6 Mercados de Natal Imperdíveis na Holanda

18
Noite no Mercado de Natal que acontece em frente ao Rijksmuseum em Amsterdam, com pista de patinação de gelo.

Pra quem ama Mercados de Natal ou procura uma dica de passeio no inverno bem bacana, a hora é essa. Passada a loucura do Sinterklaas, os mercados começam a pipocar pra tudo quanto é lado aqui no país.

Por isso eu separei uma lista de 5 Mercados de Natal na Holanda que eu já visitei pessoalmente e sei que valem totalmente a pena conhecer. Todos eles têm algo único, que você não vai ver em qualquer canto por aí, não.

Pra abrir a lista, nada como falar de um Mercado de Natal que fica no cartão postal de Amsterdã: o Museumplein.

1. Ice* Village Amsterdam

Ice Amsterdam durante o dia. É um mercado de natal que acontece em frente ao Rijksmuseum em Amsterdam, com pista de patinação de gelo e barracas de comida e presentes natalinos.

Esse Mercado de Natal vale pela localização icônica, bem em frente ao famoso letreiro Iamsterdam. Com 50 stands, ele lembra uma pequena vila escandinava, com tudo o que um Mercado de Natal tem direito: música, venda de decoração de Natal, roupas e várias comidinhas bem gostosas. Tem até fondue pra você provar!

Mas o que chama a atenção mesmo é o lago do Museumplein, que vira pista de patinação no gelo nessa época. Nem preciso dizer, né? A pista é disputadíssima! Mas tem um jeito de evitar aquela fila insana.

É só comprar o ingresso online. Aliás, fica o aviso: a maioria dos Mercados de Natal tem entrada livre. Com exceção de atrações especiais. Resumindo: não existe pista de patinação no gelo grátis! Quer dizer, grátis tem as naturais, quando o inverno é pra valer e congela tudo. Mas daí já é outra história.

E já que você está no Museumplein, eu sugiro que você tire o dia inteiro pra fazer tudo por ali mesmo. Divirta-se, tire várias fotos (inclusive em cima da réplica da ponte Magerebrug) e dê um pulinho também nos museus que estão a poucos passos de distância.

Inclusive andando mais um pouquinho você chega ao Heineken Experience (mas não vai se encher de Heineken antes de patinar no gelo, pelamordealá)!

Quem prefere pegar mais leve pode fechar a noite curtindo o Festival de Luzes de Amsterdã de barco pelos canais da cidade. E taí o roteirinho do dia prontinho pra você!

Amsterdã: encontre hospedagem aqui

Serviço

Ice* Village Amsterdam (Mercado de Natal)
De 20 a 30/12, das 11h às 20h (24 e 25/12, das 11h às 17h)
Museumplein, Amsterdã | Mapa
Entrada Grátis
Site

Ice* Amsterdam (Pista de Patinação no Gelo)
De 18/11/17 a 04/02/18, das 10h às 21h

Ih, peraí que eu me empolguei. Depois eu falo mais um pouquinho de Amsterdã (guenta aí)!

Vamos voltar ao assunto principal, porque o que você viu foi só o esquenta. Agora eu vou falar de um Mercado de Natal que não fica devendo em nada pras famosas feiras da Alemanha. O próprio nome dele já diz tudo: é pura magia!

2. Magical Maastricht

Praça Vrijthof em Maastricht, durante o Mercado de Natal Magical Maastricht, na Holanda
Maastricht consegue ficar ainda mais mágica no Natal. (Foto: Marcel van Hoorn)

Maastricht não é só a capital do carnaval holandês, não. Ela também manja muito de Mercado de Natal!

O Magical Maastricht acontece na praça central da cidade, a Vrijthof. Você vai encontrar pista de patinação no gelo, uma roda gigante que dá uma visão maravilhosa do Mercado e da cidade (imperdível!) e tem até a Casa do Papai Noel, onde ele recebe a criançada!

Rola um desfile incrível pela cidade com o bom velhinho, com direito a renas de verdade, caminhão da Coca-Cola e tudo. Pra quem sente saudade do Natal como é comemorado no Brasil mas também quer um clima natalino que o calor dos trópicos não permite, essa é a opção ideal.

Além disso, as comidinhas também são outro diferencial: como Maastricht está bem próximo da tríplice fronteira, no mercado de lá você encontra de currywurst alemão a waffles e batatas fritas da Bélgica. Uma delícia!

Minha única recomendação é que, para aproveitar ao máximo, você reserve pelo menos 2 dias pra essa viagem. No primeiro dia, você vai ao Mercado de Natal e aproveita pra curtir a arquitetura medieval de Maastricht, uma das cidades mais antigas da Holanda. É corrido pra um dia só, mas até rola.

Já no dia seguinte você segue viagem para a vizinha Valkenburg. O mercado de lá é tão inusitado que já foi citado até pela CNN como top destino de Natal. E ó, vale muito a pena conhecer! Quer ver só o porquê?

Maastricht: encontre hospedagem aqui

Serviço

Magical Maastricht
De 01/12/17 a 01/01/18, das 10h às 22h
Vrijthof, Maastricht | Mapa
Entrada Grátis
Site

3. Mercado de Natal nas Cavernas de Valkenburg

Mercado de Natal dentro nas Cavernas de Valkenburg, no sul da Holanda
Mercado de Natal dentro de uma caverna? Agora sim, fomos surpreendidos novamente (e esse mural desenhado na parede vai te surpreender ainda mais)!

Valkenburg organiza seu Mercado de Natal dentro das cavernas. Sim, no plural: são duas pra você visitar!

Além de ser lindo lá dentro (com murais nas paredes conservados da época em que o local ainda fazia parte do Império Romano), o ingresso do Mercado na Caverna Fluweelen também dá direito a visitar as ruínas do Castelo de Valkenburg, que fica bem em cima. Lá você vai ter uma aula de História assim, com H maiúsculo! E pensa que acabou aí? Que nada!

Caminhando menos de 10 minutos até o centro você chega à Vila do Papai Noel. Sim, mais um Mercado de Natal! E às quartas e sábados rola um desfile do velhinho pelas ruas da cidade.

Só mantenho a mesma recomendação de sempre: compre os ingressos online para evitar perder tempo em fila. Cada caverna custa 7 euros. Parece muito, mas é por uma boa causa: o dinheiro arrecadado vai para a manutenção das cavernas e das ruínas do castelo. Já a Vila do Papai Noel é grátis.

E se você achou Valkenburg surpreendente, é porque você ainda não viu o próximo item dessa lista. Spoiler: é o meu preferido e eu o defenderei com todas as forças!

Valkenburg: encontre hospedagem aqui

Serviço

Kerstmarkt Gemeentgrot e Kerstmarkt Fluweelengrot
De 17/11 a 23/12, a partir das 10h da manhã (*ver horários detalhados no site)
Cauberg 4, Valkenburg | Mapa
Entrada: € 7 cada ou € 13 pelo combo para as duas cavernas | Comprar online
Site

Desfile de Natal de Valkenburg
Todas as quartas e sábados de dezembro, a partir das 19h
Grátis
Site e Mapa com rota

4. Dickens Festival, em Deventer

Mercado de Natal no Festival Charles Dickens, onde os moradores da cidade de Deventer, na Holanda, se vestem como os personagens dos seus famosos livros, incluindo um Conto de Natal.
Viaje no tempo no Festival de Natal mais incrível da Holanda! (Foto: Gerard Dubois)

O Festival do Charles Dickens em Deventer é o meu evento de Natal favorito. Não tem pra ninguém. Ponto.

O Dickens Festijn vai muito além de um Mercado de Natal. Ele é uma viagem no tempo. Uma viagem ao verdadeiro espírito natalino.

Esse festival foi criado há mais de 30 anos na cidade para reproduzir a Inglaterra Vitoriana dos livros do Charles Dickens. Me senti até importante falando assim, haha!

Se você nunca leu nenhum livro do Charles Dickens, não tem problema. Mesmo sem saber, com certeza você conhece pelo menos uma história dele: Um Conto de Natal.

É a história de um cara que detesta a data e é visitado pelos Espíritos do Natal. Já fizeram mil adaptações dessa história pro cinema e pra tv. Inclusive a versão dos Muppets é genial:

https://youtu.be/dhpu2tq9GG4

Agora imagina tudo isso acontecendo bem na sua frente (sem o Caco e a Miss Piggy, que fique claro). São quase mil voluntários devidamente caracterizados e fazendo performances nas ruas, que incluem lindos corais de Natal. Tem até um desfile com a própria Vitória, a Rainha da Inglaterra na época dos livros!

É um verdadeiro espetáculo a céu aberto. Sinceramente, se você sair de lá sem gostar de Natal, não há Espírito de Natal que dê jeito no seu caso!

Mas é bom avisar: a cidade lota. Ano passado foram mais de 125 mil visitantes em apenas 2 dias de evento! Então chegue cedo e tenha paciência na fila, porque o tempo médio de espera para entrar no Festival é de 1 hora. Eu garanto que a espera vai valer cada segundo.

Depois de percorrer a rota inteira pela cidade, você chega ao Mercado de Natal na Praça Brink. Confesso que o Mercado vira apenas um bônus nessa história toda. Se bem que é difícil resistir aos bonequinhos de natal idênticos aos personagens que você viu durante o dia inteiro!

Olha, eu poderia até passar a régua depois dessa. Mas eu prometi que ia falar mais um pouquinho de Amsterdã, né? Então bora que tem uma surpresona lá!

Deventer: encontre hospedagem aqui

Serviço

Dickens Festijn
Dias 16 e 17/12, das 11h às 17h
Keizerstraat, Deventer | Mapa
Entrada Grátis
Site

5. De Amsterdamse Winterparade, em Amsterdã

Entrada do Amsterdamse Winterparade, o maior mercado de natal de Amsterdam, na Holanda
O maior Mercado de Natal de Amsterdã estreia esse ano!

O último item da lista é pra arrasar. Amsterdã decidiu que era hora de ter um mercado de Natal grandioso e se inspirou nos eventos de Berlim e Londres.

Eu não perdi tempo e fui logo na estreia desse novo Mercado de Natal pra conferir como é:

O Amsterdamse Winterparade acontece no Centro de Convenções RAI, que tem um espaço gigantesco. Também, só com um espaço enorme pra uma infinidade de atrações que eles botaram lá, como:

  • Pista de patinação no gelo de 700m²
  • Roda-gigante de 50m de altura
  • Caminhão de Natal da Coca-Cola
  • Restaurantes e Food Trucks
  • Karaokê
  • Uma "beer village", com dj's mandando aquele ao vivo
  • Espaço SPA com saunas e jacuzzis!!!!

Gente, é pra pirar ou não é? Melhor separar logo o bíquini já garantir os ingressos. Dá uma olhada nas informações abaixo e se joga!

Mas se você prefere algo mais intimista e com direito até a passeio pelos canais da cidade, o próximo Mercado de Natal da lista vai te conquistar.

Serviço

De Amsterdamse Winterparade
De 21/12/17 a 01/01/18, do meio-dia à 1h da manhã (*dia 21/12, aberto a partir das 15h; fechado no dia 25/12)
Amsterdam RAI: Europaplein 22, Amsterdã | Mapa
Ingressos a partir de € 8,50
Site e ingressos online

6. Mercado de Natal Flutuante, em Leiden

Mercado de Natal Flutuante em Leiden, na Holanda
Um Mercado de Natal Flutuante com direito a passeio de barco e tudo!

Imagina a minha surpresa ao visitar o Mercado de Natal em Leiden e descobrir que ele é feito em cima do canal da cidade!

Pra mim, que tinha ido ao Mercado de Amsterdã (item 5) bem no dia anterior, o contraste não poderia ter sido maior. Mas as diferenças se destacam de uma forma positiva, sabe?

Tudo bem que é até covardia comparar o tamanho dos dois. Mas o fato de ser menor só deixa o Mercado Flutuante de Leiden ainda mais charmoso. Você sente que o clima lá é bem intimista e aconchegante (gezellig, como dizem os holandeses). E as atrações...

Além de ter muita música, também tem uma pista de patinação no gelo enorme - e flutuante! Mas não se preocupe, a estrutura é bem sólida e você não se sente inseguro em momento algum. Também há carrossel e outros brinquedos para as crianças se divertirem. Mas a principal surpresa está mesmo no canal.

É que, além de curtir um Mercado de Natal Flutuante bem gostoso, você ainda pode pegar um barco que parte de lá e conhecer a cidade!

O passeio de barco é que nem resultado da Telesena: sai de hora em hora. Aos finais de semana, a cada 30 minutos. Ele custa 7 euros e inclui glüwein e chocolate quente, pra ninguém passar frio. Não há reservas online para esse passeio.

Eu não me canso de dizer que sou apaixonada por Leiden. Conhecer o Mercado de Natal de lá só fez com que a cidade ainda ganhasse mais pontinhos extras no meu coração. Recomendo!

Leiden: encontre hospedagem aqui

Serviço

Drijvende Kerstmarkt Leiden
De 15/12/17 a 27/12/17, do meio-dia às 21h (*fechado no dia 25/12 e nos dias 26 e 27/12 até às 18h)
Nieuwe Rijn, Leiden | Mapa
Entrada Gratuita
Site

Aqui eu listei os 6 Mercados de Natal que eu considero imperdíveis, cada um com o seu tchananã que o torna único. É claro que tem muito Mercado de Natal pela Holanda pra conhecer e, com o tempo, essa lista vai crescer ainda mais.

Enquanto isso, conta pra gente: qual Mercado de Natal que você foi e adorou e por quê? Tem algum que você recomenda pra essa lista? Deixe seu comentário, porque estou super aberta a sugestões de novos lugares para conhecer e compartilhar aqui no blog! :)


Crédito imagens: Divulgação; Leiden: Holandesando

RESERVE SEU HOTEL COM O HOLANDESANDO Booking.com

18 COMENTÁRIOS

  1. Que post mais lindo! Já favoritei por aqui. Haha! A Holanda sempre surpreendente. Por isso eu amo tanto esse lugar! Amei suas dicas. Parabéns! 😉

  2. Eu morro de vontade de conhecer mercados de natal, fiquei encantada com todos da lista, preciso tentar viajar nessa época pra conhecer, difícil é escolher apenas um.

  3. Eu tenho muito apreço pela Holanda, onde passei dias ótimos anos atrás. Voltaria fácil para explorar mais cidades! 🙂

    As cidades devem ficar ainda mais bonitas com estes mercados de Natal. Iria me perder mesmo nas comidinhas.

    Achei que Valkenburg era o meu favorito, pela sua narração, até me deparar com o Natal seguinte: Dickens?! Tem todo o meu amor! 🙂 Além disso, você diz que também é seu preferido. 🙂

    Se um dia voltar ao país, será nessa época, com certeza! bj

  4. Ainda não conheço a Holanda e não fui à Europa nesse periodo. Confesso que depois que passei um verão lá, com dias escurecendo tarde eu tenho medo de ir no inverno e não aproveitar como aproveito indo no verão.
    Mas, se um dia calhar de ir com certeza tem que ser nessa época do ano e com certeza conhecerei esses mercados. Difícil escolher apenas um né? Todos lindos demais.

  5. Caramba, o mercado de Deventer é simplesmente fantástico! Juro que já fiquei com vontade de programar uma viagem de inverno pela Holanda, com passagem por Deventer, é claro. Genial essa caracterização e a festa, adorei as dicas!

  6. Nunca tive a oportunidade de conhecer um mercado natalino na Europa, mas uma vez tive uma experiêcia em Chicago (olha que não tem nada a ver com Europa) e adorei muito. Fico sempre imaginado como deve ser por ai…

  7. Nossa eu amo muito esse clima natalino. Uma vez passei o Natal na Europa com a minha familia, mas eu era tão pequena, que nem lembro.Queria muito voltar e sentir de verdade o natal da Europa. Adorei suas dicas, valeuuu

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.