.0], via Wikimedia Commons)

Até a decoração da Páscoa holandesa é diferente

Os holandeses decoram a casa toda para a Páscoa. Eles usam galhos secos. O original é chamado de "paastakken" (galhos da Páscoa), mas existem várias opções.

Esse ano, por exemplo, compramos um florido lindo, e acho que vai virar tradição aqui em casa. Nos galhos secos penduram-se enfeites de papel, madeira ou cerâmica em forma de ovos, lebres, pintinhos, carneiros, flores entre outros.

Paastakken, galhos secos usados na decoração de Páscoa na Holanda
Você pode decorar os galhos à vontade. Dá até pra dizer que o o paastaken é quase uma "Árvore de Páscoa"! (Foto: Priscilla Sobral)

Coelhinho da Páscoa? Não, mas tem até pintinho!

O representante da Páscoa aqui não é o coelhinho. Na verdade aqui é uma lebre (Paashaas = lebre da Páscoa)!

Além da lebre há também os pintinhos, galos e todos os símbolos primaveris, já que na Holanda, a primavera começa nessa época do ano. O amarelo é usado na decoração e as flores enfeitam as casas holandesas.

Decoração de Páscoa na Holanda. Em vez de Coelhinho da Páscoa, tem lebre, galo e até pintinho.
Na decoração holandesa tem coelhinho (que na verdade é lebre), galo que bota ovo e até pintinho (que na Holanda não fala "piu", fala "tok")!

Como é a refeição dos holandeses na Páscoa

O café da manhã da Páscoa é o momento mais importante, podendo se estender em um brunch também.

O menu inclui paasstol (pão recheado com pasta de amêndoas, nozes e uva passa), pão, manteiga moldada em formato de carneiro/lebre/flores, presunto, peixes defumados, ovo cozido, ovo frito, ovo mexido e um pouco mais de ovo a seu gosto!!! Mas se você não gosta de ovo… será um problema!

Como as crianças comemoram a Páscoa na Holanda

A principal atividade das crianças na Páscoa é pintar ovos cozidos. Pode-se comprar os kits já prontos nas lojas que vem com um aparador para os ovos e tinta. Ou usar o Pinterest e descobrir 10001 maneiras de pintar os ovos.

Kit para pintar ovos de páscoa na Holanda, com canetinhas e moldes de plástico
(Foto: Priscilla Sobral)

Uma brincadeira super tradicional é o "Eitje-Tik", onde duas pessoas pegam um ovo cozido e bate um contra o outro. Quem não quebrar o ovo é o vencedor. A minha filha que adora uma competição, espera ansiosamente por essa brincadeira.

https://youtu.be/nkne0OTKnSA

Também tem a brincadeira da caça aos ovos com as crianças. Ela é feita tanto em casa como em eventos nos parques. Geralmente escondemos na noite anterior uns 4 ovinhos desses na sala e fazemos pegadas no chão com giz. Minha filha vai fazer 5 anos em um mês e ainda acredita que a Lebre passa por aqui para deixar chocolate.

E os ovos de Páscoa, são iguais ao do Brasil?

Os ovos de Páscoa por aqui são pequenos e são vendidos em unidades ou em saquinhos nos mais diversos sabores. O pacote com ovinhos de chocolate de 500g sai por € 3,50 na Hema. Lebres, galos e pintinhos em forma de chocolate também são vendidos nos principais supermercados.

mini ovos de pascoa sortidos para comprar na Pascoa da Holanda
Há ovinhos sortidos de vários tipos (ao leite, branco, amargo, entre outros). É só montar o seu mix e colocar dentro de um saquinho.

Páscoa também é tempo de pensar no próximo

Outra tradição com as crianças é o Palmpasenstok, que é um símbolo para lembrar da última semana de vida de Jesus.

Ele é na verdade dois gravetos em forma de cruz, enfeitado com papeis e fitas coloridas, um pão no formado de galo no topo da cruz, 30 frutas secas, 12 nozes, 1 limão da pérsia e um ou mais ovos. Para saber sobre a simbologia de cada um desses elementos, tem esse texto bem explicativo em holandês.

A sala da minha filha, com crianças entre 4 e 5 anos de idade, vai visitar uma casa de repouso para idosos e cada um vai levar um "palmpassenstok" para dar de presente para um idoso. Mas antes disso, existe até uma Parada (enquanto não chega a do Sinterklaas) onde elas desfilam com o Palmpasenstok. É o "Palmpaasoptocht".

https://youtu.be/Iypb217jKeI?t=8s

Também na escola, as crianças participam de um café da manhã de Páscoa no última dia de aula antes do feriado e brincam de "Eitje-Tik", lógico!

Já as crianças maiores fazem uma "caixa de café da manhã", onde elam colocam dentro de uma caixa um café da manhã completo e levam para um amiguinho na sala de aula.

Eu adoro datas comemorativas e lógico não podia deixar de curtir tudo que a cultura holandesa tem para oferecer nessa data também.

E você, o que achou do jeito holandês de celebrar a data? Trocaria a comemoração brasileira pela Páscoa na Holanda? Conta pra gente nos comentários!

Vrolijk Pasen! Feliz Páscoa!


SOBRE A AUTORA
Priscilla Sobral

A Priscilla é do Rio de Janeiro, mas já mora na Holanda desde 2008. Ela tem uma filha de 4 anos e mostra através do Little Jujuba suas aventuras com a pequena. Dicas de atividades, livros, viagens e Holanda para crianças. Siga a Priscilla no Instagram e no Facebook.


 

RESERVE SEU HOTEL COM O HOLANDESANDO Booking.com

15 COMENTÁRIOS

  1. O galo e o pinto têm mais lógica do que o coelho, né? Não conhecia a tradição dos galhos para enfeitar as casas, nem muitas das outras tradições. Gostaria de provar esse paasstol. Pode ser encontrado à venda em qualquer altura do ano?
    Abraço

    • O Paasstol é típico dessa época mesmo! 🙂
      E sim, pintinho e galo têm mais lógica. Só não entendi como o galo bota o ovo, mas bom… antes galo que coelho, né, hahaha
      Abraços!

  2. Com certeza eu ia curtir mais a Páscoa daí do que daqui: adoro café da manhã e vocês têm 1 dia a mais de feriado ehehe. Falando sério, acho que a comemoração é mais intensa porque coincide com a chegada da primavera, porque, afinal, a maior parte da população é atéia, não? Adorei conhecer as tradições da Holanda, e você tem razão quando diz que as festas ficam mais divertidas quando temos crianças na família.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.