Amsterdam Light Festival: um espetáculo de luzes nos canais de Amsterdã

13
Atualizado em
Amsterdam-Light-Festival-2016-2017-ARCO-capa

Se você acha que inverno na Holanda é pra ficar trancado em casa, está muito enganado. É agora que começam os festivais mais lindos do ano!

No início de novembro foi a vez do Glow Eindhoven. Agora quem dá as caras é o Amsterdam Light Festival, de 29/11 até 20/01/2019. Se os canais de Amsterdã já são lindos de dia, imagina à noite, com uma iluminação de inverno toda especial? Daí a cidade vira um verdadeiro espetáculo de luz, raio, estrela e luar!

Amsterdam Light Festival 2016 2017 Lightwaves
Lightwaves: a iluminação desta arte, feita com milhares de lâmpadas led, muda de acordo com o imprevisível vento holandês. (Foto: © Janus van den Eijnden)

Além de falar sobre a minha experiência, eu também vou contar sobre um evento bônus bem bacana (surpresa!) e ainda mostrar um vídeo que eu fiz com as instalações de 2018! Então prepara o casaco e vem comigo conhecer!

Passeio de barco pelos canais no Amsterdam Light Festival

A minha forma preferida de conferir o Amsterdam Light Festival é caindo na água. Mas não literalmente, né - com exceção do meu marido, tadinho. Vai de barco que é melhor!

Acaba sendo um tour 2 em 1: você faz um passeio noturno pelos canais de Amsterdã e ainda contempla um show de luzes pelo caminho, com cerca de 30 instalações. O mais curioso é que, apesar de ser um evento noturno, o horário do passeio pode começar bem cedo.

É que no inverno holandês, a partir das 17h já está bem escuro. Daí o que eu fiz nessa hora? Descolei um barco e fui ser feliz!

Eu vou mostrar como foi meu primeiro passeio, em 2016, e depois mostro um pouco do que tem pra 2018!

Vamos lá: a gente saiu do cais, bem em frente à Estação Amsterdam Centraal, e logo caiu no Rio IJ. E estamos lá, calminhos, navegando... quando, de repente, vem uma imensidão de água na nossa frente:

Barco passeia pelos canais de Amsterdam na Holanda durante o Amsterdam Light festival
A sensação de passar aqui é indescritível! (Foto: © Janus van den Eijnden)

"Nossa, gente, que lindo, amei esse passeio, valeu! O quê??? Ainda tem uma hora e meia de tour? Quer dizer que o negócio ainda nem começou???"

É porrada atrás de porrada! E assim, a gente tá super de boas no barco, que tem aquecimento e bebidas quentes: chá, chocolate, glüwein. Esse último é o vinho quente daqui. Confesso que eu queria ser um cão São Bernardo e carregar um barrilzinho de glüwein na coleira porque olha... tava ótimo! Vai ver foi o excesso de glüwein que me fez ver coisas ali, porque xiiii... nem te conto...

É que a gente passou por essas casinhas 3D lindas ao longo do canal. Quer dizer... você tá vendo o mesmo que eu, não tá?

Amsterdam Light Festival 2016 2017 Welcome-to-My-Hometown
A instalação mais truqueira do Amsterdam Light Festival!

É que depois que a gente passa por elas é que percebe que elas são completamente achatadas! É tudo truque! Se você ainda não bebeu nada hoje, deixa um comentário dizendo que eu não tô maluca, pelamor:

Amsterdam Light Festival 2016 2017 Welcome to My Hometown 2
Sim, é a mesma casinha da foto anterior! Será que caiu glüwein na câmera?

Pelo sim, pelo não, resolvi ficar só no chocolate quente pra garantir o final desse post. Daí, já mais na reta final, foi a vez de sermos engolidos pelo The Lace, essa enorme renda instalada no Herengracht que pesa mais de 600kg.

Amsterdam Light Festival Lace
Não parece aquele chapéuzinho típico das holandesas? (Foto: © Janus van den Eijnden)

E olha que isso foi só o passeio de 2016, hein? E o que será que a temporada 2018-2019 tem pela frente?

O Holandesando traz pra você em primeira mão as novidades deste ano!

As novidades do Amsterdam Light Festival 2018

Eu participei da Coletiva de Imprensa do festival e vi as instalações antes de todo mundo!

Vem conferir como foi (mas mas só um pouquinho, porque se der muito spoiler a emoção na hora não vai ser mais a mesma, né)! :)

Aproveita e siga o Holandesando no Youtube!

E aí, ficou com aquele gostinho de quero mais? Agora é a sua vez de ver pessoalmente! Vou explicar pra você como garantir o tour e aproveitá-lo ao máximo! :D

Dicas Holandesando para o passeio de barco do Amsterdam Light Festival

  • A grande dica que eu dou: reserve seu passeio de barco online. No dia em que eu fui havia uma fila gigantesca em todas as operadoras de barcos e quem não tinha comprado online se deu mal. Sério!
Amsterdam Light Festival - evite fila,comprando ingressos online
Essa é apenas uma **pequena** parte da fila no dia. Mas quem estava com ingresso comprado não teve com o que se preocupar.

  • O desconto no valor do passeio varia conforme a data escolhida. Quer pagar o menor preço? Então procure um dia com um sinal de % ou dê aquela fuçada básica entre uma data e outra. ;)
  • Além de economizar, você ainda dá aquela força pro Holandesando. É que eu recebo uma comissão que vai me ajudar a manter o site e a fazer mais viagens pra mostrar mais da Holanda pra você. Todo mundo ganha! :)
  • O barco desse passeio é fechado, mas tanto os vidros como o teto são transparentes. Você não perde nada e ainda não passa frio, já que o interior é aquecido.
  • Se você preferir, também há uma opção com barco semi-aberto, pra você curtir melhor a visão. Mas tem que caprichar no agasalho (só toma cuidado pra não caprichar demais no glüwein também)!
  • As instalações são pensadas para serem vistas a partir da água. Tipo assim, até dá pra ver a pé também. Mas o impacto que você vai ter definitivamente não será o mesmo (é sério. Quando eu desci do barco quis tirar uma foto daquele chafariz lá do começo do tour, mas a visão que eu tive da rua era tão sem graça que eu até desisti).

Bom, agora que eu já dei todas as dicas espertas do Amsterdam Light Festival, vem a hora da surpresinha que eu prometi. Um evento que acontece paralelo ao Festival que é a cara dos holandeses. É a sua chance de curtir um evento feito especialmente para os locais!

Amsterdam Light Parade, o desfile de bicicletas iluminadas

Outro evento superbacana e gratuito que acontece durante o Amsterdam Light Festival é o Amsterdam Light Parade. A galera pega sua bike, dá aquela tunada, enche de luz e vai pra rua desfilar! Dá só uma olhada no que rolou na última edição, quando ela ainda se chamava Light My Ride:

O desfile acontece no dia 16/12. A concentração começa a partir das 15h30, no Circus Zanzara no Westerpark (mapa aqui). Depois do passeio eles elegem a bike mais bacana e ainda tem música e bebida pra curtir. Tudo num clima bem holandês!

Quem quiser pegar sua bike e participar - ou ainda participar do concurso que escolhe a bike mais estilosa -, também pode. E não custa repetir: é tudo de graça!

Você encontra mais informações, rota e como se inscrever aqui (em inglês).

Você sabe que sempre pode contar com o Holandesando pra se divertir e ainda dar aquela economizada, né? Então fecha o passeio de barco com o Holandesando. Ajude quem te ajuda! :D

Serviço

Amsterdam Light Festival

  • De 29/11/18 a 20/01/2019. Diariamente das 17h às 23h (*na noite de Réveillon, das 17h às 20h)
    Ingressos
  • Amsterdam Light Parade - desfile de bicicletas
    16/12/2018, a partir das 15h30
    Grátis
    Site
ECONOMIZE COM O HOLANDESANDO: Booking.com

13 COMENTÁRIOS

  1. A Holanda e Amsterdam sempre surpreendendo. Fui na primavera de 2015 e ‘virei a cidade do avesso’. Me cativou muito e é destino para voltar, nem que seja em um stopover. Bela dica. Obrigada por compartilhar mais esta! 😉

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Insira seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.