Como é a Páscoa na Holanda? Será que os holandeses compram ovos gigantescos como no Brasil? E que história é essa de Pintinho da Páscoa?
Descubra essas e outras curiosidades sobre a Páscoa na Holanda com a Priscilla Sobral, do blog Little Jujuba, neste texto feito especialmente para o Holandesando.
Páscoa na Holanda: prepare-se para o choque cultural
Quando cheguei na Holanda 10 anos atrás, achei a Páscoa, vamos dizer assim, um pouco sem graça.
Senti falta dos ovos grandes de chocolate e dos almoços maravilhosos com comidas sem fim do domingo de Páscoa no Brasil. Agora com criança em casa, comecei a curtir de novo.
Tenho a impressão (baseada nas pessoas à minha volta) que a Páscoa aqui é mais comemorada quando se tem crianças.
Meu marido conta que ele e os irmãos, quando adolescentes, sempre tiveram campeonato de hockey nessa data. Por isso, nunca estavam em casa. Para mim era difícil imaginar essa data sem toda a família reunida.
A Páscoa na Holanda é um pouco mais longa
Uma outra grande diferença por aqui é que eles têm o Primeiro Dia de Páscoa, que é no domingo, e o Segundo Dia de Páscoa, na segunda-feira.
Na Idade Média a Igreja fez pressão para que houvesse um segundo dia livre depois dos principais feriados religiosos, como Natal, Páscoa e Pentecostes. Assim a população poderia se dedicar um dia à igreja e, no outro, descansar (fonte).
Veja também: Holanda envia milhares de flores para a Missa de Páscoa no Vaticano
Hoje em dia as pessoas aproveitam esses dias para passear, ver a família e fazer compras.

Até a decoração da Páscoa holandesa é diferente
Os holandeses decoram a casa toda para a Páscoa. Eles usam galhos secos. O original é chamado de "paastakken" (galhos da Páscoa), mas existem várias opções.
Esse ano, por exemplo, compramos um florido lindo, e acho que vai virar tradição aqui em casa. Nos galhos secos penduram-se enfeites de papel, madeira ou cerâmica em forma de ovos, lebres, pintinhos, carneiros, flores entre outros.

Coelhinho da Páscoa? Não, mas tem até pintinho!
O representante da Páscoa aqui não é o coelhinho. Na verdade aqui é uma lebre (Paashaas = lebre da Páscoa)!
Além da lebre há também os pintinhos, galos e todos os símbolos primaveris, já que na Holanda, a primavera começa nessa época do ano. O amarelo é usado na decoração e as flores enfeitam as casas holandesas.

Como é a refeição dos holandeses na Páscoa
O café da manhã da Páscoa é o momento mais importante, podendo se estender em um brunch também.
O menu inclui paasstol (pão recheado com pasta de amêndoas, nozes e uva passa), pão, manteiga moldada em formato de carneiro/lebre/flores, presunto, peixes defumados, ovo cozido, ovo frito, ovo mexido e um pouco mais de ovo a seu gosto!!! Mas se você não gosta de ovo… será um problema!
Como as crianças comemoram a Páscoa na Holanda
A principal atividade das crianças na Páscoa é pintar ovos cozidos. Pode-se comprar os kits já prontos nas lojas que vem com um aparador para os ovos e tinta. Ou usar o Pinterest e descobrir 10001 maneiras de pintar os ovos.

Uma brincadeira super tradicional é o "Eitje-Tik", onde duas pessoas pegam um ovo cozido e bate um contra o outro. Quem não quebrar o ovo é o vencedor. A minha filha que adora uma competição, espera ansiosamente por essa brincadeira.
Também tem a brincadeira da caça aos ovos com as crianças. Ela é feita tanto em casa como em eventos nos parques. Geralmente escondemos na noite anterior uns 4 ovinhos desses na sala e fazemos pegadas no chão com giz. Minha filha vai fazer 5 anos em um mês e ainda acredita que a Lebre passa por aqui para deixar chocolate.
E os ovos de Páscoa, são iguais ao do Brasil?
Os ovos de Páscoa por aqui são pequenos e são vendidos em unidades ou em saquinhos nos mais diversos sabores. O pacote com ovinhos de chocolate de 500g sai por € 3,50 na Hema. Lebres, galos e pintinhos em forma de chocolate também são vendidos nos principais supermercados.

Páscoa também é tempo de pensar no próximo
Outra tradição com as crianças é o Palmpasenstok, que é um símbolo para lembrar da última semana de vida de Jesus.
Ele é na verdade dois gravetos em forma de cruz, enfeitado com papeis e fitas coloridas, um pão no formado de galo no topo da cruz, 30 frutas secas, 12 nozes, 1 limão da pérsia e um ou mais ovos. Para saber sobre a simbologia de cada um desses elementos, tem esse texto bem explicativo em holandês.
A sala da minha filha, com crianças entre 4 e 5 anos de idade, vai visitar uma casa de repouso para idosos e cada um vai levar um "palmpassenstok" para dar de presente para um idoso. Mas antes disso, existe até uma Parada (enquanto não chega a do Sinterklaas) onde elas desfilam com o Palmpasenstok. É o "Palmpaasoptocht".
Também na escola, as crianças participam de um café da manhã de Páscoa no última dia de aula antes do feriado e brincam de "Eitje-Tik", lógico!
Já as crianças maiores fazem uma "caixa de café da manhã", onde elam colocam dentro de uma caixa um café da manhã completo e levam para um amiguinho na sala de aula.
Eu adoro datas comemorativas e lógico não podia deixar de curtir tudo que a cultura holandesa tem para oferecer nessa data também.
E você, o que achou do jeito holandês de celebrar a data? Trocaria a comemoração brasileira pela Páscoa na Holanda? Conta pra gente nos comentários!
Vrolijk Pasen! Feliz Páscoa!
SOBRE A AUTORA
Priscilla Sobral
A Priscilla é do Rio de Janeiro, mas já mora na Holanda desde 2008. Ela tem uma filha de 4 anos e mostra através do Little Jujuba suas aventuras com a pequena. Dicas de atividades, livros, viagens e Holanda para crianças. Siga a Priscilla no Instagram e no Facebook.
Ameeei essas curiosidades. Gostei da foto da mesa do almoço. Linda! E o fato de a Páscoa ser mais longa também é interessante.
Que legal o post, Priscilla. Gosto muito de saber dessas curiosidades. Estou morando na Polônia e deu pra achar algumas semelhanças com a Páscoa da Holanda. 🙂
Oi Katarina, curiosa agora para saber como é por ai.
O galo e o pinto têm mais lógica do que o coelho, né? Não conhecia a tradição dos galhos para enfeitar as casas, nem muitas das outras tradições. Gostaria de provar esse paasstol. Pode ser encontrado à venda em qualquer altura do ano?
Abraço
O Paasstol é típico dessa época mesmo! 🙂
E sim, pintinho e galo têm mais lógica. Só não entendi como o galo bota o ovo, mas bom… antes galo que coelho, né, hahaha
Abraços!
Amei o texto. Acho a Páscoa aqui no Brasil tão comercial. Me pareceu que na Holanda ainda são preservadas algumas tradições que relembram a razão da Páscoa. Muito fofinho pintar os ovos com as crianças.
Que gracinha, adorei ver os ovinhos pequenos e a árvore de páscoa. Tudo é magia pras crianças, né?
A páscoa por aqui é realmente direcionada aos pequenos.
Com certeza eu ia curtir mais a Páscoa daí do que daqui: adoro café da manhã e vocês têm 1 dia a mais de feriado ehehe. Falando sério, acho que a comemoração é mais intensa porque coincide com a chegada da primavera, porque, afinal, a maior parte da população é atéia, não? Adorei conhecer as tradições da Holanda, e você tem razão quando diz que as festas ficam mais divertidas quando temos crianças na família.
Exatamente! Por isso que convidei a Priscilla pra escrever. A perspectiva de quem comemora a data com criança é completamente diferente! 🙂
Que delícia de post, e como é bom conhecer outras culturas e seus rituais.
Muito bom artigo..perspectiva de uma brasileira vivendo a Pascoa na Holanda…parabens adorei
Que coisa mais fofa! Adorei ver como eles levam a páscoa bem mais a sério lá. Valeu pelo post! 🙂
Obrigada pela oportunidade Roberta! Adorei escrever para o Holandesando.
Oi, Priscilla. Eu é que agradeço pela sua colaboração! ❤️
Parabéns pelo texto en vrolijk tweede paasdag!