Amsterdam Light Festival: um espetáculo de luzes nos canais de Amsterdã

13
Amsterdam-Light-Festival-2016-2017-ARCO-capa
Instalação de luz nos canais de Amsterdã para o Amsterdam Light Festival no inverno da Holanda
(Foto: © Janus van den Eijnden)

Se você acha que inverno na Holanda é pra ficar trancado em casa, está muito enganado. É agora que começam os festivais mais lindos do ano!

No início de novembro foi a vez do Glow Eindhoven. Agora quem dá as caras é o Amsterdam Light Festival, de 30/11 até 21/01/2018. E já adianto: é um verdadeiro sonho!

Porque assim, se os canais de Amsterdã já são lindos de dia, imagina à noite, com uma iluminação de inverno toda especial? Daí a cidade vira um verdadeiro espetáculo de luz, raio, estrela e luar!

Amsterdam Light Festival 2016 2017 Lightwaves
Lightwaves: a iluminação desta arte, feita com milhares de lâmpadas led, muda de acordo com o imprevisível vento holandês. (Foto: © Janus van den Eijnden)

O Amsterdam Light Festival é dividido em duas rotas super especiais: uma por água e outra pela terra. Também vou conta sobre um evento bônus bem bacana (surpresa!) e uma promoção de trem imperdível pra quem vem de outras cidades! Então prepara o casaco e vem comigo conhecer!

Amsterdam Light Festival 2016 2017 Rhizome House
Na Rota Terrestre encontrei esse objeto estranho. Sabe o que é? É a raiz da batata, algo que não pode faltar no prato dos holandeses! (Foto: © Janus van den Eijnden)

1. A Rota Aquática do Amsterdam Light Festival

A Rota Aquática é a mais famosa do Amsterdam Light Festival. Mas calma, que ninguém vai botar você você pra nadar na água gelada, não - pelo menos não até o Ano-Novo.

Nessa rota você passeia de barco pelos canais de Amsterdã e vê mais de 30 instalações lindas pelo percurso. Acaba sendo um tour 2 em 1: você faz um passeio noturno pelos canais de Amsterdã e ainda contempla um verdadeiro show de luzes pelo caminho. O mais curioso é que, apesar de ser um evento noturno, o horário do passeio pode começar bem cedo.

É que no inverno holandês, a partir das 17h já está bem escuro. Daí o que eu fiz nessa hora? Descolei um barco e fui ser feliz!

Eu vou mostrar como foi meu passeio no ano passado e depois conto um pouco que tem pra 2017, mas sem estragar as surpresas!

Vamos lá: a gente saiu do cais, bem em frente à Estação Amsterdam Centraal, e logo caiu no Rio IJ. E estamos lá, calminhos, navegando... quando, de repente, vem uma imensidão de água na nossa frente:

Barco passeia pelos canais de Amsterdam na Holanda durante o Amsterdam Light festival
A sensação de passar aqui é indescritível! (Foto: © Janus van den Eijnden)

"Nossa, gente, que lindo, amei esse passeio, valeu! O quê??? Ainda tem uma hora e meia de tour? Quer dizer que o negócio ainda nem começou???"

É porrada atrás de porrada! E assim, a gente tá super de boas no barco, que tem aquecimento e bebidas quentes: chá, chocolate, glüwein. Esse último é o vinho quente daqui. Confesso que eu queria ser um cão São Bernardo e carregar um barrilzinho de glüwein na coleira porque olha... tava ótimo! Vai ver foi o excesso de glüwein que me fez ver coisas ali, porque xiiii... nem te conto...

É que a gente passou por essas casinhas 3D lindas ao longo do canal. Quer dizer... você tá vendo o mesmo que eu, não tá?

Amsterdam Light Festival 2016 2017 Welcome-to-My-Hometown
A instalação mais truqueira do Amsterdam Light Festival!

É que depois que a gente passa por elas é que percebe que elas são completamente achatadas! É tudo truque! Se você ainda não bebeu nada hoje, deixa um comentário dizendo que eu não tô maluca, pelamor:

Amsterdam Light Festival 2016 2017 Welcome to My Hometown 2
Sim, é a mesma casinha da foto anterior! Será que caiu glüwein na câmera?

Pelo sim, pelo não, resolvi ficar só no chocolate quente pra garantir o final desse post. Daí, já mais na reta final, foi a vez de sermos engolidos pelo The Lace, essa enorme renda instalada no Herengracht que pesa mais de 600kg.

Amsterdam Light Festival Lace
Não parece aquele chapéuzinho típico das holandesas? (Foto: © Janus van den Eijnden)

Essa última instalação você também pode ver no vídeo que ao fiz ao vivo para a página do Holandesando no Facebook, a partir dos 5:30 minutos. Assistindo desde o início dá pra ver outras obras também. Aproveita e siga a página no Facebook! ;)

E olha que isso foi só o passeio de 2016, hein? E o que será que a temporada 2017-2018 tem pela frente?

O Holandesando traz pra você em primeira mão as novidades deste ano!

As novidades do Amsterdam Light Festival 2017

Eu participei da Coletiva de Imprensa do festival e vi as instalações antes de todo mundo! Quem me acompanha no Insta Stories viajou juntinho comigo e viu o passeio de barco pelos canais. Se você perdeu, não tem problema: eu mostro um pouquinho agora (mas mas só um pouquinho, porque se der muito spoiler a emoção na hora não vai ser mais a mesma, né?) :)

Além da primeira foto desse post (Rá! Por essa você não esperava!), uma das obras que eu adorei foi a projeção de um farol em movimento no Nemo Museum.

Projeção de um farol em movimento no Nemo Museum, em Amsterdã, para o Amsterdam Light Festival, que acontece no inverno da Holanda
O Nemo Museum, com seu formato de navio, ganhou um farol em movimento. (Foto: © Janus van den Eijnden)

Mais lá na frente você vai passar por um emaranhado de linhas amarelas. Presta bem atenção, porque ele é o mapa de Amsterdã, com todos os seus canais!

Mapa de Amsterdã em forma de instalação artística para o Amsterdam Light Festival, que acontece todos os anos no inverno da Holanda
Amsterdã te observa lá do alto.

Mas o que eu amei mesmo, de paixão, foi uma projeção de uma aurora boreal. Dá uma olhadinha nesse vídeo que eu fiz, pra ver como é legal:

E aí, ficou com aquele gostinho de quero mais? Agora é a sua vez de ver pessoalmente! Vou explicar pra você como garantir o tour e aproveitá-lo ao máximo! :D

Dicas Holandesando para a Rota Aquática do Amsterdam Light Festival

  • A grande dica que eu dou: reserve seu passeio de barco online. No dia em que eu fui havia uma fila gigantesca em todas as operadoras de barcos e quem não tinha comprado online se deu mal. Sério!
Amsterdam Light Festival - evite fila,comprando ingressos online
Essa é apenas uma **pequena** parte da fila no dia. Mas quem estava com ingresso comprado não teve com o que se preocupar.
https://youtu.be/yzdX8bnrevA
  • O desconto no valor do passeio varia conforme a data escolhida. Quer pagar o menor preço? Então procure um dia com um sinal de %. ;)
  • Além de economizar, você ainda dá aquela força pro Holandesando. É que eu recebo uma comissão que vai me ajudar a manter o site e a fazer mais viagens pra mostrar mais da Holanda pra você. Todo mundo ganha! :)
  • O barco desse passeio é fechado, mas tanto os vidros como o teto são transparentes. Você não perde nada e ainda não passa frio, já que o interior é aquecido.
  • Se você preferir, também há uma opção com barco semi-aberto, pra você curtir melhor a visão. Mas tem que caprichar no agasalho (só toma cuidado pra não caprichar demais no glüwein também)!
  • As instalações da rota aquática são concebidas para serem vistas a partir da água. Tipo assim, até dá pra ver a pé também. Mas o impacto que você vai ter definitivamente não será o mesmo (é sério. Quando eu desci do barco quis tirar uma foto daquele chafariz lá do começo do tour, mas a visão que eu tive da rua era tão sem graça que eu até desisti).
  • Mas existe uma outra rota pra quem gosta de bater perna: a Rota Terrestre. São outras instalações e em outro local. Bora ver como é?

2. A Rota Terrestre do Amsterdam Light Festival

Além do passeio de barco pelos canais, há outra rota no Amsterdam Light Festival para explorar: é a Rota Terrestre, que acontece no Marineterrein. O local é um terreno que pertenceu à Marinha e só agora, depois de mais de 300 anos, voltou a ser acessível para o público em geral. A ideia é que a área se transforme em um novo distrito e seja um pólo criativo da cidade. E é por isso que, a partir de 2017, esta é a nova morada da Rota Terrestre do Amsterdam Light Festival.

Com essa explicação já deu pra sacar que as instalações não são as mesmas da Rota Aquática, né? Mas as diferenças não acabam aí.

Enquanto as obras da Rota Aquática são feitas para serem contempladas, as obras da Rota Terrestre permitem maior interatividade e, em alguns casos, são mais provocativas também. E no quesito “provocação”, a obra que mais chamou minha atenção em 2016 foi justamente a de um artista brasileiro.

Mens - Human, obra do brasileiro Edson Bruno Filho no Amsterdam Light Festival
Os brasileiros estão mesmo dominando Amsterdã. Primeiro foi o Eduardo Kobra, que pintou um mural em homenagem à Anne Frank. Agora foi a fez do carioca Edson Bruno Filho deixar a sua marca. Quem será o próximo? :) (Foto: © Janus van den Eijnden)

Quem sabe esse emaranhado de fios nada mais é do que algo criado pela própria natureza (representada pela aranha na parede), aguardando só a hora certa de nos devorar? Será que nós humanos somos mesmo os seres mais inteligentes da Terra?

Já em 2017, eu me diverti com o Jardim dos Gatos de Schrödinger. O artista se inspirou em uma teoria da física pra fazer a gente observar vários gatinhos dentro de uma caixa. O único problema é que, pra fazer jus à teoria, esses gatos simplesmente desaparecem dependendo do nosso ponto de observação!

O Jardim dos Gatos de Schrodinger é uma instalação do Amsterdam Light Festival, na Holanda
Cadê o gato que tava ali?

Outra arte que me deixou maravilhada foi o Brocken 6 A, onde o artista simula outro fenômeno pra gente: o espectro de Brocken. O efeito é espetacular.

instalação na rota terrestre do Amsterdam Light Festival que simula o espectro de brocken.
(Foto: Janus van den Eijnden)

São quase 20 obras pra interagir na Rota Terrestre, levando entre 1 hora e 1 hora e meia pra ver tudo. E tem mais dica!

Dicas Holandesando para a Rota Terrestre do Amsterdam Light Festival

  • Atenção para as datas: A Rota Terrestre vai de 14 de dezembro até 7 de janeiro. Ou seja, ela começa depois da Rota Aquática e termina antes.
  • A entrada é gratuita, woo-hoo!!!
  • Na rota terrestre há food trucks e também um café pra você tomar uma bebida bem quente enquanto se recupera do frio.
cafeteria da rota terrestre do Amsterdam Light Festival na Holanda
Até a cafeteria é um charme!

Bom, agora que eu já mostrei pra vocês A ROTA NA RUA as duas rotas do Amsterdam Light Festival, vem a hora da surpresinha que eu prometi. Um evento que acontece paralelo ao Festival que é a cara dos holandeses. É a sua chance de curtir um evento feito especialmente para os locais!

Amsterdam Light Parade, o desfile de bicicletas iluminadas

Outro evento superbacana e gratuito que acontece durante o Amsterdam Light Festival é o Amsterdam Light Parade. A galera pega sua bike, dá aquela tunada, enche de luz e vai pra rua desfilar! Dá só uma olhada no que rolou na última edição, quando ela ainda se chamava Light My Ride:

https://vimeo.com/200848674

O desfile de 2017 foi no dia 10 de dezembro. Em 2018 já tem data: dia 9/12. A concentração começa a partir das 17h, no Ten Katestraat, onde fica o De Hallen (um lugar obrigatório pra quem é foodie, fica a dica)! Eles desfilam pela cidade e às 19h voltam para o ponto inicial. Lá eles elegem a bike mais bacana e depois tem música e bebida na rua. Tudo num clima bem holandês!

A rota completa você confere aqui.

Quem quiser pegar sua bike e participar - ou ainda participar do concurso que escolhe a bike mais estilosa -, também pode. E não custa repetir: é tudo de graça!

Você encontra mais informações e como se inscrever aqui (em holandês).

Promoção: super descontão na passagem de trem para o Amsterdam Light Festival

Você tá doido pra ir ao Amsterdam Light Festival, mas a passagem de trem a partir da sua cidade tá pesando no orçamento? Seus problemas acabaram!

Não é Produto Tabajara, não: é a super promoção que a companhia de trem NS está fazendo pro festival. Você vai com mais uma pessoa e paga um total de € 19,90 pela ida e volta a partir da sua cidade!!! Quem pega trem aqui sabe que isso é barato demais!

A passagem é válida a partir das 11h da manhã. Quer dizer, dá ainda pra você passar praticamente o dia inteiro em Amsterdã e fechar a noite com o passeio de barco pelo Festival. Pra facilitar ainda mais, o local de partida do barco é bem de frente à Estação Amsterdam Centraal. Mais na mão que isso, impossível!

Você sabe que sempre pode contar com o Holandesando pra economizar, né? Então compre a sua passagem de trem aqui e depois fecha o passeio de barco com o Holandesando. Ajude quem te ajuda! :D

Serviço

Amsterdam Light Festival

  • Rota aquática (de barco)
    De 30/11/17 a 21/01/2018. Diariamente das 17h às 23h (*na noite de Réveillon, das 17h às 20h)
    Ingressos
  • Rota terrestre (a pé)
    De 14/12/17 a 07/01/18. Diariamente das 17h às 22h (*na noite de Réveillon, das 17h às 20h)
    Marineterrein | Mapa
    Grátis
    Site
  • Amsterdam Light Parade - desfile de bicicletas
    9/12/2018, a partir das 16h30
    Grátis
    Rota | Site
RESERVE SEU HOTEL COM O HOLANDESANDO Booking.com

13 COMENTÁRIOS

  1. A Holanda e Amsterdam sempre surpreendendo. Fui na primavera de 2015 e ‘virei a cidade do avesso’. Me cativou muito e é destino para voltar, nem que seja em um stopover. Bela dica. Obrigada por compartilhar mais esta! 😉

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.