Keukenhof em Roma: Holanda envia flores para Missa de Páscoa no Vaticano

Flores saem do Keukenhof em cerimônia especial. Saiba como assistir.


Atualizado em
8
flores do keukenhof, o parque das tulipas na holanda, são abençoadas pelo bispo de Roterdã e transportadas de caminhão a Roma para a missa de Páscoa do Papa no Vaticano
(Foto: Divulgação)

Você sabia que todos os anos a Holanda envia milhares de flores para o Vaticano, para a decoração da Missa de Páscoa do Papa?

São milhares de narcisos, rosas, lírios – e, claro, tulipas – que transformam a Praça São Pedro em um mini-Keukenhof:

E tem mais: quem está na Holanda pode assistir à cerimônia religiosa que acontece no próprio Keukenhof para abençoar as flores. Após o ato elas são enviadas direto para Roma!

Leia também:
• Guia Completo Keukenhof 2019 – como chegar, melhores dias e muito mais
• Como a Páscoa é celebrada na Holanda

Como assistir à benção das flores no Keukenhof

No dia 16 de abril, a partir das 11h, o bispo de Roterdã, Reverendo Van den Hende, estará no Keukenhof para dar a benção às flores que vão decorar a Missa de Páscoa em Roma.

Bispo de Roterdã vai ao Keukenhof, o parque das tulipas da Holanda, e abençoa as flores que serão levadas à missa de Páscoa em Roma
Gente, eu tenho uma escovinha parecida com essa em casa. Mas se eu disser o que a gente abençoa com ela, Deus vai me castigar. Certeza! (Foto: Divulgação)

Para assistir, você precisa adquirir uma entrada para o Keukenhof, já que a cerimônia acontece dentro do parque. É o ingresso comum mesmo, que você pode comprar online para evitar fila. O local exato da benção será anunciado no dia pelos alto-falantes.

Mas afinal de contas, por que a Holanda manda tantas flores todos os anos para Roma?

Uma tradição de mais de 30 anos

A tradição de decorar a Praça São Pedro durante o Urbi et Orbi de Páscoa começou após uma visita do Papa João Paulo 2à Holanda, em 1985.

O arranjo floral dos holandeses agradou tanto que no ano seguinte o Vaticano fez uma encomenda para a Missa de Páscoa. O que o Vaticano não esperava era que produtores holandeses fossem recusar a proposta.

Em vez de cobrar pelo serviço, eles resolveram dar todas as flores de graça! E assim tem sido todos os anos, transportando quase 30 toneladas de material vegetal a Roma e cuidando de toda a decoração no local.

Caminhão de flores sai do Keukenhof na Holanda rumo ao Vaticano em Roma para a Missa de Páscoa do Papa
São vários caminhões como esse que cuidam do transporte das flores. (Foto: Divulgação)

Tá achando que é só no Brasil que o Papa é Pop? Então escuta só essa história!

O Papa é Popie até na Holanda

Quando foi anunciada a visita do Papa lá em 1985, um programa cômico daqui não perdeu tempo e lançou uma sátira: Popie Jopie. Se o Brasil tem uma música em homenagem ao Papa, a Holanda não deixou por menos e também fez a sua. Ela fez tanto sucesso na época que chegou até a tocar nas rádios!

Sim, a música é bem cafona, como uma sátira deve ser! Mas vai dizer que não é engraçado ver que o Papa holandesou bonito, com direito a fazer patinação no gelo e tudo?

OK, acho que fica mais papal só holandesar cercado de flores mesmo!

Vai lá:

Benção das Flores para o Papa
16/04/2019, a partir das 11h
Keukenhof (área interna do parque)
Stationsweg 166A – Lisse | Mapa
Ingressos para o Keukenhof: compre online e evite filas

Salve no Pinterest:

Fontes consultadas:
Keukenhof – Assessoria de Imprensa
Paul Deckers, florista holandês responsável pela decoração no Vaticano

ECONOMIZE COM O HOLANDESANDO: Booking.com

8 COMENTÁRIOS

  1. Oi Roberta! Tudo joia! Eu não lembro se já comentei contigo, mas esse Keukenhof tá no topo da minha bucket list há anos! Já quero planejar uma nova viagem até a Holanda para admirar essa maravilha… Abração!

  2. Que informação interessante! Adorei saber de uma curiosidade dessas. Os países realimente devem colaborar para mostrar respeito e fé 🙂 Quem sabe um dia não vamos lá assistir a celebração, ia adorar a experiência.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Insira seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.